Buscar

Aula II - (2603) Direito Empresarial

Prévia do material em texto

Conceito de Empresário
1) Regra 
- Art. 966, CC, Caput
·	Cópia literal do Código Civil Italiano 
2) Exceção
- Parágrafo Único, Art. 966, CC.
3) Sociedade
a) Simples
Sociedade por ações NUNCA será simples. (SA)
Cooperativas e Sociedade de Advogados sempre serão simples, nunca empresária. A Sociedade de Advogados especificamente por causa da lei 8906/94 do Estatuto da OAB, que proibi o ato.
b) Empresária
4) Registro 
a) Atividade Empresária de fato e regular
Não tem registro, NÃO tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Vai ter dificuldade em contratar empregado, parceria, possibilidades de crescimento de seu negócio.
3) Ato registral
Art. 1150, CC
Art., 985, CC
LINDB, 8934
C) Natureza Jurídica 
Registro empresarial
Art. 44, do CC, que define quem são as pessoas jurídicas de direito privado, não considera o empresário individual uma pessoa jurídica, apenas para fins fiscais. Ele terá de fato o CNPJ registrado, mas será chamado Constituinte porque toda atividade que se desenvolve é de fato gerador de algum tributo. Isso é, o CNPJ não define se a pessoa é uma pessoa jurídica ou não.
Quando pessoa física você pode perder seus bens/patrimônios ao se endividar em algum negócio que seja. Você pode "burlar" isso quando ao criar uma pessoa jurídica, por exemplo, trazer um sócio mesmo que de 1%. O risco do negócio deixa de ser do sócio e passa a ser da pessoa jurídica, porque tudo que for contrato vai ser em nome dela. Quem responde na justiça é a sociedade, não os sócios, desde que tenha CNPJ e que tenha sido ela registrada. Se a sociedade for irregular, a dívida continua sendo da pessoa física. Isso não é fraude. Pode existir fraude apenas quando os sócios usam a sociedade para fins contrários ao dela. Por exemplo, comprar um carro em nome da pessoa jurídica e ao não pagar as prestações declarar a pessoa jurídica como responsável. Provar não é fácil, dependendo da natureza do crédito discutido.
Art. 1052 do CC, cada um dos sócios só vai responder de acordo com a cota de % individual.
Art. 981 do CC, qualquer tipo de união entre duas ou mais pessoas se enquadra nesse artigo.

Continue navegando