Buscar

O PNE possui 20 metas Analise e cite duas metas do Plano

Prévia do material em texto

Nome: Renata Martins Dutra
RGM: 30732654
POLO VOLTA REDONDA	
Prática de Ensino no em Gestão Educacional 
Unidade II - O papel do Gestor Educacional e o Financiamento da Educação Pública 
Na Unidade: estudamos temas relativos ao financiamento da Educação Pública no Brasil. 
O PNE possui 20 metas. Analise e cite duas metas do Plano e as comente, 
analisando se você acredita ser possível que se efetivem até o ano de 2024, 
prazo do P N E. 
O Plano Nacional de Educação tem como objetivo fornecer uma série de medidas que poderão auxiliar as instituições escolares a longo prazo, e, dentre as 20 metas, podemos apresentar e analisar duas delas sendo: 
➢ Meta 1: Alfabetizar todas as crianças até no máximo, os oito anos. 
Sim, de acordo com o site do OPNE, a alfabetização de crianças em nosso país aumentou, mas lembro que ainda há muitas crianças não alfabetizadas, porém, estamos em um caminho muito bom para atingir essa meta até 2024. .
Este objetivo é um grande desafio não só para as instituições, mas também para os pais
 Juntos podemos completar nossos objetivos.
➢ Meta 2: Universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco porcento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE. 
Acho que a primeira parte da meta pode não parecer tão distante. Atualmente, 93,4% das pessoas nessa faixa etária estão cadastradas, segundo dados do Observatório do PNE. No entanto, em números absolutos, é um grande desafio: são 500 mil crianças e jovens fora da escola. “Essas são as pessoas que geralmente estão na categoria mais vulnerável e, portanto, do ponto de vista da igualdade, são as que mais precisam da escola. Além do número de pessoas em risco social extremo, indígenas, deficientes, quilombolas, crianças do rio e do campo também fazem parte de um grupo que ficou de fora do sistema educacional quase 20 anos após o Estado brasileiro lançar a trabalho de acesso universal. Para este grupo, são necessárias políticas específicas que contemplem suas necessidades e características únicas.
 Ações como a construção de mais escolas no meio rural, a garantia de transporte escolar que supere os fatores locais e a adequação do ano letivo à realidade local ajudam a aproximar essas crianças da educação.
Essa proposta ainda está em andamento e é possível que em 2024 a situação seja boa, mesmo que se considere que a educação do campo tenha um período maior que o da cidade, e no futuro o tempo médio de formação deva ser igual.
Referências: 
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2018. – Brasília, DF: Inep, 2018.

Continue navegando