Buscar

1 O PNE possui 20 metas Analise e cite duas metas do Plano e as comente, analisando se você acredita ser possível que se efetivem até o ano de 2024, prazo do PNE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O PNE possui 20 metas. Analise e cite duas metas do Plano e as comente, analisando se você acredita ser possível que se efetivem até o ano de 2024, prazo do PNE.
Em relação à educação especial, a Meta 04 do PNE (2014) estipula a universalização do atendimento dos alunos, público alvo da educação especial, desde a pré-escola, garantindo acesso e oferta de AEE numa perspectiva inclusiva. Na estratégia 02 aponta uma conquista para a educação infantil, pois estabelece a universalização do atendimento escolar do público alvo da educação especial de 0 (zero) a 03 (três) anos, de acordo com a demanda das famílias. 63 Vale ressaltar, que a ampliação do acesso a 50% das crianças à creche e o atendimento das crianças público alvo da educação especial, conforme a demanda da família, por si só não garante o direito à educação de todas as crianças, porém é de responsabilidade do estado esta oferta e desta maneira configura um grande avanço. Entendemos que esta conquista é condição que afeta diretamente as crianças público alvo da educação especial, uma vez que o acesso ao atendimento educacional, desde o nascimento, é fundamental para seu desenvolvimento e aprendizado. 
A Meta 3 do PNE trata de um dos temas cruciais do atendimento ao direito à educação no Brasil: a universalização do ensino médio. Com a aprovação do FUNDEB e principalmente da Emenda Constitucional nº 59/2009, que aumenta a obrigatoriedade da oferta da educação básica dos 4 aos 17 anos de idade, a questão da universalização do ensino médio deixa de ser apenas uma reivindicação da sociedade civil organizada e entra na agenda das políticas governamentais de modo mais efetivo. A qualidade do ensino oferecida nas escolas públicas é extremamente baixa. Persistem problemas de reprovação, evasão e abandono. Em comparação com outros países da América Latina, a população brasileira possui baixa escolaridade, em termos de anos de estudo. Na agenda da política educacional consta a universalização do ensino dos 4 aos 17 anos, a melhoria da qualidade da educação, a elevação da escolaridade da população adulta e a ampliação da jornada escolar. Para que seja atingida a meta de financiamento estipulada pelo Plano, a União, as unidades federativas e os municípios terão de ter recursos disponíveis para aumentar o percentual de seus orçamentos gastos em Educação. Para isso, é importante que tenham fontes permanentes e sustentáveis de recursos que estejam de acordo com suas capacidades fiscais e atribuições constitucionais. 
O direito da criança, público alvo da educação especial, de estar matriculada na educação infantil é, indiscutivelmente uma grande conquista social e humana, visto que o acesso é o primeiro passo. Contudo, precisa-se compreender de que forma esta criança deverá ser acolhida e atendida em suas necessidades biológicas, afetivas, sociais e de aprendizado. Os estudos sobre a presença da criança, público alvo da educação especial, na educação infantil contribuem para a adoção de práticas pedagógicas inclusivas, para a percepção de qual seria a melhor forma de escolarização destas crianças. Desta forma, a contribuição da abordagem histórico-cultural para pensar este atendimento torna-se imprescindível, se quiser não somente oportunizar que estas crianças estejam presentes, mas sim que elas possam se desenvolver plenamente. Interessante que. Essa dinâmica precisa ser monitorada e acelerada para que haja ampliação da demanda para o ensino médio, especialmente se o aluno potencial do ensino médio é o concluinte do ensino fundamental, o que significa que a melhoria do atendimento e da taxa de conclusão na idade adequada no ensino fundamental requer uma expansão significativa da oferta do ensino médio para o alcance do que prevê a meta.

Continue navegando