Buscar

Tic semana 6 Hipófese

Prévia do material em texto

Curso: Medicina 
Eixo: Sistema Orgânico Integrado II (SOI II)
Discente: Rebeca da Silva Meireles
Docente: Ana Paula Azevedo
Tarefa: TIC semana 6
 Hipófise 
Quais as porções da hipófise e suas peculiaridades? 
Quais os hormônios de cada uma delas? E sua relação com o hipotálamo? 
A hipófise ou glândula pituitária se localiza na cavidade do osso esfenoide, que se liga ao hipotálamo, situado na base do cérebro, por um pedículo que representa a ligação entre hipófise e o sistema nervoso central, chamado pedúnculo hipofisário.
 A hipófise é responsável por controlar a atividade de outras glândulas endócrinas do corpo e, consequentemente tem funções fundamentais na regulação do metabolismo, crescimento, maturação sexual, reprodução e pressão sanguínea a hipófise é dividida em hipófise anterior e posterior. 
A hipófise anterior ou adeno-hipófise é de origem epitelial, que deriva do tecido embrionário que forma o teto da cavidade oral (palato), ela secreta seis hormônios que são eles: a prolactina (PRL), que inicia a produção de leite nas glândulas mamárias; a tireotrofina (TSH), que controla as secreções e outras atividades da glândula tireoide; o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), que estimula o córtex da glândula suprarrenal e secreta glicocorticoides, como cortisol; o hormônio do crescimento (GH), que estimula vários tecidos e secretam fatores de crescimento insulino- símiles, estimulando o crescimento corporal; e os hormônios folículo estimulante (FSH) e luteinizante (LH), que atuam nas gônadas, estimulam a secreção de estrogênio e progesterona e a maturação de ovócitos nos ovários, além de estimularem a produção de espermatozoides nos testículos. A parte neural da hipófise é chamada de neuro-hipófise e está localizada no lobo posterior. 
É composta por axônios e terminais axônicos de mais de dez mil células hipotalâmicas neuro secretoras a neuro-hipófise é o local de armazenamento e liberação de dois hormônios, sendo eles a vasopressina que atua nos rins para regular o balanço hídrico do corpo e a ocitocina que controla a ejeção de leite durante a amamentação e as contrações do útero durante o trabalho de parto e expulsão do feto. A relação hipotálamo-hipófise ocorre, pois, quase toda secreção hipofisária é controlada por sinais hormonais nervosos vindos do hipotálamo.
 A secreção efetuada pela região posterior da hipófise é controlada por sinais neurais que têm origem no hipotálamo. Assim, a inclusão do hipotálamo em um eixo endócrino permite a integração de uma quantidade considerável de informação para a determinação ou alteração do ponto de equilíbrio deste eixo.
REFERÊNCIAS: 
GU Y TON, A.C. e H al l J.E –Tratado de Fisiologia Médica. Editora Elsevier. 1 3ª ed., 2 017.
MOOR E, K. L.; D AL LEY, A. F. Anatomia orienta dá para a clínica. 5 ed. Rio de Jan eiro: Guanabara Koogan n, 2007. 
Porto-Velho RO
2023

Continue navegando