Buscar

Contextualizada - Empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO SOBRE PLANO DE NEGÓCIOS E AS FERRAMENTAS UTILIZADAS PELO EMPREENDEDOR
Nome Completo: Renata de Abreu Lobato 
Matrícula: 04097450
Curso: Fisioterapia 
O plano de negócios é um documento por meio do qual você planeja o alcance que seu negócio tome. Com os objetivos e as metas devidamente colocados no papel, é possível prever situações de risco que podem surgir ao longo do desenvolvimento da estratégia, analisando-as a fim de se prevenir, antes mesmo que elas apareçam na prática. 
Esse documento permite entender tanto as forças quanto os gargalos do negócio, sendo possível analisar a sua viabilidade financeira, mercadológica e operacional frente a concorrência e o público-consumidor. 
Baseado em análises e dados reais, o plano de negócios fornece uma visão aprofundada da proposta, dos objetivos e do cenário de uma empresa. Assim, ele funciona como um guia para a tomada de decisões, ajudando a antecipar riscos e desafios, além de definir as ações mais estratégicas a serem implementadas ao longo do desenvolvimento do negócio. 
O plano de negócios é como um mapa que permite estruturar e orientar o empreendedor na execução do seu negócio. É fundamental para que o empresário possa planear o futuro da empresa com segurança, simulando cenários favoráveis e desfavoráveis. 
O plano de negócios é uma excelente ferramenta de apresentação da empresa a possíveis investidores, como bancos, sociedades de capital de risco e mesmo investidores particulares. Torna-se necessário que o plano seja bem elaborado, recorrendo a ajuda especializada nomeadamente, na vertente financeira e de estudos de mercado. 
A estrutura de um plano de negócios deve conter: Sumário Executivo é o resumo dos principais pontos apresentados no plano de negócios; Análise de Mercado é fundamental para compreender o cenário onde a sua empresa está inserida. Essa etapa é composta pela análise de três aspectos: concorrente, clientes, e fornecedores; Plano de Marketing deve detalhar as estratégias que serão utilizadas para promover e comercializar os produtos ou serviços do negócio; Plano Operacional é focado na organização dos setores da empresa, especialmente aqueles diretamente ligados com sua atividade principal, seja produção, comercialização ou prestação de serviços; Plano Financeiro é preciso garantir a visibilidade financeira do empreendimento; Construção de Cenários é importante para construir simulações e projetar respostas a diferentes situações, a fim de visualizar na prática o que vai ocorrer com a empresa em variados cenários; Analises SWOT a função dessa ferramenta é avaliar os ambientes internos e externos a um empreendimento, formulando táticas para otimizar o desempenho no mercado. 
REFERÊNCIAS:
https://blog.cielo.com.br/dicas-e-historias-de-sucesso/plano-de-negocios/
https://blog.aevo.com.br/plano-de-negocios/
https://news.contabilivre.com.br/o-que-e-plano-de-negocios-definicoes-funcoes-e-como-elaborar/

Continue navegando