Buscar

VIGILANCIA EM SAUDE O TRABALHADOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR- N1 GRACE
1. Liste os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes que podem estar presentes no ambiente de trabalho do caso apresentado.
Os riscos mais comuns estão: permanência em postura estática e/ou inadequada prolongada, execução de movimentos repetitivos, exposição a agentes infecciosos, produtos químicos, vapores e ruídos, posto de trabalho ergonomicamente inadequado, jornada de trabalho extensa, cobranças por produtividade, entre outros.
2. No caso descrito, quais os sinais que indicam que pode estar havendo prejuízo na saúde mental das trabalhadoras? Qual o nome da síndrome que pode surgir caso o estresse no trabalho se prolongue? Quais os elementos centrais dessa síndrome?
Tais riscos podem contribuir para o surgimento das Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORTs) ou ainda transtornos de ordem mental como o estresse ocupacional. Devido ao seu grande potencial incapacitante as LER/ DORTs constituem uma das principais causas de absenteísmo dos trabalhadores afetados, impactando negativamente sobre as organizações. Dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mostram que as LER/DORT são a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil e os custos com acidentes de trabalho e doenças ocupacionais giram em torno de R$ 12,5 bilhões/ano (incluídos os custos segurados e os não segurados) para as empresas. Da mesma forma é cada vez maior o número de trabalhadores afastados devido ao estresse ocupacional. A Sindrome de Burnout tem como principais características cansaço físico e mental, exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal. 
3. Relacione as recomendações da NR 6 e da NR 17 ao ambiente de trabalho do caso apresentado.
Segundo a NR6 cabe ao empregador fornecer os EPIs, e ao funcionário o uso correto do EPI como mascaras e luvas.
Já na NR17 Em relação ao mobiliário, a cadeira de corte e o lavatório não possuem dimensões compatíveis com o tipo de trabalho desenvolvido e não respeita as características antropométricas dos trabalhadores; os equipamentos do posto de trabalho há situações de risco com relação ao tipo e peso dos secadores de cabelos, tesouras sem cabo anatômico e sem revestimento emborrachado, causando compressão mecânica; as condições ambientais de trabalho no ruído encontram-se dentro do nível aceitável para efeito de conforto nas atividades, como também dentro dos Limites de Tolerância estabelecidos. Em relação à iluminação as lâmpadas deveriam estar no mínimo funcionaste para efeito de conforto. Já na temperatura a taxa de metabolismo das funções exercidas no salão, sendo um trabalho caracterizado como leve e, para essa taxa de metabolismo, o limite de tolerância a que o trabalhador pode ser exposto é de 30ºC. Dessa forma, não considera-se o ambiente como insalubre para a questão de conforto térmico, apenas a manutenção dos ventiladores. Em relação à Organização do Trabalho, o ritmo de trabalho é tranquilo, tornando intenso alguns dias da semana. A percepção em relação às demandas de trabalho é de que de uma forma geral estão dentro de parâmetros aceitáveis. Também recomendamos que os clientes com química no cabelo fiquem em local separado, não junto com os clientes em espera. Em relação a exigências cognitivas a atividade analisada demanda grande atenção do proprietário. Com atividade intensificada e falta de exercícios laborais, os níveis de capacidade de atenção do trabalhador podem ficar comprometidos. Há um estresse emocional dos trabalhadores e alta dependência de analgésicos.

Outros materiais