Prévia do material em texto
UGV – CANOINHAS
Exercício de fixação
Aluno:_________________________ Turma:___________ Data:___/___/___
Professor: Everton Juliano Selenko
Disciplina: UTI.
01: Sabemos que a planta física da UTI deve proporcionar: Observação individual e de conjunto dos pacientes, devem ficar visíveis à enfermagem na mesa central de controle, ainda de fácil acesso e controlado, sem ter trânsito para outros departamentos; Boa iluminação; Rápido atendimento, facilitando os cuidados de enfermagem e manejo de aparelhagem;
Sendo assim a UTI deve estar localizada pr óximo á que setores?
A UTI deve localizar-se próximo ao serviço de emergência, ao centro cirúrgico e ao centro de recuperação pós-anestésico com facilidade de acesso ao serviços auxiliares de radiologia e laboratórios. É importante que esteja bem afastada de áreas de intensa movimentação, mas tendo acesso direto aos elevadores
QUESTÃO 02:
UTI é a Unidade de Terapia Intensiva existente nos hospitais e destinada ao acolhimento de pacientes em estado grave com chances de sobrevida, que requerem monitoramento constante (24 horas) e cuidados muito mais complexos que o de outros pacientes.
Sabemos que as UTIs são subdividas por faixa etária e especialidades. Desta forma descreva a classificação de acordo com a faixa etária faixa etária.
Neonatal – destinado ao atendimento de pacientes com idade de 0 a 28 dias; ● Pediátrico – destinado ao atendimento de pacientes com idade acima de 29 dias á 14 anos; ● Adulto – destinada ao atendimento de pacientes acima de 14 anos;
QUESTÃO 03
De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 7, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010, que dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva e dá outras providências. De acordo com o Art. 19: O hospital em que a UTI está inserida deve dispor, na própria estrutura hospitalar serviços diagnósticos e terapêuticos. Quais são eles?
centro cirúrgico;
serviço radiológico convencional;
- serviço de ecodopplercardiografia.
QUESTÃO 04
De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 7, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010, CAPÍTULO III, DOS REQUISITOS ESPECÍFICOS PARA UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO, Seção - Recursos Materiais.
Art. 56 – Devem estar disponíveis, para uso exclusivo da UTI Adulto, materiais e equipamentos de acordo com a faixa etária e biotipo do paciente.
Art. 57. Cada leito de UTI Adulto deve possuir, no mínimo, os seguintes equipamentos e materiais. Descreva quais são estes equipamentos.
I - cama hospitalar com ajuste de posição, grades laterais e rodízios;
II - equipamento para ressuscitação manual do tipo balão auto-inflável, com reservatório e máscara facial: 01(um) por leito, com reserva operacional de 01 (um) para cada 02 (dois) leitos;
III - estetoscópio;
IV - conjunto para nebulização;
V - quatro (04) equipamentos para infusão contínua e controlada de fluidos ("bomba de infusão"), com reserva operacional de 01 (um) equipamento para cada 03 (três) leitos:
VI - fita métrica;
VII - equipamentos e materiais que permitam monitorização contínua de:
a) freqüência respiratória;
b) oximetria de pulso;
c) freqüência cardíaca;
d) cardioscopia;
e) temperatura;
f) pressão arterial não-invasiva.
QUESTÃO 05
De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 7, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010, atribuições e as responsabilidades de todos os profissionais que atuam na unidade devem estar formalmente designadas, descritas e divulgadas aos profissionais que atuam na UTI.
Além do disposto no Artigo 13 desta RDC, deve ser designada uma equipe multiprofissional, legalmente habilitada, a qual deve ser dimensionada, quantitativa e qualitativamente, de acordo com o perfil assistencial, a demanda da unidade e legislação vigente, contendo, para atuação exclusiva na unidade, no mínimo, que deve ter no mínimo quais profissionais?
I - Médico diarista/rotineiro: 01 (um) para cada 10 (dez) leitos ou fração, nos turnos matutino e vespertino, com título de especialista em Medicina Intensiva para atuação em UTI Adulto; habilitação em Medicina Intensiva Pediátrica para atuação em UTI Pediátrica; título de especialista em Pediatria com área de atuação em Neonatologia para atuação em UTI Neonatal;
II - Médicos plantonistas: no mínimo 01 (um) para cada 10 (dez) leitos ou fração, em cada turno.
III - Enfermeiros assistenciais: no mínimo 01 (um) para cada 08 (oito) leitos ou fração, em cada turno.
IV - Fisioterapeutas: no mínimo 01 (um) para cada 10 (dez) leitos ou fração, nos turnos matutino, vespertino e noturno, perfazendo um total de 18 horas diárias de atuação;
V - Técnicos de enfermagem: no mínimo 01 (um) para cada 02 (dois) leitos em cada turno, além de 1 (um) técnico de enfermagem por UTI para serviços de apoio assistencial em cada turno;
VI - Auxiliares administrativos: no mínimo 01 (um) exclusivo da unidade;
VII - Funcionários exclusivos para serviço de limpeza da unidade, em cada turno.
QUESTÃO 06
De acordo com as Condições Acerca do Tempo de Atendimento, elas possuem uma classificação, descreva quais são.
Emergência
Caso gravíssimo. O paciente necessita de atendimento imediato e possui risco de morte.
Hospital
Muito urgente
Caso grave. O paciente precisa de atendimento o mais prontamente possível.
Hospital ou Unidade de Pronto-Atendimento 24h (UPA)
Urgente
Caso de gravidade moderada, não considerada como emergência, pois o paciente possui condições clínicas para aguardar.
Unidade de Pronto-Atendimento 24h (UPA) ou Unidade de Emergência
Pouco Urgente
Caso menos grave. Exige atendimento médico, mas o paciente pode ser assistido no consultório médico, de formaambulatorial.
Unidade de Pronto-Atendimento 24h (UPA) ou Atendimento ambulatorial em Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Saúde da Família
Não Urgente
Caso de menor complexidade e sem problemas recentes. O paciente deve ser atendido e acompanhado no consultório médico, no formato ambulatorial.
Atendimento ambulatorial em Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Saúde da Família
QUESTÃO 07
Sabemos que os conceitos da monitorização são abordar os conceitos de: Monitorização; Monitorização Hemodinâmica; Monitorização Não-Invasiva; Descrever os principais parâmetros analisados da monitorização não-invasiva; Destacar os principais cuidados de enfermagem frente ao paciente em monitorização hemodinâmica não-invasiva;
Logo então a monitorização é um processo contínuo e diário que envolve três etapas. Quais são?
1. Coleta de dados; Exames de diagnóstico padrão ● Avaliação laboratotial – Gasometria, hemograma, escarro, ... ● Avaliação radiológica – RX, TC, RNM, ..
2. Análise e interpretações dos dados; Exige o conhecimento sobre os parâmetros normais e anormais, incluindo a sua importância e varias patologias.
3. Tomada de decisões É realizada após a coleta e interpretação CORRETA dos dados
QUESTÃO 08:
A monitorização Hemodinâmica não-invasiva é aquela que não há comprometimento das barreiras de proteção do paciente. Oferecendo ao paciente menor risco de complicações, fácil manuseio, menor custo, confirmações por exames complementares.
De acordo com o texto acima quais são os indicativos para realizar monitorização hemodinâmica não invasiva e justificam a necessidade da internação na UTI. Descreva quais são.
SSVV instáveis; ● Traumas ● Hipotensão; ● Oligúria; ● Perda sanguínea; ● Taquicardia; ● Febre; ● Desidratação; ● IAM; ● Sepse ou choque séptico; ● Exacerbação da ICC; ● Cetoacidose diabética; ● PNM; ● PCR ● Asma com angustia respiratória; ● Injurias cerebrais: (Glasgow <9).
QUESTÃO 09:
Dentro da UTI são utilizados exames de imagem para avaliação, por exemplo do pulmão do paciente, este com certa frequência para acompanhar evolução de patologias como PNM, Edema agudo de pulmão entre outros motivos.
Sendo assim a radiografia de tórax e TC de tórax são utilizadas com frequência para avaliação de que?
Utiliza-se com frequência para avaliar: ❖ O posicionamento do TOT: 4-6 cm acima da carina; ❖ Se os pulmões estão sendi ventilados adequadamente; ❖ Alterações patológicas e diagnóstico de pneumonias; ❖ Outros
QUESTÃO 10
Durante a monitorização da VM, relacionado diretamente a troca gasosa, dever se considerar como principais dados uteis no controle de pacientes sob suporte ventilatório e inclui informações sobre a Oxigenação e Ventilação.
Assim quais são os cuidados que devemos a observar no recebimento do paciente na UTI?
Primeiro, devemos fazer a avaliação inicial do paciente; por meio do XABCDE, vamos identificar todas as lesões. Depois, avaliamos os recursos disponíveis no local. Se o socorrista não tem recurso suficiente para atender o paciente, vai pedir a transferência para outro hospital. Durante essa transferência, precisamos estabilizar a vítima e passar todas as informações para quem vai receber o paciente