Buscar

Prévia do material em texto

Assinale a alternativa correta a respeito da classificação das constituições.
Escolha uma:
a. A Carta Magna inglesa de 1215 é um exemplo de Constituição denominada de pactuada. 
b. As dogmáticas são as Constituições resultantes de um lento e contínuo processo de formação, reunindo a história e as tradições de um povo.
c. Nas Constituições semânticas, a limitação do poder estatal se implementa na prática, havendo correspondência da sua pretensão com a realidade dos fatos.
d. A Constituição brasileira de 1988 é mista na sua alterabilidade, contendo uma parte plástica, outra parte rígida e um núcleo super-rígido.
e. As Constituições consuetudinárias são aquelas formadas por regras sistematizadas e estabelecidas em um único documento.
Questão 2
Correto
Texto da questão
A administração pública direta e indireta de quaisquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios obedecerá aos princípios de
Escolha uma:
a. impessoalidade, razoabilidade, publicidade e continuidade do serviço público.
b. legalidade, improbidade, moralidade, publicidade e eficiência.
c. legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 
d. impessoalidade, moralidade, publicidade, motivação e veracidade.
e. moralidade, impessoalidade, veracidade, publicidade e eficiência.
Questão 3
correto
Texto da questão
Sobre os ramos do DIREITO PRIVADO, não podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. Direito Civil é o principal ramo do direito privado, composto por normas e princípios que regem as relações entre particulares que possuem condições iguais. O direito civil estabelece direitos e impõe obrigações no campo dos interesses individuais. O direito civil disciplina os negócios jurídicos em geral, os direitos de família e sucessões, o estado das pessoas, obrigações e contratos, propriedade e outros direitos reais. 
b. O critério de classificação que possui menos divergência é o relativo à posição dos sujeitos na relação jurídica.
c. O direito administrativo é relativo às relações entre os privados.
d. O direito empresarial possui conceitos e princípios próprios e rege as atividades comerciais, desde a constituição até a administração e extinção de empresas. As relações desenvolvidas na atividade do comércio também são reguladas pelo direito comercial, por meio das suas leis e costumes utilizados. Observação: o Direito privado também regula as relações entre particulares e entes públicos, quando este não está imbuído de supremacia sobre o particular.
e. No direito privado a posição dos sujeitos é igualitária.
Questão 4
Correto
Texto da questão
A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende:
Escolha uma:
a. Apenas Estados e Municípios
b. Apenas União, Estados e Municípios
c. Apenas União e Distrito Federal
d. União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, 
e. Apenas Municípios
Questão 5
Correto
Texto da questão
Quanto à organização político-administrativa do Estado prevista na Constituição Federal de 1988 e suas atualizações, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei ordinária.
b. os Territórios Federais integram a União e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar. 
c. a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios serão feitos por lei federal, dentro do período determinado por Lei Ordinária, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.
d. a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende somente a União, Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos dessa Constituição.
e. a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende somente os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos dessa Constituição.
Questão 6
Correto
Texto da questão
Há, basicamente, duas formas de Estado: o Estado Unitário e o Estado Federativo. Sobre essas formas, é correto afirmar que
Escolha uma:
a. o Estado Federativo é governado a partir do governo central que, embora possa delegar poderes a níveis inferiores de governo, chamados unidades subnacionais, detém a autoridade para revogar essa delegação e retomar esse poder quando necessário.
b. no Estado Federativo, só há subdivisões territoriais com fins meramente administrativos, isto é, sem qualquer autonomia política, uma vez que as unidades subnacionais podem ser criadas ou extintas e ter seus poderes modificados pelo governo central.
c. pelo Estado Unitário, o país é governado por entes subnacionais que integram o território.
d. o Estado Unitário se traduz na reunião de várias unidades de governo, cada qual com uma certa independência e autonomia interna, mas obedecendo todos a uma Constituição única.
e. o Estado Federativo conta com unidades subnacionais autônomas, com governo próprio, com competências estabelecidas pela Constituição do país e que não podem ser revogadas pelo governo central. 
Questão 7
Correto
Texto da questão
A dicotomia Direito Público e Direito Privado remonta ao direito romano. Vários são os critérios propostos para esclarecer essa diferença. O critério finalístico assenta-se no interesse jurídico tutelado. Assim, são de direito público
Escolha uma:
a. As normas em que predomina o interesse geral. 
b. As normas que visam atender imediatamente o interesse dos indivíduos.
c. As normas não subsistem.
d. As normas em que não é possível a sua derrogação pela vontade das partes.
e. As normas reguladoras das relações particulares, com base na igualdade.
Questão 8
Texto da questão
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:
Escolha uma:
a. Impedir a construção de uma sociedade pluralista é um dos objetivos da Constituição Federal de 1988.
b. Na ordem interna e internacional, o Brasil adota sempre uma postura de solução armada das controvérsias, conflitos e disputas comerciais.
c. Tolher o bem-estar dos brasileiros é um dos objetivos da Constituição Federal de 1988.
d. A Constituição Federal de 1988 determina que ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei. 
e. A Constituição Federal de 1988 busca criar uma sociedade distante da harmonia social.
Questão 9
Correto
Texto da questão
Eduardo comprometeu-se a transferir para Daniela um imóvel que possui no litoral, mas uma cláusula especial no contrato previa que a transferência somente ocorreria caso a cidade em que o imóvel se localiza viesse a sediar, nos próximos dez anos, um campeonato mundial de surfe. Depois de realizado o negócio, todavia, o advento de nova legislação ambiental impôs regras impeditivas para a realização do campeonato naquele local.
Sobre a incidência de tais regras, assinale a afirmativa correta.
Escolha uma:
a. Prevista uma condição na cláusula especial, Daniela tem direito adquirido à aquisição do imóvel.
b. Daniela não tem direito adquirido em nenhuma hipótese.
c. Há mera expectativa de direito à aquisição do imóvel por parte de Daniela, pois a cláusula especial tem natureza jurídica de termo.
d. Daniela tem direito adquirido à aquisição do imóvel, pois a cláusula especial configura um termo.
e. Daniela tem somente expectativa de direito à aquisição do imóvel, uma vez que há uma condição na cláusula especial. 
Questão 10
Texto da questão
Sobre os ramos do DIREITO PÚBLICO, não podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. O Direito Constitucional é a lei maior do Estado, subordinando todas as demais normas aos seus comandos e aos seus princípios. A constituição federal de 1988,denominada constituição cidadã, instituiu o regime democrático de direito, com o objetivo de assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, liberdade, segurança, igualdade, entre outros direitos assegurados conforme o expresso no preâmbulo constitucional. 
b. O direito administrativo é relativo às relações entre a Administração Pública e os cidadãos, denominados respectivamente de administrador e administrados. Seus assuntos são relacionados com o interesse público, tais como responsabilidade civil, poder de polícia, processos administrativos, fiscalização, conservação de bens públicos.
c. No Direito Processual, as normas processuais regulam a organização do judiciário e do processo judicial, é portanto instrumento que o titular do direito subjetivo utiliza para obtenção do direito material.
d. O direito tributário é o conjunto de normas e princípios que regem as atividades financeiras e as relações entre o Estado (arrecadador de tributos) e o particular (contribuinte).
e. O direito penal tem por finalidade tutelar os bens jurídicos mais importantes para a sociedade. A tutela dos bens jurídicos é função do particular, portanto interesse público.

Mais conteúdos dessa disciplina