Buscar

Atividade 3 filosofia da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1
Para que a moral de um grupo possa existir, é necessário que se passe por um processo de absorção e aceitação de tais regras. Entretanto, o processo de compreender a moral passa necessariamente pela ideia de valor. Atribuímos constantemente valor às coisas e tal prática se divide em dois momentos, que são:
Escolha uma opção:
a. Juízo de realidade: Quando identifico o fato existente. Juízo de valor: Quando digo que algo que vejo ou percebo é bom ou ruim, certo ou errado.
b. Juízo de moral: quando aceito as regras de meu grupo e as sigo. Juízo de realidade: quando identifico a necessidade de ser fiel àquilo que estou vendo e me posiciono criticamente frente a ele.
c.Juízo de verdade: quando digo que algo está correto conforme os princípios que adquiri na infância. Juízo de valor: quando identifico o que está certo ou errado.
d.Juízo de moral: quando cumpro com meus deveres e exijo que os demais também cumpram. Juízo de verdade: quando identifico o que é real ou não.
e.Juízo de valor: quando identifico o que é importante para mim. Juízo de realidade: quando compreendo o que o meu grupo entende como importante.
Questão 2
A questão ética se tornou uma necessidade prática. Isso significa que toda a teoria de suas reflexões deveria permear os espaços das demais ciências, agindo como uma consciência daquilo que é praticado. Dessa maneira, podemos definir a ética aplicada como:
Escolha uma opção:
a. um saber contemporâneo, que encontra seu fundamento na reflexão de questões atuais e de urgência para a vida em sociedade. Desse modo, a ética abandona a sua teoria para fixar-se numa constante prática.
b. um ramo contemporâneo da filosofia e sua função é gerar um diálogo referente às questões práticas, que exigem uma argumentação racional. Seu início se deu a partir dos acontecimentos do século XX.
c. uma teoria, porém sua aplicação é a prática. Com isso, podemos dizer que a ética aplicada é apenas o desejo de pôr em prática aquilo que os filósofos gregos tentavam traduzir em suas teorias.
d.uma expressão dos movimentos do século XVIII, em especial os desenvolvidos na França. Isso porque é por eles que a ética deixou de ser um instrumento apenas da filosofia e passou a ser utilizada por outros saberes.
e. um ramo antigo da filosofia, mas que somente agora foi identificado como válido pelas ciências modernas. Tanto que o primeiro filósofo a debater sobre esse conceito foi Augusto Comte, no século XIX
Questão 3
Para que a ética possa atuar, é necessário que haja algum fator ou evidência de regras sociais a serem questionadas, validadas ou refutadas. Assim, consideramos que a ética não atua como uma prática em si, mas ela cumpre com o papel filosófico que lhe é próprio, questionando as afirmativas morais e legais. Desse modo, podemos dizer que moral e lei são:
Escolha uma opção:
a.Moral é um conjunto de normas imprescindível para se viver sociedade, enquanto a lei é uma regra que tem duração eterna e não pode ser alterada por qualquer pessoa.
b. Moral e lei são instrumentos utilizados para fazer críticas ao pensamento considerado ético. Sem elas não seria possível questionar a ética.
c.Moral e lei são a mesma coisa. A diferença está em sua aplicabilidade: quem aplica a moral é a sociedade, quem aplica a lei é alguma autoridade maior.
d.Moral é um conjunto de normas que existem num grupo social. Já a lei são as normas consideradas imprescindíveis para o bom andamento e convivência social.
e. Moral é a expressão civilizada da lei, sendo a lei somente a formalização das regras morais.
Questão 4
Ao compararmos a corrente filosófica do Idealismo com a corrente filosófica do Materialismo histórico dialético, encontramos várias diferenças. Contudo, uma diferença em especial pode ser considerada como aquela mais evidente, conforme trabalhado em nossa disciplina. A diferença principal delas está em:
Escolha uma opção:
a.No idealismo o pensamento é comprovado por meio dos sentimentos de cada autor. O mesmo ocorre com o materialismo, porém, ele não se dá nos homens, mas na história, conforme o período que esteja sendo analisado.
b.O materialismo histórico dialético busca explicar a história por meio dos sujeitos, enquanto que o idealismo não consegue restringir suas reflexões a nomes, tendo em vista seu caráter utópico e ideal.
c. No idealismo a ideia de quem sou fica somente com aquilo que pode ser verificado conforme o entendimento pessoal de cada indivíduo. Já no materialismo, essa mesma ideia de quem sou, se explica pela relação que se produziu entre as pessoas ao longo da história.
d. No idealismo o pensamento platônico é responsável por identificar a verdade a partir daquilo que se visualizou no mundo das ideias. Já no Materialismo, a verdade não se visualiza, mas se vivencia por meio do trabalho.
e.No materialismo a ideia de homem está limitada uma interpretação política, sendo o homem fruto de uma época e cultura. Já no idealismo a ideia de homem se respalda na garantia que todo homem tem de sua origem a partir dos fatos históricos narrados em cada sociedade.
Questão 5 
A Escolástica foi um período no qual os ensinamentos cristãos eram transmitidos a partir da lógica filosófica grega, com a diferença de que a ideia de verdade e a necessidade dela era substituída pela ideia de necessidade de Deus. Desse modo, alguns filósofos-teólogos se destacam nessa abordagem. São eles:
Escolha uma opção:
a.Antão, Hobbes e Locke.
b.Tomás de Aquino, Sócrates e Homero.
c.Rousseau, Descartes e Foucault.
d.Agostinho, Tomás de Aquino, Gregório Magno, Ambrósio.
e.Platão, Tomás de Aquino, Hobbes.

Continue navegando

Outros materiais