Buscar

Histório, afro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A Guerra da Conquista foi um processo lento e de genocídio dos povos ameríndios. Isso significa que não ocorreu de fato como um enfrentamento imediato. Os portugueses, ao desembarcarem no território brasileiro, foram aos poucos conquistando a confiança dos povos originários e, então, começaram a escravizá-los. Nesse sentido, é correto afirmar que:   
a guerra perdura até hoje pela herança colonialista e integracionista da sociedade. (Alternativa correta)
a Guerra da Conquista acabou assim que os portugueses conquistaram o País.
a guerra acabou assim que ocorreram as invasões holandesas e francesas no norte do País.
a guerra durou até o período republicano, ou seja, até a Proclamação da República.
2. Os povos indígenas têm um modo de vida diferente do modo de vida nas cidades. As áreas demarcadas garantem a subsistência desses povos na medida em que é nesse espaço que se organizam, cultivam e manifestam sua cultura, que está relacionada com a própria vida em meio à natureza. Nesse contexto, a migração de alguns indígenas para a cidade ocorre devido a: I. Busca por um modo de vida não indígena. II. Tutela de órgãos governamentais. III. Falta de serviços básicos em áreas demarcadas. IV. Exploração do agronegócio nessas regiões. Marque a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) correta(s): 
Somente II e IV.
Somente III e IV. (Alternativa correta)
Somente I.
Somente I e III.
3. Sobre o conceito de identidade, pode-se dizer que:   
É como dizem que você não é.
É como a pessoa diz não ser.
É como dizem que você é.
É como a pessoa se reconhece. (Alternativa correta)
4. A escravidão africana foi uma significativa experiência histórica desenvolvida ao longo do Brasil colonial. Nesse sentido, pode-se dizer que os africanos foram essenciais para a economia brasileira desse período porque:   
Consistiam na principal mão de obra que os senhores de engenho dispunham para a produção extremamente lucrativa do açúcar. Devido a isso, o tráfico de escravos acentuou-se no Brasil colônia. (Alternativa correta)
Por meio deles, o açúcar pôde ser comercializado em importantes países da Europa, como Holanda, Bélgica e Espanha.
Consistiam numa escravidão diferente daquela que ocorria em outras regiões colônias, por exemplo, nas Antilhas. No Brasil, os africanos recebiam salários pelos seus trabalhos, porém, não eram considerados cidadãos.
Consistiam numa mão de obra secundária, porque os indígenas eram os verdadeiros responsáveis pelo corte e pelo refino do açúcar. 
5. Assinale a alternativa correta quanto às ações afirmativas.                         
As ações afirmativas acabam constituindo políticas públicas que visam à reparação de prejuízos históricos, de forma compensatória, a determinadas etnias. (Alternativa correta)
As ações afirmativas acabam gerando mais desigualdade, uma vez que promovem algumas etnias em detrimento de outras.
interculturalismo.
As ações afirmativas são realizadas pelos cidadãos, que, por meio delas, afirmarão os seus pontos de vista sobre o mundo.
6.  “O currículo escolar, tal qual a sociedade brasileira, está pautado numa compreensão de que apenas a cultura do colonizador – branca, masculina, heterossexual e cristã – tem legitimidade para ser estudada” (PASSOS, 2008, p.17). A partir dessa citação, é possível extrair o conceito de:                       
multiculturalismo.
monoculturalismo. (Alternativa correta)
interculturalismo.
pluriculturalismo.
7. A educação para as relações étnico-raciais tem por alvo a formação de cidadãos, mulheres e homens empenhados em promover condições de igualdade no exercício de direitos sociais, políticos, econômicos, de ser, viver, pensar, próprios aos diferentes pertencimentos étnico-raciais e sociais. De maneira mais específica, pode-se dizer que:   
A educação para as relações étnico-raciais está direcionada apenas para as instituições de Ensino Fundamental, pois entende-se que, impondo às crianças os valores de outros povos, certamente elas irão respeitá-los no futuro.
A educação para as relações étnico-raciais deve ocorrer em todos os âmbitos educacionais. Além disso, deve promover metodologias que auxiliem no desenvolvimento da cidadania, no reconhecimento e na valorização das diferentes experiências históricas e culturais que formam a sociedade brasileira. (Alternativa correta)
Na educação para as relações étnico-raciais, cada professor é livre para trabalhar qualquer temática africana e/ou indígena, desde que realize pelo menos uma atividade no ano letivo.
A educação para as relações étnico-raciais constitui apenas uma formalidade em cumprimento às exigências das Leis ns. 10.693/2003 e 11.645/2008.
8. Como a extração de pau-brasil, durante o período pré-colonial, não exigia a fixação dos portugueses no território, não houve, inicialmente, a criação de povoados. Os portugueses se limitaram a construir feitorias, uma espécie de posto que funcionava como armazém, local de abastecimento dos navios e fortaleza destinada a proteger o território. No entanto, a partir de 1530, Portugal iniciou o processo de colonização do Brasil. Com relação aos fatores que contribuíram para o início colonização , analise as afirmativas: I. Declínio do comércio com as Índias. II. Descoberta de ouro no litoral brasileiro. III. Ameaça de invasão de outros países, principalmente dos franceses. IV. Clima e solo nordestino adequados à produção da cana-de-açúcar.  V. Abundância de cana-de-açúcar no litoral nordestino.  Estão corretas as afirmativas: 
I, II e IV.
I, III e IV. (Alternativa correta)
II, III e V.
I, II e V.
9. "O reconhecimento da multiculturalidade da sociedade leva à constatação da diversidade de raízes culturais que fazem parte de um contexto educativo". Refletindo sobre essa citação, assinale a alternativa que conceitua a educação multicultural. 
O multiculturalismo crítico levanta a bandeira da pluralidade de identidades culturais e da homogeneidade como marca de cada grupo e opõe-se à padronização e à uniformização definidas pelos grupos dominantes.
A educação multicultural voltada para a incorporação da diversidade cultural no cotidiano pedagógico emerge em debates e discussões nacionais e internacionais, buscando questionar pressupostos teóricos e implicações pedagógico-curriculares de uma educação voltada à valorização das identidades múltiplas no âmbito da educação formal. (Alternativa correta)
A educação multicultural propõe uma junção dos modelos preestabelecidos e das práticas ocultas que, no interior do currículo escolar, produzem um efeito de colonização.
A educação multicultural é percebida como uma via pela qual se promove o resgate de valores culturais reconhecidos mundialmente, de forma a garantir a pluralidade cultural.
10. Assinale a alternativa que apresenta o conteúdo normativo mais importante para a valorização da cultura afro-brasileira na escola.   
A Lei nº 10.639/03, que institui a presença de conteúdos de história e cultura de minorias étnicas apenas em cursos livres e de especialização.
Os acordos para a integração educacional de países lusófonos realizados a partir da década de 2010.
A Lei nº 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade da presença de conteúdos da história e da cultura afro-brasileiras nas matrizes curriculares da educação. (Alternativa correta)
A proposta de livre-circulação de mercadorias e pessoas dos países partícipes do Mercosul, que permite o trânsito intercultural e favorece o contato com culturas irmãs nas escolas.
 
 
1.
 
A Guerra da Conquista foi um processo lento e de genocídio dos povos ameríndios. Isso 
significa que não ocorreu de fato como um enfrentamento imediato. Os portugueses, ao 
desembarcarem no território brasileiro, foram aos poucos conquistando a confiança dos
 
povos 
originários e, então, começaram a escravizá
-
los. Nesse sentido, é correto afirmar que:
 
 
 
 
a guerra perdura até hoje pela herança colonialista e integracionista da 
sociedade.
 
(Alternativa correta)
 
a Guerra da Conquista acabou assim que os p
ortugueses conquistaram o País.
 
a guerra acabou assim que ocorreram as invasõesholandesas e francesas no norte do 
País.
 
a guerra durou até o período republicano, ou seja, até a Proclamação da República.
 
2.
 
Os povos indígenas têm um modo de vida diferente do modo de vida nas cidades. As áreas 
demarcadas garantem a subsistência desses povos 
na medida em que é nesse espaço que se 
organizam, cultivam e manifestam sua cultura, que está relacionada com a própria vida em 
meio à natureza. Nesse contexto, a migração de alguns indígenas para a cidade ocorre devido 
a:
 
I. Busca por um modo de vida não 
indígena.
 
II. Tutela de órgãos governamentais.
 
III. Falta 
de serviços básicos em áreas demarcadas.
 
IV. Exploração do agronegócio nessas regiões.
 
Marque a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) correta(s):
 
 
Somente II e IV.
 
Somente III e IV.
 
(Alternativa correta)
 
Somente I.
 
Somente I e III.
 
3.
 
Sobre o conceito de identidade, pode
-
se dizer que:
 
 
 
 
É como dizem que você não é.
 
É como a pessoa diz não ser.
 
É como dizem que você é.
 
É como a pessoa se reconh
ece.
 
(Alternativa correta)
 
4.
 
A escravidão africana foi uma significativa experiência histórica desenvolvida ao longo do 
Brasil colonial. Nesse sentido, pode
-
se dizer que os africanos foram essenciais para a economia 
brasileira desse período porque:
 
 
 
 
Consistiam na principal mão de obra que os senhores de engenho dispunham para a 
produção extremamente lucrativa do açúcar. Devido a isso, o tráfico de escravos 
acentuou
-
se no Brasil colônia.
 
(Alternativa correta)

Continue navegando