Buscar

Nanotecnologia na Construção Civil


Continue navegando


Prévia do material em texto

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERIAS
CEFET CAMPUS CURVELO
KELLY LUANE SILVA SOUSA – 2015210210353
PALOMA APARECIDA NUNES LEITE - 20183014611
TÓPICOS ESPECIAIS EM MATERIAIS: MATERIAIS ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
NANOTECNOLOGIA
CURVELO/2021
1. Quais são as 5 aplicações da nanotecnologia citadas no vídeo 1.
A nanotecnologia é usada na modernização de setores da indústria e da tecnologia como a tecnologia da informação, energia, meio ambiente, segurança, tecnologia de alimentos e transporte. Ela também trabalha no desenvolvimento de soluções que diminuem o impacto no meio ambiente e no tratamento de doenças.
Alguns exemplos de aplicação da nanotecnologia são:
· Abraxane: nano fármaco atualmente utilizado para tratar de alguns tipos de câncer, como o câncer de mama, de pulmões e os adenocarcinomas de pâncreas metastáticos. 
· Sprays impermeabilizantes: uma solução que pode ser facilmente comprada no Brasil. O produto aplica uma camada de vidro líquido hidrofóbico cerca de 500 vezes mais fina que um fio de cabelo sobre a superfície a ser impermeabilizada, impedindo que a água e a sujeira entre em contato direto com o objeto. 
· Escovas de dentes antimicrobianas: A informação é nojenta, mas é real: a maior parte das escovas de dentes armazenadas nos banheiros contém coliformes fecais, o que pode ocasionar inflamações e doenças bucais como a gengivite.
· Termoplástico biodegradável: Através da adição do pó do caroço da manga em pequenas partículas a um biocomposto gerado a partir de bactérias, é possível produzir um plástico biodegradável de baixíssimo custo. 
· Nanorobôs: nano robôs que podem ser engolidos e, uma vez no estômago, neutralizam o ácido gástrico e só então liberam as doses de antibióticos necessárias para tratar a infecção. 
2. Quais os materiais nanotecnológicos usados na AEC e quais são suas vantagens.
A nanotecnologia possibilita a fabricação de produtos com características diferenciadas ao manipular a estrutura molecular, alterando a geometria ou “arquitetura” da composição das moléculas dos materiais, fazendo com que possuem a mesma, ou até mesmo, maior resistência e durabilidade.
Alguns materiais que utilizam a nanotecnologia em sua fabricação e que já são utilizados na área da construção civil são: revestimentos, argamassas, películas de protetores solar, tintas, cimento. 
3. Como é o processo de produção de cimento nanoestruturado e quais as vantagens.
Os materiais nanoestruturados apresentam grandes promessas e oportunidades para uma nova geração de materiais com propriedades controladas e otimizadas, para diferentes aplicações. O concreto produzido com cimento nanoestruturado não dispensa o uso do aço, mas diminui o seu consumo. Contudo, o ganho mais significativo é a resistência ao estresse térmico, em que processos de aumento e diminuição de temperatura geram fadiga mecânica, levando a fissurações. Os nanotubos de carbono são adicionados na fabricação do clínquer.
O clínquer nanoestruturado contém de 10% a 25% de nanotubos de carbono. Fazemos a diluição desse material no cimento comum, de modo que não é necessário passar todo o cimento pelo processo. Um quilograma desse material pode ser diluído entre 90 quilos a 100 quilos de cimento sem perder as propriedades.
Entre as vantagens podemos destacar que a tecnologia adotada evita que as nanofibras aglomerem, possibilitando que se dispersem por toda a matriz cimentícia; ele é capaz de melhorar as propriedades da pasta de cimento, utilizada principalmente em poços de petróleo, bem como as das argamassas usadas em alvenarias e também nos revestimentos, além do concreto.
4. Quais as contribuições da nanotecnologia para os Edifícios Zero carbono.
· Isolamentos térmicos de elevado desempenho 
A necessidade de reduzir gastos energéticos em edifícios, teve como consequência que as espessuras dos isolamentos térmicos, tenha crescido ao longo dos anos, sendo que em alguns países do Norte da Europa esse valor mais do que duplicou.
· Janelas com vidros de baixa condutibilidade térmica e propriedades electrocrómicas 
Devido à relativamente elevada condutibilidade do material vidro, as janelas continuam a ser zonas de elevadas perdas térmicas isto apesar das soluções comerciais terem vindo progressivamente a apresentar desempenhos melhorados.
· Células fotovoltaicas de 3ª geração
 As células fotovoltaicas de 3ª geração irão assim contribuir para uma redução do custo por unidade de energia produzida, permitindo dispensar as tarifas subsidiadas e levando assim a um crescimento ainda mais acentuado desta tecnologia e reduzindo assim as necessidades energéticas do parque edificado para níveis quase nulos.
5. Quais as aplicações da nanotecnologia na construção civil.
As diversas aplicações dos nanotubos na construção civil, bem como, nas áreas da medicina, computação, entre outras, ainda estão sendo estudadas. Cientistas de todo mundo, vislumbram aplicações revolucionárias, com grandes expectativas de resultados, sabendo, contudo, que ainda há um longo caminho a ser percorrido. 
Na construção civil pesquisas vem sendo desenvolvidas visando aumentar a resistência dos materiais, bem como, sua durabilidade e desempenho. Outras aplicações estudadas estão ligadas diretamente às propriedades intrínsecas dos nanotubos como condutividade elétrica e térmica, além da resistência.
· APLICAÇÃO DA NANOTECNOLOGIA EM BASES CIMENTÍCIAS: adição de nanopartículas em bases cimentícias apresenta bom desempenho, devido ao preenchimento dos vazios de tais matrizes.
· NANOTUBOS DE CARBONO EM BASES CIMENTÍCIAS: apresentam grande resistência à tração. Contudo, podem apresentar significativo aumento da flexão e compressão. Os nanotubos de carbono são um dos materiais mais resistentes atualmente conhecidos.
· APLICAÇÃO DA NANOTECNOLOGIA EM BASES POLIMÉRICAS: incorporação de nano sílica em matriz polimérica é possível devido a uma grande área de interface entre as nano partículas e a matriz. A nano-estruturação melhora as características físicas do polímero e sua estabilidade térmica, conduzindo a uma capacidade eficiente de retardar a propagação das chamas.
· NANOTUBOS DE CARBONO EM BASES POLIMÉRICAS: apresentam propriedades de condutividade térmica, elétrica, entre outras, motivos pelos quais é sempre alvo de estudo de materiais para construção civil.