Buscar

Questionário 1 - Fisiologia Veterinária Avançada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário 1 - Fisiologia Veterinária Avançada 
1- Após a gestação, um dos eventos fisiológicos das espécies é o puerpério, que pode ocorrer de forma normal (fisiológica) ou patológica (comprometendo a reprodução da fêmea). O puerpério, também chamado de resguardo em humanos, é a fase pós-parto em que a fêmea passa por várias modificações anatomofisiológicas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre puerpério, é correto afirmar que:
R: o puerpério é o período entre o parto e o estro ou ovulação, com duração bastante variável entre as espécies domésticas.
2- A lactogênese é o processo pelo qual ocorre a produção de leite, como resultado do desenvolvimento mamário bem como da capacidade das células alveolares em produzir leite e secretá-lo. A geração ou formação do leite na glândula mamária é um dos momentos fisiológicos mais importantes para as matrizes/mães e para as crias/filhotes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anatomofisiologia da glândula mamária, analise as afirmativas a seguir:
I. Na produção do leite, a prolactina faz parte dos reflexos para a liberação do leite quando ocorre a manipulação do teto.
II. Para a produção do leite, é necessária a produção, o armazenamento e a liberação da prolactina e FSH.
III. Na produção de leite ocorre a síntese de gordura através da utilização dos triglicerídeos.
IV. No leite, os minerais mais importantes, como o Ca, Na e Mg, estão presentes em grandes quantidades e participam no perfil mineral metabólico.
Está correto apenas o que se afirma em:
R: I e III.
3- O sistema endócrino é de suma importância no funcionamento e controle de várias funções no organismo. Um dos principais hormônios masculinos e o mais conhecido é a testosterona. Essa substância, está relacionada, entre outras funções, ao aparecimento dos caracteres sexuais secundários masculinos e com o desenvolvimento dos genitais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a capacitação do espermatozoide e fertilização, é correto afirmar que a produção de testosterona ocorre:
R: no testículo.
4- O sistema reprodutivo do macho constitui-se de vários órgãos que atuam em conjunto para que haja produção de espermatozoides, assegurando sua maturação e posteriormente a deposição no trato reprodutivo da fêmea. Todo esse sistema envolve o sistema neuroendócrino e o sistema genital. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre características anatômicas e fisiológicas do aparelho reprodutor do macho, assinale a alternativa correta:
R: As glândulas bulbouretrais são responsáveis por produzir uma secreção com a finalidade de neutralizar e lubrificar a uretra e vagina.
5- Cada seguimento do trato reprodutivo, tanto do macho quanto da fêmea, desempenha funções específicas que auxiliam a reprodução das espécies. Dentro dos constituintes do trato reprodutivo da fêmea, a cérvix é uma estrutura fibrosa que possui uma espessa parede, e possui a função de barreira entre a vagina e o útero. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito da dilatação da cérvix, assinale a alternativa correta:
R: No parto, a participação cervical e início da dilatação da cérvix se dá pela interação hormonal entre estrogênio, relaxia e PGF2-alfa.
6- A reprodução das aves, assim como a de outras espécies, visa a sobrevivência da espécie animal. Particularmente, o do macho possui vários constituintes, assim como os mamíferos, porém, com algumas diferenças. Uma dessas diferenças está em uma estrutura que desempenha a função de armazenamento dos espermatozoides.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anatomofisiologia da reprodução nas aves, a estrutura que armazena os espermatozoides é conhecida como:
R: ducto ou canal deferente.
7- A ovulação é o momento em que ocorre a liberação da célula germinativa da fêmea e sua ocorrência está atribuída à influência de dois hormônios da glândula da hipófise anterior, o hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a ovulação, é correto afirmar que:
R: na maioria das espécies, a liberação de LH aumenta próximo à ovulação. 
8- Analise a situação hipotética a seguir:
Um caprino da raça Boer deu entrada no hospital veterinário com complicações no aparelho reprodutivo, mais precisamente no pênis, e o estagiário manifestou preocupação após observar uma estrutura “estranha” saindo do pênis. Porém, o médico veterinário residente informou ser fisiológico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre características anatômicas e fisiológicas do aparelho reprodutor, a estrutura anatômica comentada é denominada de:
R: processo uretral.
9- O ciclo estral entre as espécies possui algumas diferenças. Os animais domésticos diferem dos primatas por terem ciclo estral, enquanto esses apresentam ciclo menstrual. Cada ciclo possui, ainda, características próprias.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a comparação entre o ciclo menstrual e o ciclo estral, assinale a alternativa correta:
R: O dia zero é compreendido como o início do ciclo estral. Já no ciclo menstrual em humanos, a menstruação é considerada o dia zero.
10- Os hormônios reprodutivos são de suma importância na reprodução das espécies, pois permitem o desenvolvimento celular, resposta nervosa e tecidual, bem como ações propriamente ditas sobre as gônadas (testículos e ovários).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anatomofisiologia da glândula mamária, sobre as funções desenvolvidas pela ocitocina, é correto afirmar que:
R: a ocitocina estimula e propaga as contrações uterinas e dilatação da cérvix no momento do parto.

Continue navegando