Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Questionaria 2 - Genética Veterinária Básica 
1- Leia o trecho a seguir: 
“Os calicivírus eram classificados como membros da família Picornaviridae e somente em 1979 foi proposta a criação da família Caliciviridae. Nessa família estão incluídos quatro gêneros: Vesivirus, Lagovirus, Norovirus e Sapovirus, sendo o genoma constituído de uma molécula de RNA fita simples, linear, de polaridade positiva, poliadenilado na extremidade 3’ [...].”
Fonte: BARRY, A. F.; ALFIERI, A. F.; ALFIERI, A. A. Calicivírus animal. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, 2008, v. 29, n. 4, p. 934.
Considerando essas informações e os conteúdos abordados sobre a síntese proteica em relação ao RNA-mensageiro, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Na síntese proteica, a molécula de RNA-mensageiro é uma fita simples que complementa a sequência específica do DNA. O RNA mensageiro é idêntico à fita não molde do DNA, apenas com uma exceção. 
Porque: 
II. O nucleotídeo é formado pelas bases nitrogenadas: Adenina, Timina, Citosina e Guanina, mais o açúcar desoxirribose e um único grupo fosfato. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
R: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2- Leia o trecho a seguir:
“A mutação consiste em alteração do material genético, envolvendo estrutura ou número, podendo ser súbita ou herdável, e acarreta mudanças no fenótipo do indivíduo. Mutação é o nome dado a qualquer mudança na sequência de nucleotídeos do DNA da célula, ou mesmo alteração em algum cromossomo.”
Fonte: SILVA, M. C. B.; CABRAL, A. E. P.; RODRIGUES, H. A. S.; SILVA, C. I. B.; CAVALCANTE, D. O.; KLABUNDE, R. K.; BISON, I.; MUNIZ, I. M. Alterações genéticas envolvidas na expressão das pelagens tortoiseshell e cálico em gatos domésticos machos: Revisão. Pubvet. 2019, v. 13, n. 7, p. 9. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre alterações nos cromossomos, analise as alterações estruturais a seguir e associe-as com suas respectivas características.
1) Mutações homozigóticas.
2) Deleção.
3) Inversão.
4) Duplicação.
5) Translocação.
( ) Parte do material genético é perdido. 
( ) Alterações entre dois cromossomos diferentes não homólogos
( ) Permanece o mesmo material genético, porém, a disposição das bases nitrogenadas ocorre de maneira trocada.
( ) Porção perdida do material genético se liga a uma das cromátides-irmãs.
( ) Os braços do par de cromossomos sofrem mutação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
R: 2, 5, 3, 4, 1. 
3- Leia o trecho a seguir:
“Alguns machos nascem tortoiseshell ou cálico devido à ocorrência de anomalias cromossômicas, sendo a mais comum a anomalia semelhante à Síndrome de Klinefelter em humanos (47,XXY), que em gatos é 39,XXY. Essa condição é rara em machos, e para diagnóstico definitivo, o cariótipo é o exame citogenético mais utilizado.”
Fonte: SILVA, M. C. B.; CABRAL, A. E. P.; RODRIGUES, H. A. S.; SILVA, C. I. B.; CAVALCANTE, D. O.; KLABUNDE, R. K.; BISON, I.; MUNIZ, I. M. Alterações genéticas envolvidas na expressão das pelagens tortoiseshell e cálico em gatos domésticos machos: Revisão. Pubvet, [s.I], 2019, v. 13, n. 7, p. 1. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a estrutura e alterações dos cromossomos, sabe-se que o cariótipo é um mecanismo importante, porque: 
R: com ele, é possível identificar alguma alteração nos cromossomos.
4- Leia o trecho a seguir: 
“A grande maioria dos genes que existem no DNA de uma célula codifica as sequências de aminoácidos de proteínas, e as moléculas de RNA copiadas a partir desses genes (e que direcionam a síntese das proteínas) são coletivamente chamadas de RNA mensageiro (mRNA) [...]. Em bactérias, um conjunto de genes adjacentes é frequentemente transcrito em um único mRNA que, consequentemente, possui informação para a produção de diferentes proteínas.”
Fonte: JOHNSON, A. B. H.; WALTER, L. R. R. Fundamentos da Biologia Celular. 3. ed., Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 235. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a síntese proteica em procariotos, ordene as fases a seguir de acordo com a sequência das etapas de transcrição em procariotos:
( ) Os fatores Rho-dependente ou Rho-independente foram um grampo.
( ) É formado uma bolha de transcrição para o pareamento das bases nitrogenadas.
( ) RNA polimerase se liga à região promotora com auxílio do fato sigma. 
( ) A topoisomerase alivia o enrolamento da fita de DNA.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
R: 4, 2, 1, 3. 
5- Leia o trecho a seguir:
“Órgãos hipoplásicos aparecem em tamanho diminuído, com funcionalidade comprometida, podendo em órgãos pares ser uni ou bilateral (Carmo et al., 2009). Em éguas, a hipoplasia ovariana está associada, na maioria das vezes, com anormalidades cromossômicas, como o cariótipo 63, X0.”
Fonte: TICIANELLI, J.S.; OLIVEIRA, B.M.M.; ZOGNO, M.A.; ARRUDA, R.P.; CELEGHINI, E.C.C. Intersexo e outras anomalias do desenvolvimento do aparelho reprodutor nos animais domésticos e o auxílio da citogenética para o diagnóstico. Revista Brasileira de Reprodução Animal, Belo Horizonte, 2011, v. 35, n. 1, p. 30.
Considerando as informações do trecho e o conteúdo estudado sobre a alterações nos cromossomos, podemos afirmar que a alteração citada é uma alteração numérica do tipo monossomia, porque: 
R: houve perda de um cromossomo sexual.
6- Leia o trecho a seguir:
“Gatos machos tortoiseshell ou cálico, normalmente são resultados de anomalias cromossômicas, dentre as quais se destacam a Síndrome de Klinefelter como a que ocorre na maioria dos casos, e resulta em um cariótipo 39, XXY; ocorre mais comumente por não disjunção meiótica.”
Fonte: SILVA, M. C. B.; CABRAL, A. E. P.; RODRIGUES, H. A. S.; SILVA, C. I. B.; CAVALCANTE, D. O.; KLABUNDE, R. K.; BISON, I.; MUNIZ, I. M. Alterações genéticas envolvidas na expressão das pelagens tortoiseshell e cálico em gatos domésticos machos: Revisão. Pubvet. 2019, v. 13, n. 7, p. 10. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a alterações nos cromossomos, podemos afirmar que a alteração citada é uma alteração numérica, do tipo trissomia, porque: 
R: levou ao acréscimo de um cromossomo sexual. 
7- Os cromossomos de cada espécie, podem ser organizados para visualização da estrutura dos cromossomos sexuais e autossômicos. Essa visualização é possível com o cariótipo, onde os cromossomos são organizados em pares. 
Considerando essas informações e os conteúdos abordados sobre estrutura dos cromossomos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Gatos domésticos (Felis catus) possuem 38 cromossomos e são considerados diploides. 
Porque:
II. Dos 38 cromossomos, 2 são cromossomos sexuais e 36 são cromossomos autossômicos. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
R: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
8- Toda informação biológica dos indivíduos está presente no DNA em forma de cromossomos. Estes cromossomos possuem estruturas que representam sua anatomia. Dessa forma, se torna possível identificar os tipos de cromossomos. 
Considerando o conteúdo estudado sobre a estrutura dos cromossomos, analise as nomenclaturas a seguir e associe-as com suas respectivas características.
1) Cromossomos.
2) Centrômero.
3) Telômero.
4) Cromossomos homólogos.
5) Cromátides.
( ) Cópia de um cromossomo recém duplicado que ainda está unido por um mesmo centrômero. 
( ) Estão localizados nas extremidades dos cromossomos e não codificam DNA. 
( ) Região mais condensada do cromossomo.
( ) Transportam o material genético de forma condensada.
( ) Par de cromossomos iguais, um proveniente da herança materna e outro da paterna. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
R: 5, 3, 2, 1, 4.
9- Leia o trecho a seguir:
“Portanto, os transcritos primários em eucariotos geralmente são precursores dos mRNA e, por isso, são denominados pré-mRNA. A maioria dos genes nucleares em eucariotos superiorese alguns em eucariotos inferiores contêm sequências não codificadoras [...].”
Fonte: SNUSTAD, D. P.; SIMMONS, M. J. Fundamentos de genética. 6. ed., 2013, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 262.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a síntese proteica, nos eucariotos ocorre uma fase denominada splicing, que é fundamental porque: 
R: nela ocorre a maturação do RNA mensageiro, sendo retirados os íntros e permanecendo somente os éxons.
10- Leia o trecho a seguir: 
“[...] Tais processos ocorrem por meio do código genético, o qual é composto por conexões entre códons e seus respectivos aminoácidos. O código genético é considerado universal, pois está presente em todos os seres vivos. Além de universal, o mesmo é considerado degenerado, pois pode conter mais de um códon com a capacidade de reconhecer um mesmo aminoácido [...].”
Fonte: CASTILHO-FERNANDES, A.; PESSOLATO, A. G. T.; DE SOUZA, L. E. B.; BONFIM-SILVA, R.; FERREIRA, P. C. G.; DARÉ, G. L. R. Utilização do jogo “salada de aminoácidos” para o entendimento do código genético degenerado. Genética na Escola, Ribeirão Preto, 2011, p. 60.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a síntese proteica e o código genético, analise os códons a seguir e associe-os com seus respectivos aminoácidos.
1) UUU UCA UAC.
2) GUU GCA CUC.
3) CCC GCU CAU.
4) CUU CGA AGU.
5) AAA CAC CCC.
( ) Feomelanina; Serina; Tirosina.
( ) Leucina; Arginina; Serina. 
( ) Valina; Alanina; Leucina.
( ) Prolina; Alanina; Histidina.
( ) Lisina; Histidina; Prolina
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
R: 1, 4, 2, 3, 5.

Mais conteúdos dessa disciplina