Buscar

Leis trabalhistas CLT

Prévia do material em texto

CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO
SÃO BERNARDO DO CAMPO – 2019
CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO
Projeto apresentado ao CAMP SBC Centro de Formação e Integração Social, no Programa de Aprendizagem, para conclusão do módulo.
Instrutor: Isabel
SÃO BERNARDO DO CAMPO - 2019
Sumário
Introdução	1
Origem da Consolidação das Leis do Trabalho	2
Evolução histórica	2
Principais direitos do trabalhador	3
Registro em carteira de trabalho	3
FGTS	4
Licença - maternidade	4
Licença-paternidade	5
Rescisão de contrato	5
Abono Salarial	6
Vale - transporte	7
Descanso Semanal Remunerado	7
Férias	7
13° Salário	7
Adicional Noturno	7
Faltas justificadas	7
Horas extras	8
Aviso prévio	8
Seguro desemprego	8
Pagamento do Salário	8
Conclusão	10
Bibliografia	11
	
	
	CAMP SBC
	
	
	
	
	
	Centro de Formação e Integração Social
	
	
	
Introdução
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) surgiu em 1943 e é o documento que unificou todas as leis trabalhistas do Brasil, para que o trabalhador tenha seus direitos protegidos por lei. Neste documento está posto todos os direitos e deveres, do trabalhador e do empregador. 
Neste trabalho iremos explicar sobre a origem da Consolidação das Leis do Trabalho, mostraremos sua evolução histórica com as principais alterações que ocorreram e quais são os principais direitos que o trabalhador brasileiro possui.
Origem da Consolidação das Leis do Trabalho
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é o documento que foi assinado pelo presidente da época, Getúlio Vargas, e nele está definido os direitos e deveres do empregador e do empregado.  
Em 1941 a Justiça do Trabalho foi criada e estava sendo concluído de que era necessária a regulamentação das relações de trabalho e a necessidade de proteger o trabalhador, então, em 1942 o anteprojeto da Consolidação das Leis do Trabalho é apresentado para receber sugestões no Diário Oficial da União.
Em 1° de maio de 1943, pelo Decreto-lei n° 5.452/43, a Consolidação foi aprovada, pelo presidente Getúlio Vargas, durante o período do Estado Novo, no estádio de São Januário (Clube de Regatas Vasco da Gama), que estava lotado devido ao evento.
A CLT unificou todas as legislações trabalhistas que existiam na época de sua criação, por esse motivo, recebeu o nome de Consolidação das Leis do Trabalho.
Desde 1943, seus principais objetivos são regulamentar as relações de trabalho entre o empregador e os empregados, proteger o trabalhador, tanto o trabalhador urbano quanto o rural e é atualizada, com o passar do tempo, de acordo com as necessidades e as mudanças das relações de trabalho.
Evolução histórica
Em mais de 70 anos houve mais de 500 alterações na CLT, desde pequenos ajustes de redação até mudanças estruturais nas leis trabalhistas.
Dizem que a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) em 1943, é da antiguidade, pois muitas alterações a atualizaram e a modernizaram, como mostra a cronologia a seguir das principais alterações:
· 1943: CLT é criada por decreto presidencial de Getúlio Vargas, no Estado Novo.
· 1951: Instituição do aviso prévio de 30 dias para empregados que rescindirem o contrato sem justa causa.
· 1962: Criação do 13º salário; até então o chamado bônus natalino era dado por iniciativa própria das empresas.
· 1966: Criação do FGTS para substituir a estabilidade após dez anos de serviço na mesma empresa.
· 1969: Criação da Carteira de Trabalho e Previdência Social, que reproduz a vida funcional do trabalhador.
· 1977: Instituição de férias anuais de 30 dias corridos. Até então, o direito já existia, com período menor.
· 1988: Com a Constituição, vieram importantes mudanças como a obrigatoriedade do FGTS e a permissão de jornadas acima de 6 horas. 
· 1991: Criação de percentual mínimo de empregados deficientes, com cotas entre 2% a 5% a depender do número de funcionários
· 1998: Criação do banco de horas, quando previstos em acordos coletivos, para compensação de horas extras em folgas em vez de remuneração
· 1999: São criadas medidas de proteção à mulher no trabalho, como proibição da discriminação na contratação e em promoções na empresa
· 2001: Tempo de deslocamento entre casa do empregado e local de trabalho passa a ser computado como jornada, quando o empregador oferecer transporte
· 2008: Criação de incentivo fiscal para empresas que ampliam de 120 dias para 6 meses o período de licença-maternidade, e de 5 para 20 dias para a licença-paternidade; além disso, extensão do benefício para pais adotivos
· 2011: Houve o reconhecimento do trabalho a distância com mesmos direitos de empregados presenciais
· 2017: Foi criada a lei da terceirização.
Principais direitos do trabalhador
O trabalhador possui uma série de direitos que devem ser protegidos, o empregador possui o dever de cumpri-los. Conhecer esses direitos trabalhistas é fundamental para que se tenha uma boa relação entre empregador e empregado.
Os principais direitos do trabalhador são:
Registro em carteira de trabalho
A anotação do contrato de trabalho é um direito reconhecido pela CLT, o qual foi recepcionado pelo artigo 7º, inciso I, da Constituição Federal de 1988, que trata o reconhecimento da relação de emprego como direito fundamental do trabalhador.
Na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) deverão ser anotadas as datas de admissão e saída (quando vier a ocorrer); forma de remuneração; condições especiais; férias; períodos de suspensão ou interrupção do contrato de trabalho; CNPJ do empregador, caso pessoa jurídica; bem como eventuais modificações no contrato de trabalho, principalmente em termos de função ou remuneração, conforme forem ocorrendo.
O empregador tem o prazo de 48 horas para anotar, especificamente, na CTPS, a data de admissão, a remuneração e as condições especiais do trabalho, se houver. O prazo para devolver ao empregado é estipulado mediante recibo e também deve ser respeitado.
Caso exista alguma condição especial de contratação, deverá constar na carteira de trabalho.
FGTS
Mensalmente a empresa deve depositar o valor correspondente a 8% do salário bruto de cada colaborador, ou seja, sem descontos, para o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS).
O valor do FGTS deve ser depositado numa conta em nome do trabalhador na Caixa Econômica Federal, mas só pode ser sacado em casos específicos, como demissão sem justa causa, diagnóstico de câncer ou AIDS e financiamento de imóveis.
Quem tem direito ao FGTS são trabalhadores urbanos e rurais, através do regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), trabalhadores avulsos, empregados domésticos. Não têm direito ao FGTS os trabalhadores individuais, ou autônomos, ou seja, pessoas que não possuem vínculo empregatício.
Licença - maternidade
A licença-maternidade é um benefício previdenciário remunerado, que garante que toda mulher, após o parto, tem direito ao afastamento de no mínimo 120 dias das atividades de trabalho. Mas há casos em que a licença-maternidade pode ser estendida para 180 dias.
Para as mulheres que trabalham formalmente com carteira assinada, o valor recebido durante a licença-maternidade é o salário pago a ela. Caso essa remuneração seja variada, como no caso de vendedores que têm comissão, ela irá receber uma média dos últimos seis meses.
Já quem está desempregada, tem emprego informal ou é empreendedora, o salário-maternidade será no valor da soma dos 12 últimos salários relativos aos quais foram feitas as contribuições divididas por 12.
As gestantes têm ainda o direito a estabilidade no emprego desde a confirmação da gravidez e após cinco meses do parto.
É importante pontuar que os direitos trabalhistas são atualizados constantemente. Por isso, em muitos casos, a legislação autoriza a licença-maternidade para pais viúvos e em caso de adoção.
Licença-paternidade
É o principal direito trabalhista do pai. Ela é de cinco dias corridos, sendo que a contagem deve começar a partir do primeiro dia útil após o nascimento do filho. É uma licença remunerada, na qual o trabalhador pode faltar sem implicações trabalhistas. Essaregra vale para casos de filhos biológicos e adotados.
Algumas empresas, em especial as que fazem parte do Programa Empresa Cidadã, concedem a licença-paternidade de 20 dias.
Levar o filho ao médico: A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê o direito do pai de acompanhar o filho de até seis anos ao médico no horário de trabalho, um dia por ano.
Licença para pais adotivos ou em caso de falecimento da mãe: No caso da adoção, é concedido salário-maternidade a apenas um dos adotantes. Nestes casos, o adotante permanece em licença pelo período de 120 dias. Também em caso de morte da mãe é assegurado ao pai empregado o gozo de licença por todo o período de licença-maternidade ou pelo tempo restante que a mãe teria direito, exceto em caso de morte ou abandono do filho.
Rescisão de contrato
A reforma trabalhista também impactou significativamente nas formas de rescisão contratual. Antes, somente os trabalhadores desligados sem justa causa tinham direito ao saque do FGTS, bem como da multa de 40% sobre ele.
Agora, desde que haja um acordo entre a empresa e o colaborador, o desligamento pode ocorrer sem prejudicar o recebimento da multa e o saque do FGTS, porém com valores distintos. Nesses casos, é possível sacar apenas 80% do FGTS e a multa é de 20%.
Além de conhecer os principais direitos trabalhistas, é preciso ficar atento às demais responsabilidades da empresa e do setor de recursos humanos, como controle de pontos e gestão da folha de pagamentos.
Para ajudar você a cumprir devidamente os direitos trabalhistas e evitar problemas judiciais, separamos um artigo com 5 dicas para não sofrer um processo trabalhista de um funcionário.
Além da rescisão de contrato, outras formas de terminar um contrato são:
Resolução do contrato - quando uma das partes recorre à justiça para requerer o fim no contrato;
Resilição do contrato - quando uma ou ambas as partes manifestam vontade de pôr fim no contrato por motivo de término do prazo, por despedimento sem justa causa ou por pedido de demissão;
Cessação do contrato - a relação contratual acaba por causa da morte de uma das partes.
Abono Salarial
É o pagamento anual de um salário mínimo ao trabalhador de empresas, entidades privadas e órgãos públicos contribuintes do Programa de Integração Social – PIS ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP, com o objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados. Serve para dar segurança ao FGTS e gerir o Programa de Integração, que é programa de complementação de renda governamental.
Tem direito de receber o PIS/PASEP, o participante que:
· Tem o cadastro de PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.
· Ter recebido até dois salários mínimos por mês, no ano anterior ao pagamento do PIS.
· Ter trabalhado pelo menos 30 dias, no ano anterior ao pagamento do PIS.
· Ter os dados informados corretamente na RAIS anterior ao Ano Vigente.
Vale-transporte
A CLT garante ao trabalhador o direito de receber o vale transporte que garante o adianto nas despesas para se locomover da sua residência ao trabalho.
Descanso Semanal Remunerado
O Descanso Semanal Remunerado (DSR) assegura que todo colaborador tenha o direito a um repouso remunerado no mínimo uma vez por semana. Sendo assim de 24 horas consecutivas principalmente aos domingos.
Férias
O artigo 129 da CLT determina o direito trabalhista a férias, onde todo trabalhador tem direito anual de tirar suas férias, sem prejuízo na remuneração e com acréscimo de um terço do salário.
13° Salário
O pagamento do décimo terceiro ocorre geralmente no final de cada ano, mas algumas empresas antecipam o pagamento para o mês de aniversário ou férias do trabalhador. Esse benefício se refere ao recebimento de um salário extra que pode ser pago em duas parcelas. A primeira até novembro e a segunda até dia 20 de dezembro.
Adicional Noturno
A legislação trabalhista determina que quem trabalha no período noturno, entre 22:00 da noite a 5:00 da manhã, deve ter a remuneração 20% maior.
Faltas justificadas 
A morte de algum parente ou licença maternidade pode ser considerada uma falta justificada. Ou seja, se você deixar de trabalhar não será descontado desde que o motivo seja aceito, por conta do artigo 473 do CLT.
Existem algumas empresas que exige que você assine um formulário para considerar a falta como justificada. 
O que a Lei entende como falta justificada 
Até dois dias no fortalecimento dos pais, do marido ou da esposa, filhos e netos.
Três dias seguidos quando o funcionário casa 
Para os homens, cinco dias na primeira semana do nascimento do filho.
Horas extras
Sempre que o funcionário trabalha além do seu horário normal sem qualquer forma de compensação em banco de horas as horas, extras devem ser pagas.
Segundo o CLT o empregado não poderá exigir dos funcionários mais de duas horas extras diárias, mas se o funcionário assinar o termo falando sobre essas horas extras ele tem que cumprir.
Aviso prévio
Quando o funcionário solicita a demissão ou é mandado embora, ele tem o direito de conversar com o chefe para ter o Aviso prévio.
O aviso prévio é o tempo que o funcionário precisa trabalhar quando solicita a demissão, esse período ocorre no máximo 30 dias e o funcionário recebe os direitos trabalhistas em sua rescisão.
Seguro desemprego
O seguro desemprego é um benefício onde o funcionário recebe um auxílio em dinheiro por um período determinado, ele é pago de três a cinco parcelas, de acordo com o tempo trabalhado.
As pessoas que têm direito são: trabalhador formal e doméstico, em virtude da dispensa sem justa causa entre outros. 
Pagamento do Salário
O salário é um benefício que o funcionário recebe no fim do mês pelos seus dias trabalhados, o valor desse salário vai da função que ele executa e da empresa.
Existe um valor mínimo que a Lei exige que seja pago para todos os funcionários independente da empresa.
Existem duas maneiras que permite que o salário seja pago:
Por tempo de trabalho – valor fixo.
Por produção – é variável e depende exclusivamente do funcionário.
	
	
Bibliografia
Araujo, A. A. (2016). Seguro desemprego: tudo o que você precisa saber agora. Acesso em 24 de março de 2019, disponível em https://alvesaraujoadv.jusbrasil.com.br/artigos/375814538/seguro-desemprego-tudo-o-que-voce-precisa-saber-agora
Convenia, E. (2018). Direitos trabalhistas do trabalhador CLT. Acesso em 23 de março de 2019, disponível em https://blog.convenia.com.br/principais-direitos-trabalhistas/
Deus, L. (s.d.). Licença-maternidade. Acesso em 23 de março de 2019, disponível em https://www.minhavida.com.br/familia/tudo-sobre/32968-licenca-maternidade
Faltas justificadas: quando a CLT permite a ausência do empregado? (2018). Acesso em 24 de março de 2019, disponível em https://pontomais.com.br/blog/faltas-justificadas/
História: A criação da CLT. (l de 2013). Acesso em 24 de março de 2019, disponível em https://trt-24.jusbrasil.com.br/noticias/100474551/historia-a-criacao-da-clt
Martins, A. L. (s.d.). Tudo que você precisa saber sobre: Folha de Pagamento. Acesso em 24 de março de 2019, disponível em https://controlefinanceiro.granatum.com.br/organizacao-financeira-2/folha-de-pagamento/
O que é a CLT? Conheça a história dos direitos trabalhistas no Brasil. (2017). Acesso em 24 de março de 2019, disponível em http://franzoni.adv.br/o-que-e-clt-conheca-historia/
Significados. (2018). Acesso em 23 de 03 de 2019, disponível em https://www.significados.com.br/clt/
Tem dúvidas sobre horas extras? . (2016). Acesso em 24 de março de 2019, disponível em g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2016/06/tem-duvidas-sobre-horas-extras-veja-respostas-para-perguntas-frequentes.html
Tudo que você precisa saber sobre Direito do Trabalho. (2018). Acesso em 23 de março de 2019, disponível em https://blog.juriscorrespondente.com.br/2018/01/30/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-direito-do-trabalho/
Veja as principais mudanças de leis trabalhistas desde a criação da CLT. (2017). Acessoem 23 de março de 2019, disponível em https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/11/1934725-veja-as-principais-mudancas-de-leis-trabalhistas-desde-a-criacao-da-clt.shtml
8

Continue navegando