Buscar

CAP-13 Robert Ferreira Exercício 6 IA302 Física do Solo

Prévia do material em texto

Exercício 6 IA302 Física do Solo | Dia 21/07/2021 | T01
Robert Ferreira
201801059-8
CAPÍTULO 13. DISTRIBUIÇÃO DA POROSIDADE DO SOLO
1- Quais os tipos de espaços porosos que existem no solo? Defina-os e comente qual a função
principal de cada um.
Podem ser divididos em macroporosidade e microporosidade. Macroporos são os poros de maior tamanho, são os espaços entre os agregados oriundos dos vazios decorrentes dos arranjamentos desses agregados. Estão relacionados ao movimento circular de água no solo, são responsáveis pela aeração do solo, pelas trocas gasosas, auxilia no desenvolvimento de raízes. Microporos são poros de menor tamanho que estão associados a retenção de água, estão localizados dentro dos agregados.
2- Por que a quantidade de macroporos tende a reduzir com a profundidade do solo?
Esta redução é normalmente associada à diminuição do conteúdo de matéria orgânica e o aumento do conteúdo argila, e consequentemente uma diminuição de agregados e espaços entre eles.
3- É possível modificar o tamanho dos poros do solo em uma determinada profundidade?
Explique sua resposta.
Sim, vários fatores podem contribuir para alterar o tamanho dos poros, o cultivo contínuo principalmente em solos que originalmente apresentam altos teores de matéria orgânica, normalmente resulta em uma redução da macroporosidade, assim como, pisoteio e uso de maquinários. Microporos estão suscetíveis a desidratação diminuindo a sua capacidade de reter água.
4- Pesquise e descreva outro método de determinação da %Ma e %Mi. Comente as vantagens e/ou desvantagens desse método em relação ao apresentado nesta publicação.
Sim é possível determinar as porcentagens de microporosidade e macroporidade através do uso de tensiômetro que determina a curva de retenção de água. Onde a porosidade total é o resultado da razão entre o volume de água e o volume de solo no momento que o tensiômetro marca 0 atm, já a microporosidade é o resultado da razão entre volume de água e o volume de solo no momento que o tensiômetro indica a capacidade de campo do solo. E com a diferença entre porosidade total e microporos nos resultará no valor de macroporos. As desvantagens de se empregar este método é que não nos proporciona resultados precisos, e sua vantagem é que comparado ao método citado ele é bem mais rápido.
5- Existe relação entre %Mi e Capacidade de Campo? Explique sua resposta.
Sim, pois a microporosidade juntamente com a macroporosidade representam todo o volume não ocupada por partículas sólidas de um determinado solo, ou seja, correspondem ao volume de basicamente água e ar. Com isso, associamos a relação da porcentagem de microporos com a capacidade de campo, uma vez que ela indica o total de água que pode ser retida pelo solo após saturação e isso está intimamente ligado as condições que se encontram os microporos que são submetidos a contração e tem sua capacidade de retenção de água reduzida.

Continue navegando