Buscar

De forma geral

Prévia do material em texto

De forma geral, o açúcar é obtido pela evaporação de cana-de-açúcar e beterraba. A exceção é o mel, produto líquido, muito viscoso, com tons desde o amarelo bem claro até o marrom bem escuro. Isso porque as abelhas são as responsáveis por criá-lo e para tal utilizam o pólen de flores que estão nas proximidades das colmeias.
Atenção!
O cuidado com o mel é para crianças abaixo de dois anos, pois ele pode conter toxina botulínica, proveniente da bactéria Clostridium Botulinum. Essa substância pode paralisar musculaturas e, para essa faixa etária, mesmo em quantidades baixas, há risco de paralisação de parte dos músculos envolvidos na respiração. Logo, como não há controle sobre a quantidade em cada produção, o ideal é evitar.
Os açúcares industrializados são utilizados para adoçar preparações ou ser a preparação em si, como o conhecido algodão doce, em que se coloca açúcar, com ou sem corante de alimentos, em uma máquina giratória com aquecimento. Esse processo vai criando microfilamentos de açúcar derretido, sendo enrolado em um palito, criando a ideia de um enorme algodão.
Existem diversos tipos com poder de adoçar muito diferentes uns dos outros devido às proporções de frutose e glicose em sua composição. Isso porque, geralmente, são feitos a partir de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum), principalmente, no Brasil, e beterraba (Beta vulgaris), especialmente, nos Estados Unidos. Ambos são influenciados pela região de plantio, pelo tipo de solo e pela incidência de sol, embora as técnicas de produção sejam iguais entre os fabricantes.
Tipos de açúcares
Vamos abordar a seguir os diferentes tipos de açúcares:

Continue navegando