Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “[...] Intimamente conectado ao princípio da legalidade (nullum crimen sine lege), o princípio do juiz natural exigia que somente um órgão previamente constituído para o processo de crimes, também anteriormente definidos, isto é, antes de seu cometimento, seria competente para o respectivo julgamento.” Fonte: PACELLI, E. Curso de Processo Penal. 24. ed. São Paulo: Atlas, 2020. p. 68.
Com base no conteúdo estudado sobre os princípios do Direito Processual Penal, pode-se afirmar que o princípio do juiz natural:
estabelece o contraditório real.
estipula a autodefesa como renunciável.
envolve o direito à informação.
prevê a defesa técnica como obrigatória.
vedado o juízo ou Tribunal de exceção.

Analise a situação hipotética a seguir: Laura é diplomata e está no Brasil a serviço da França. Certa vez, um brasileiro entrou na Embaixada localizada no Brasil e fez Laura refém, roubando seus pertences. Para se defender, Laura deu-lhe um tiro com revólver calibre 38, vindo a matá-lo. Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre a aplicação da norma processual, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. Laura será julgada pelo Poder Judiciário da França.
II. Laura tem imunidade diplomática.
III. Aplica-se o princípio da territorialidade.
IV. A regra da lex fori será aplicada.
II e III.
II e IV.
I e III.
III e IV.
I e II.

Entende-se que o Direito Processual Penal é um dos ramos do Direito Público Interno que tem princípios, objetos e métodos próprios. Assim, coloca-se a “autonomia” dentre suas principais características. Apesar desse consenso, muitas são as divergências e teorizações sobre a sua natureza jurídica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as teorias a seguir e associe-as com suas respectivas características quanto à natureza jurídica do Processo Penal.
1) Teoria de Büllow.
2) Teoria de Goldschmidt.
3) Teoria de Fazzalari.
( ) Relação jurídica.
( ) Situação jurídica.
( ) Procedimento em contraditório.
( ) Rompimento entre o Direito Processual e o Direito Material.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 3, 2, 1, 3.
1, 3, 2, 2.
3, 1, 2, 1.
2, 1, 3, 3.

Na doutrina jurídica, fonte é o local de onde provém o Direito e que se subdivide em: fontes materiais e fontes formais. De acordo com Edilson Mougenot Bonfim (2020, p. 53-54), “fala-se em fonte material para designar a entidade que cria o direito”, enquanto que “as fontes formais do direito são os meios pelos quais se expressam as normas jurídicas”. Fonte: BONFIM, Edilson Mougenot. Curso de Processo Penal. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2020. p. 53-54.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as fontes materiais e formais, pode-se afirmar que, no Direito Processual Penal:
a União é fonte material, pois tem a competência legislativa exclusiva. A medida provisória, a doutrina, a jurisprudência e o Direito Comparado são fontes formais mediatas ou indiretas.
a União é fonte material, pois tem a competência legislativa privativa. A Constituição Federal, as leis ordinárias, as leis complementares e os Tratados e Convenções Internacionais são fontes formais.
os municípios são fontes materiais, pois têm competência legislativa exclusiva. Os costumes, os princípios gerais de Direito e a analogia são fontes formais diretas ou imediatas.
os Estados são fontes materiais, pois têm competência legislativa privativa, podendo delegar essa competência para os municípios. As súmulas vinculantes são fontes formais indiretas.
a União, os Estados e os municípios são fontes materiais, pois têm competência legislativa comum. As medidas provisórias são fontes formais imediatas ou indiretas.

No Brasil, é fato notório que há uma proliferação de normas legislativas diariamente. Diante desse contexto, em que muitas leis entram em vigor, é comum acontecer conflitos com as leis anteriormente publicadas, em razão de divergências na fixação de regras.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Aplicação da Norma Processual, analise as afirmativas a seguir e associe-as com suas respectivas características.
1) Lei processual penal no tempo.
2) Lei processual penal do espaço.
3) Imunidades.
( ) Aplicação conforme as extensões territoriais dos Estados soberanos.
( ) A Lei só poderá ser aplicada às situações ocorridas a partir da data de sua vigência.
( ) Tratados, Convenções e regras de Direito Internacional.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 1, 2, 3.
2, 1, 3.
3, 1, 2.
3, 2, 1.
1, 3, 2.

O princípio do devido processo legal é deveras amplo, pois guarda interpretações que trazem limitações processuais e materiais. Sua aplicação sugere respeito aos procedimentos previstos em lei e, ao mesmo tempo, às regras relacionadas ao Estado Democrático de Direito.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os Princípios do Direito Processual Penal, analise as afirmativas a seguir:
I. O devido processo legal é baseado na Constituição Alemã de Weimar.
II. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 faz previsão implícita do devido processo legal.
III. Para respeitar o devido processo legal, o magistrado deve analisar a possível aplicação de medidas cautelares diversas da prisão antes de decretar a prisão preventiva.
IV. Ao interrogar o réu em audiência, o magistrado deverá fazê-lo necessariamente na presença de defensor, sob pena de violar o devido processo legal.
Está correto apenas o que se afirma em: I e II.
II e III.
II e IV.
III e IV.
II, III e IV.

Leia o trecho a seguir: “É inadmissível, após o advento da Constituição Federal de 1988, regulamentada pela Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (Lei 8.625/1993), que o Procurador-Geral faça designações arbitrárias de Promotores de Justiça para uma Promotoria ou para as funções de outro Promotor, que seria afastado compulsoriamente de suas atribuições e prerrogativas legais, porque isso seria ferir a garantia da inamovibilidade prevista no texto constitucional.” Fonte: BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade 2.854-DF. Relator: Min. Marco Aurélio. Plenário: 13 out. 2020. Disponível em: . Acesso em: 09 abr. 2021.
Com base no conteúdo estudado sobre os princípios do Direito Processual Penal, pode-se afirmar que o trecho se refere ao princípio:
da vedação às provas ilícitas.
da ampla defesa.
do contraditório.
do juiz natural.
do promotor natural.

Leia o trecho a seguir: “Lei substantiva ou material é a que reúne normas de conduta social que definem os direitos e deveres das pessoas em suas relações de vida. As leis relativas ao Direito Civil, Penal, Comercial, normalmente, são dessa natureza. Lei adjetiva ou formal consiste em um agrupamento de regras que definem os procedimentos a serem cumpridos no andamento das questões forenses. Exemplos: leis sobre Direito Processual Civil, Direito Processual Penal.” Fonte: NADER, P. Introdução ao Estudo do Direito. 34. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014. p. 164-165.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação da norma processual, pode-se afirmar que a lei adjetiva ou formal, também chamada de norma processual, tem regras de aplicação no tempo e no espaço, vigorando, respectivamente, os princípios:
da territorialidade e da extraterritorialidade.
lex fori e tempus regit actum.
tempus delicti e tempus regit actum.
tempus regit actum e tempus delicti.

Analise a situação hipotética a seguir: José foi denunciado por furto e, no despacho que recebeu a denúncia, o magistrado determinou sua citação, fixando o prazo de 10 dias para apresentar Resposta à Acusação, conforme a Lei X. Considerando essa Lei X, o prazo final para protocolo dessa defesa seria no dia 09/04/2021. Todavia, nesse intervalo de tempo, entrou em vigor a Lei Y, modificando esse prazo de 10 dias para 15 dias, que findaria em 14/04/2021. Assim, o advogado protocolou a resposta à acusação em 14/04/2021.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre aplicação da norma processual, analise as afirmativas a seguir:
I. O advogado protocolou a resposta à acusação intempestivamente.
II. O advogado fez a defesa dentro do prazo máximo possível, com base na norma mais favorável ao réu.
III. Aplica-se nessa hipótese o princípio tempus regit actum.
IV. A defesa poderia ter sido protocolada em 09/04/2021, sem prejuízo de revelia.
Está correto apenas o que se afirma em: I e IV.
II e III.
II e IV.
I e III.
II, III e IV.

Leia o trecho a seguir: “É regra que assegura a soberania nacional, tendo em vista que não teria sentido aplicar normas procedimentais estrangeiras para apurar e punir um delito ocorrido dentro do território brasileiro. O direito alienígena é composto pela vontade de outro povo, razão pela qual os magistrados, em nosso País, não cumprem e não devem, de fato, seguir legislação que não seja fruto do exclusivo desejo da nação brasileira.” Fonte: NUCCI, G. de S. Código de Processo Penal Comentado. 19. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020. p. 64.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre aplicação da norma processual, o trecho se refere ao:
princípio da extraterritorialidade.
princípio do juiz natural.
princípio da aplicação da lei mais benéfica.
princípio do tempo rege o ato.
princípio da territorialidade.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “[...] Intimamente conectado ao princípio da legalidade (nullum crimen sine lege), o princípio do juiz natural exigia que somente um órgão previamente constituído para o processo de crimes, também anteriormente definidos, isto é, antes de seu cometimento, seria competente para o respectivo julgamento.” Fonte: PACELLI, E. Curso de Processo Penal. 24. ed. São Paulo: Atlas, 2020. p. 68.
Com base no conteúdo estudado sobre os princípios do Direito Processual Penal, pode-se afirmar que o princípio do juiz natural:
estabelece o contraditório real.
estipula a autodefesa como renunciável.
envolve o direito à informação.
prevê a defesa técnica como obrigatória.
vedado o juízo ou Tribunal de exceção.

Analise a situação hipotética a seguir: Laura é diplomata e está no Brasil a serviço da França. Certa vez, um brasileiro entrou na Embaixada localizada no Brasil e fez Laura refém, roubando seus pertences. Para se defender, Laura deu-lhe um tiro com revólver calibre 38, vindo a matá-lo. Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre a aplicação da norma processual, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. Laura será julgada pelo Poder Judiciário da França.
II. Laura tem imunidade diplomática.
III. Aplica-se o princípio da territorialidade.
IV. A regra da lex fori será aplicada.
II e III.
II e IV.
I e III.
III e IV.
I e II.

Entende-se que o Direito Processual Penal é um dos ramos do Direito Público Interno que tem princípios, objetos e métodos próprios. Assim, coloca-se a “autonomia” dentre suas principais características. Apesar desse consenso, muitas são as divergências e teorizações sobre a sua natureza jurídica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as teorias a seguir e associe-as com suas respectivas características quanto à natureza jurídica do Processo Penal.
1) Teoria de Büllow.
2) Teoria de Goldschmidt.
3) Teoria de Fazzalari.
( ) Relação jurídica.
( ) Situação jurídica.
( ) Procedimento em contraditório.
( ) Rompimento entre o Direito Processual e o Direito Material.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 3, 2, 1, 3.
1, 3, 2, 2.
3, 1, 2, 1.
2, 1, 3, 3.

Na doutrina jurídica, fonte é o local de onde provém o Direito e que se subdivide em: fontes materiais e fontes formais. De acordo com Edilson Mougenot Bonfim (2020, p. 53-54), “fala-se em fonte material para designar a entidade que cria o direito”, enquanto que “as fontes formais do direito são os meios pelos quais se expressam as normas jurídicas”. Fonte: BONFIM, Edilson Mougenot. Curso de Processo Penal. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2020. p. 53-54.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as fontes materiais e formais, pode-se afirmar que, no Direito Processual Penal:
a União é fonte material, pois tem a competência legislativa exclusiva. A medida provisória, a doutrina, a jurisprudência e o Direito Comparado são fontes formais mediatas ou indiretas.
a União é fonte material, pois tem a competência legislativa privativa. A Constituição Federal, as leis ordinárias, as leis complementares e os Tratados e Convenções Internacionais são fontes formais.
os municípios são fontes materiais, pois têm competência legislativa exclusiva. Os costumes, os princípios gerais de Direito e a analogia são fontes formais diretas ou imediatas.
os Estados são fontes materiais, pois têm competência legislativa privativa, podendo delegar essa competência para os municípios. As súmulas vinculantes são fontes formais indiretas.
a União, os Estados e os municípios são fontes materiais, pois têm competência legislativa comum. As medidas provisórias são fontes formais imediatas ou indiretas.

No Brasil, é fato notório que há uma proliferação de normas legislativas diariamente. Diante desse contexto, em que muitas leis entram em vigor, é comum acontecer conflitos com as leis anteriormente publicadas, em razão de divergências na fixação de regras.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Aplicação da Norma Processual, analise as afirmativas a seguir e associe-as com suas respectivas características.
1) Lei processual penal no tempo.
2) Lei processual penal do espaço.
3) Imunidades.
( ) Aplicação conforme as extensões territoriais dos Estados soberanos.
( ) A Lei só poderá ser aplicada às situações ocorridas a partir da data de sua vigência.
( ) Tratados, Convenções e regras de Direito Internacional.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 1, 2, 3.
2, 1, 3.
3, 1, 2.
3, 2, 1.
1, 3, 2.

O princípio do devido processo legal é deveras amplo, pois guarda interpretações que trazem limitações processuais e materiais. Sua aplicação sugere respeito aos procedimentos previstos em lei e, ao mesmo tempo, às regras relacionadas ao Estado Democrático de Direito.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os Princípios do Direito Processual Penal, analise as afirmativas a seguir:
I. O devido processo legal é baseado na Constituição Alemã de Weimar.
II. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 faz previsão implícita do devido processo legal.
III. Para respeitar o devido processo legal, o magistrado deve analisar a possível aplicação de medidas cautelares diversas da prisão antes de decretar a prisão preventiva.
IV. Ao interrogar o réu em audiência, o magistrado deverá fazê-lo necessariamente na presença de defensor, sob pena de violar o devido processo legal.
Está correto apenas o que se afirma em: I e II.
II e III.
II e IV.
III e IV.
II, III e IV.

Leia o trecho a seguir: “É inadmissível, após o advento da Constituição Federal de 1988, regulamentada pela Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (Lei 8.625/1993), que o Procurador-Geral faça designações arbitrárias de Promotores de Justiça para uma Promotoria ou para as funções de outro Promotor, que seria afastado compulsoriamente de suas atribuições e prerrogativas legais, porque isso seria ferir a garantia da inamovibilidade prevista no texto constitucional.” Fonte: BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade 2.854-DF. Relator: Min. Marco Aurélio. Plenário: 13 out. 2020. Disponível em: . Acesso em: 09 abr. 2021.
Com base no conteúdo estudado sobre os princípios do Direito Processual Penal, pode-se afirmar que o trecho se refere ao princípio:
da vedação às provas ilícitas.
da ampla defesa.
do contraditório.
do juiz natural.
do promotor natural.

Leia o trecho a seguir: “Lei substantiva ou material é a que reúne normas de conduta social que definem os direitos e deveres das pessoas em suas relações de vida. As leis relativas ao Direito Civil, Penal, Comercial, normalmente, são dessa natureza. Lei adjetiva ou formal consiste em um agrupamento de regras que definem os procedimentos a serem cumpridos no andamento das questões forenses. Exemplos: leis sobre Direito Processual Civil, Direito Processual Penal.” Fonte: NADER, P. Introdução ao Estudo do Direito. 34. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014. p. 164-165.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação da norma processual, pode-se afirmar que a lei adjetiva ou formal, também chamada de norma processual, tem regras de aplicação no tempo e no espaço, vigorando, respectivamente, os princípios:
da territorialidade e da extraterritorialidade.
lex fori e tempus regit actum.
tempus delicti e tempus regit actum.
tempus regit actum e tempus delicti.

Analise a situação hipotética a seguir: José foi denunciado por furto e, no despacho que recebeu a denúncia, o magistrado determinou sua citação, fixando o prazo de 10 dias para apresentar Resposta à Acusação, conforme a Lei X. Considerando essa Lei X, o prazo final para protocolo dessa defesa seria no dia 09/04/2021. Todavia, nesse intervalo de tempo, entrou em vigor a Lei Y, modificando esse prazo de 10 dias para 15 dias, que findaria em 14/04/2021. Assim, o advogado protocolou a resposta à acusação em 14/04/2021.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre aplicação da norma processual, analise as afirmativas a seguir:
I. O advogado protocolou a resposta à acusação intempestivamente.
II. O advogado fez a defesa dentro do prazo máximo possível, com base na norma mais favorável ao réu.
III. Aplica-se nessa hipótese o princípio tempus regit actum.
IV. A defesa poderia ter sido protocolada em 09/04/2021, sem prejuízo de revelia.
Está correto apenas o que se afirma em: I e IV.
II e III.
II e IV.
I e III.
II, III e IV.

Leia o trecho a seguir: “É regra que assegura a soberania nacional, tendo em vista que não teria sentido aplicar normas procedimentais estrangeiras para apurar e punir um delito ocorrido dentro do território brasileiro. O direito alienígena é composto pela vontade de outro povo, razão pela qual os magistrados, em nosso País, não cumprem e não devem, de fato, seguir legislação que não seja fruto do exclusivo desejo da nação brasileira.” Fonte: NUCCI, G. de S. Código de Processo Penal Comentado. 19. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020. p. 64.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre aplicação da norma processual, o trecho se refere ao:
princípio da extraterritorialidade.
princípio do juiz natural.
princípio da aplicação da lei mais benéfica.
princípio do tempo rege o ato.
princípio da territorialidade.

Prévia do material em texto

11/03/23, 22:00 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_157324_1/outline/assessment/_7572107_1/overview/attempt/_24590726_1/review/inline-feedback… 1/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 1 0,1 / 0,1
Leia o trecho a seguir:
“[...] Intimamente conectado ao princípio da legalidade (nullum crimen sine lege), o princípio do juiz natural exigia que 
somente um órgão previamente constituído para o processo de crimes, também anteriormente definidos, isto é, antes 
de seu cometimento, seria competente para o respectivo julgamento.”
Fonte: PACELLI, E. Curso de Processo Penal. 24. ed. São Paulo: Atlas, 2020. p. 68.
Com base no conteúdo estudado sobre os princípios do Direito Processual Penal, pode-se afirmar que o princípio do 
juiz natural:
estabelece o contraditório real.
estipula a autodefesa como renunciável.
envolve o direito à informação.
prevê a defesa técnica como obrigatória.
Resposta corretaveda o juízo ou Tribunal de exceção.
Pergunta 2 0,1 / 0,1
Analise a situação hipotética a seguir:
Laura é diplomata e está no Brasil a serviço da França. Certa vez, um brasileiro entrou na Embaixada localizada no 
Brasil e fez Laura refém, roubando seus pertences. Para se defender, Laura deu-lhe um tiro com revólver calibre 38, 
vindo a matá-lo.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre a aplicação da norma processual, analise as afirmativas 
a seguir:
I. Laura será julgada pelo Poder Judiciário da França.
II. Laura tem imunidade diplomática.
III. Aplica-se o princípio da territorialidade.
IV. A regra da lex fori será aplicada.
Está correto apenas o que se afirma em:
Resposta corretaI e II.
III e IV.
11/03/23, 22:00 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_157324_1/outline/assessment/_7572107_1/overview/attempt/_24590726_1/review/inline-feedback… 2/7
Ocultar opções de resposta 
II e IV.
II e III.
I e III.
Pergunta 3 0,1 / 0,1
Entende-se que o Direito Processual Penal é um dos ramos do Direito Público Interno que tem princípios, objetos e 
métodos próprios. Assim, coloca-se a
“autonomia” dentre suas principais características. Apesar desse consenso, muitas são as divergências e teorizações 
sobre a sua natureza jurídica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as teorias a seguir e associe-as com suas 
respectivas características quanto à natureza jurídica do Processo Penal.
1) Teoria de Büllow.
2) Teoria de Goldschmidt.
3) Teoria de Fazzalari.
( ) Relação jurídica.
( ) Situação jurídica.
( ) Procedimento em contraditório.
( ) Rompimento entre o Direito Processual e o Direito Material.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
3, 2, 1, 3.
1, 3, 2, 2.
3, 1, 2, 1.
2, 1, 3, 3
Resposta correta1, 2, 3, 1.
Pergunta 4 0,1 / 0,1
11/03/23, 22:00 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_157324_1/outline/assessment/_7572107_1/overview/attempt/_24590726_1/review/inline-feedback… 3/7
Ocultar opções de resposta 
Na doutrina jurídica, fonte é o local de onde provém o Direito e que se subdivide em: fontes materiais e fontes formais. 
De acordo com Edilson Mougenot Bonfim (2020, p. 53-54), “fala-se em fonte material para designar a entidade que cria 
o direito”, enquanto que “as fontes formais do direito são os meios pelos quais se expressam as normas jurídicas”.
Fonte: BONFIM, Edilson Mougenot. Curso de Processo Penal. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2020. p. 53-54.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as fontes materiais e formais, pode-se afirmar que, no 
Direito Processual Penal:
a União é fonte material, pois tem a competência legislativa exclusiva. A medida provisória, a doutrina, a 
jurisprudência e o Direito Comparado são fontes formais mediatas ou indiretas.
Resposta correta
a União é fonte material, pois tem a competência legislativa privativa. A Constituição 
Federal, as leis ordinárias, as leis complementares e os Tratados e Convenções 
Internacionais são fontes formais.
os municípios são fontes materiais, pois têm competência legislativa exclusiva. Os costumes, os princípios 
gerais de Direito e a analogia são fontes formais diretas ou imediatas.
os Estados são fontes materiais, pois têm competência legislativa privativa, podendo delegar essa 
competência para os municípios. As súmulas vinculantes são fontes formais indiretas.
a União, os Estados e os municípios são fontes materiais, pois têm competência legislativa comum. As 
medidas provisórias são fontes formais imediatas ou indiretas.
Pergunta 5 0,1 / 0,1
No Brasil, é fato notório que há uma proliferação de normas legislativas diariamente. Diante desse contexto, em que 
muitas leis entram em vigor, é comum acontecer conflitos com as leis anteriormente publicadas, em razão de 
divergências na fixação de regras.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Aplicação da Norma Processual, analise as afirmativas 
a seguir e associe-as com suas respectivas características.
1) Lei processual penal no tempo.
2) Lei processual penal do espaço.
11/03/23, 22:00 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_157324_1/outline/assessment/_7572107_1/overview/attempt/_24590726_1/review/inline-feedback… 4/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
3) Imunidades.
( ) Aplicação conforme as extensões territoriais dos Estados soberanos.
( ) A Lei só poderá ser aplicada às situações ocorridas a partir da data de sua vigência.
( ) Tratados, Convenções e regras de Direito Internacional.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1, 2, 3.
Resposta correta2, 1, 3.
3, 1, 2.
3, 2, 1.
1, 3, 2.
Pergunta 6 0,1 / 0,1
O princípio do devido processo legal é deveras amplo, pois guarda interpretações que trazem limitações processuais e 
materiais. Sua aplicação sugere respeito aos procedimentos previstos em lei e, ao mesmo tempo, às regras 
relacionadas ao Estado Democrático de Direito.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os Princípios do Direito Processual Penal, analise as 
afirmativas a seguir:
I. O devido processo legal é baseado na Constituição Alemã de Weimar.
II. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 faz previsão implícita do devido processo legal.
III. Para respeitar o devido processo legal, o magistrado deve analisar a possível aplicação de medidas cautelares 
diversas da prisão antes de decretar a prisão preventiva.
IV. Ao interrogar o réu em audiência, o magistrado deverá fazê-lo necessariamente na presença de defensor, sob pena 
de violar o devido processo legal.
Está correto apenas o que se afirma em:
I e II.
II e III.
II e IV.
Resposta corretaIII e IV.
11/03/23, 22:00 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_157324_1/outline/assessment/_7572107_1/overview/attempt/_24590726_1/review/inline-feedback… 5/7
Ocultar opções de resposta 
II, III e IV.
Pergunta 7 0,1 / 0,1
Leia o trecho a seguir:
“É inadmissível, após o advento da Constituição Federal de 1988, regulamentada pela Lei Orgânica Nacional do 
Ministério Público (Lei 8.625/1993), que o Procurador-Geral faça designações arbitrárias de Promotores de Justiça 
para uma Promotoria ou para as funções de outro Promotor, que seria afastado compulsoriamente de suas atribuições 
e prerrogativas legais, porque isso seria ferir a garantia da inamovibilidade prevista no texto constitucional.”
Fonte: BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade 2.854-DF. Relator: Min. Marco Aurélio. 
Plenário: 13 out. 2020. Disponível em: <http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?
docTP=TP&docID=754686795>. Acesso em: 09 abr. 2021.
Com base no conteúdo estudado sobre os princípios do Direito Processual Penal, pode-se afirmar que o trecho se 
refere ao princípio:
da vedação às provas ilícitas.
da ampla defesa.
do contraditório.
do juiz natural.
Resposta corretado promotor natural.
Pergunta 8 0,1 / 0,1
Leia o trecho a seguir:
“Lei substantiva ou material é a que reúne normasde conduta social que definem os direitos e deveres das pessoas 
em suas relações de vida. As leis relativas ao Direito Civil, Penal, Comercial, normalmente, são dessa natureza. Lei 
adjetiva ou formal consiste em um agrupamento de regras que definem os procedimentos a serem cumpridos no 
andamento das questões forenses. Exemplos: leis sobre Direito Processual Civil, Direito Processual Penal.”
http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=754686795
11/03/23, 22:00 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_157324_1/outline/assessment/_7572107_1/overview/attempt/_24590726_1/review/inline-feedback… 6/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Fonte: NADER, P. Introdução ao Estudo do Direito. 34. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014. p. 164-165.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação da norma processual, pode-se afirmar que a 
lei adjetiva ou formal, também chamada de norma processual, tem regras de aplicação no tempo e no espaço, 
vigorando, respectivamente, os princípios:
da territorialidade e da extraterritorialidade.
lex fori e tempus regit actum.
tempus delicti e tempus regit actum.
tempus regit actum e tempus delicti.
Resposta corretatempus regit actum e lex fori.
Pergunta 9 0,1 / 0,1
Analise a situação hipotética a seguir:
José foi denunciado por furto e, no despacho que recebeu a denúncia, o magistrado determinou sua citação, fixando o 
prazo de 10 dias para apresentar Resposta à Acusação, conforme a Lei X. Considerando essa Lei X, o prazo final para 
protocolo dessa defesa seria no dia 09/04/2021. Todavia, nesse intervalo de tempo, entrou em vigor a Lei Y, 
modificando esse prazo de 10 dias para 15 dias, que findaria em 14/04/2021. Assim, o advogado protocolou a resposta 
à acusação em 14/04/2021.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre aplicação da norma processual, analise as afirmativas a 
seguir:
I. O advogado protocolou a resposta à acusação intempestivamente.
II. O advogado fez a defesa dentro do prazo máximo possível, com base na norma mais favorável ao réu.
III. Aplica-se nessa hipótese o princípio tempus regit actum.
IV. A defesa poderia ter sido protocolada em 09/04/2021, sem prejuízo de revelia.
Está correto apenas o que se afirma em:
Resposta corretaI e IV.
II e III.
II e IV.
I e III.
11/03/23, 22:00 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_157324_1/outline/assessment/_7572107_1/overview/attempt/_24590726_1/review/inline-feedback… 7/7
Ocultar opções de resposta 
II, III e IV.
Pergunta 10 0,1 / 0,1
Leia o trecho a seguir:
“É regra que assegura a soberania nacional, tendo em vista que não teria sentido aplicar normas procedimentais 
estrangeiras para apurar e punir um delito ocorrido dentro do território brasileiro. O direito alienígena é composto pela 
vontade de outro povo, razão pela qual os magistrados, em nosso País, não cumprem e não devem, de fato, seguir 
legislação que não seja fruto do exclusivo desejo da nação brasileira.”
Fonte: NUCCI, G. de S. Código de Processo Penal Comentado. 19. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020. p. 64.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre aplicação da norma processual, o trecho se refere ao:
princípio da extraterritorialidade.
princípio do juiz natural.
princípio da aplicação da lei mais benéfica.
princípio do tempo rege o ato.
princípio da territorialidade.

Mais conteúdos dessa disciplina