Buscar

pratica pedagogica IV

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE UBERABA
ANGÉLICA ALVES DA SILVA LIMA
PEDAGOGIA: PRÁTICA PEDAGÓGICA
DIVINOLÂNDIA-MG
2021
ANGÉLICA ALVES DA SILVA LIMA
PEDAGOGIA: PRÁTICA PEDAGÓGICA
Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura emPedagogia da Universidade de Uberaba como requisito para aprovação na disciplina –Pedagogia: Prática Pedagógica.
DIVINOLÂNDIA-MG
2021 
Alguns termos da BNCC 
A BNCC há 10 competências gerais que é fundamental na formação da educação básica que são: conhecimento; pensamento cientifica, critico e criativo; repertório cultural; comunicação, cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania. Na educação infantil estabelece cinco campos que abrangem os direitos e objetivos para aprendizagem.
1. O eu, outro e nós: construção da identidade.
2. Corpo, gestos e movimentos; exploração do espaço.
3. Traços, sons, cores e formas: propiciar experiências com os diferentes artísticas, culturais e cientificas.
4. Escuta, fala pensamento e imaginação: elaborar experiência como as conversas e cantigas e a leituras de historias estimulando.
5. Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações: construção de noções espaciais e em relação ao tempo, histórica.
 A BNCC tem finalidade da formação integral dos estudantes com objetivos a serem desenvolvido o conhecimento com princípios éticos, estéticos e políticos que contempla todas as dimensões do desenvolvimento humano, ou seja, a parte cognitiva, acadêmica, intelectual, desenvolvimento físico, social, emocional e cultural. Assim podendo moldar o cidadão que querem forma e nortear a educação que darão para todos. Uma das competências é valorizar e utilizar os conhecimentos históricos, construídos sobre o mundo físico, social, cultural. Podendo ter no futuro uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. As competências gerais têm disciplina especificas a cada uma delas para utilizadas na sala de aula como ensino religioso; artes; ciências humanas, da natureza; matemática e linguagens, cada uma dessas matérias pode fazer o aluno expressar de uma maneira. Assim podendo construir habilidades como identificar problemas, compreender os conceitos, criar e testar soluções, interagir com colegas, argumenta e expressar. Portanto podemos vê a importância da competência geral na vida do ser humano e fazer que sejam capazes de colocar no lugar do outro, ser colaborativos, flexíveis e sensíveis, pensamento critico e criativo.
É muito importante que o professor trabalhe com habilidades socioemocionais na sala de aula com alunos, pois elas são habilidades que pode aprender; pode praticar; e que pode ensinar. O aluno verá o professor como um modelo a ser seguido. As habilidades socioemocionais devem ser desenvolvidas por metodologias focadas em causas e interesses dos alunos. É necessário que haja uma intencionalidade pedagógica para que o processo não se torne algo sem consistência. As atividades trabalhadas por meio da música, artes, atividades acadêmicas, atividades esportivas, teatro pode elevar o número de competências socioemocionais, incluindo disciplina, capacidade de trabalho em grupo e outra curiosidade; assim os estudantes podem ter confiança, acreditar em sua capacidade de fazer tarefas ou atividades que exijam habilidades relacionados ao que esta sendo ou já aprendeu; assim podendo estimular emoções, alcançar objetivos, demonstrar afinidade, manter relações sociais, podendo tomar decisões de maneira responsável.
A base Nacional comum curricular desempenha para garantir a equidade, a todos os acadêmicos, pois todos deveria ter as mesmas oportunidades de aprendizagem, independente de onde estudam ou classe social. Para isso o sistema deve planejar em foco na equidade, reconhecendo a necessidade dos estudantes, terem um compromisso, de reverter à situação de exclusão de grupos. Enfim para considerar a diversidade cultural, a BNCC valoriza a diversidade de manifestações artísticas e culturais, linguísticas, étnica. Com essas manifestações o aluno irá compreender e reconhecer a importância das manifestações artísticas e culturais aprenderam a expressar seus sentimentos na arte e sua importância.
REFERÊNCIAS
Rreferenciar os autores usados ao longo da atividade.
EXEMPLOS DE ACORDO COM AS NORMAS DA ABNT:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 20, fev, 2020.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Continue navegando