Buscar

trabalho microcontrolador final (1)

Prévia do material em texto

ALEXANRE DDE LIMA ABREU, 
DHIOGO CURIS DOS SANTOS, 
MARCELO DA SILVA GEIKER, 
PHILIPE XAVIER SOARES
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
TEMPORIZADORES E CONTADORES PARA O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE TEMPO REAL COM MICROCONTROLADORES
Docente: Cesar Augusto V. dos Reis.
Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Engenharia Elétrica, como requisito parcial para conclusão da disciplina: Microprocessadores. 
MICROCONTROLADORES
Os microcontroladores, também chamados de "microcomputadores de somente um chip", vêm revolucionando o projeto de sistemas eletrônicos digitais devido à enorme versatilidade de hardware e software que oferecem. 
Um microcontrolador reúne em apenas um componente os elementos de um sistema microprocessado completo, antes desempenhados por diversos dispositivos (memória ROM, memória RAM, interface paralela, interface serial, temporizadores / contadores de eventos, controlador de interrupções, entre outros).
Nesse trabalho iremos falar dos temporizadores / contadores de eventos, parte que compõe o sistema dos microcontroladores.
Famílias de Microcontroladores
MCS51 – Intel e outros fabricantes 
M68HC11 – Motorola 
Z8 – Zilog 
COP8 – National 
PIC – Microchip 
AVR - Atmel
ATmega328
TEMPORIZADORES / CONTADORES
TEMPORIZADORES / CONTADORES
Temporizadores utilizados para a relação de sinais periódicos e também em eventos um pulso de clock interno ou externo.
 
O importante exemplo de aplicação é o sinal pwm (Pulse-Width Modulation em português Modulação por Largura de Pulso (MLP) ) Exemplo: controlar a intensidade de um led e acionamento de uma campainha.
TEMPORIZADORES / CONTADORES
Atmega328 possui 3 contadores independentes 
TC0 e TC2 de 8 bits
TC1 de 16 bit
TEMPORIZADORES / CONTADORES
→ Contador de 8 bits ele conta de 0 a 255
 
→ Contador 16 bits conta de 0 até 65535 
Um “estouro” ocorre quando o contador atinge o seu valor máximo permitido para a contagem chamado de (TOP) e retorna para o valor inicial (normalmente é 0) 
Ao utilizar o TC0 - 8 bit 
frequência do oscilador RC - 8MHz
sem divisão de frequência 
Exemplo 1
TEMPORIZADORES / CONTADORES
Tempo de estouro do contador é de 32 µs
testouro = (255 + 1) . 1 = 32 µs 
 8 . 10⁶
Exemplo 2
Ao utilizar o TC1 - 16 bit 
frequência do oscilador RC - 16MHz
Divisão de frequência - 64
Tempo de estouro do contador de 262,1 ms
testouro = (65535 + 1) . 64 = 262,1 ms
 16 . 10⁶
TEMPORIZADORES / CONTADORES
TEMPORIZADORES / CONTADORES
TEMPORIZADORES / CONTADORES
Permite configurar os pinos OC0A e OC0B para gerar ondas quadradas .
TEMPORIZADORES / CONTADORES
TEMPORIZADORES / CONTADORES
TEMPORIZADORES / CONTADORES
TEMPORIZADORES / CONTADORES EM CONTADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL - CLP
Modicon-184
Os CLPs geralmente têm três tipos de temporizadores: On Delay Timer (TON), Off Delay Timer (TOF) e Standby Timer (RTO). A mais comum é a primeira função, que é a função principal. Existem também várias outras configurações de temporizador, todas provenientes de uma ou mais funções básicas de atraso. Esses comandos do temporizador podem ser resumidos da seguinte forma:
TON: conta o intervalo quando o comando é verdadeiro.
TOF : conta o intervalo quando o comando é inválido.
TEMPORIZADORES / CONTADORES
RTO: Conta o intervalo de tempo quando a instrução é verdadeira e mantém o valor acumulado quando a instrução se torna falsa ou quando ocorre o ciclo de alimentação.
RES (Reset): Retorna o valor acumulado da contagem do temporizador de espera para zero. Existem vários valores associados ao comando timer.
TEMPORIZADORES / CONTADORES
Os intervalos de tempo contados internamente pelos temporizadores são frequentemente chamados de bases de tempo e podem ser programados com várias bases de tempo diferentes: 1 s, 0,1 s e 0,01 s. Se o programador inserir uma base de tempo de 0,1 s e 50 para a quantidade de incrementos de atraso O temporizador atrasará 5 segundos (50 × 0,1 segundos = 5 segundos).
Os controladores são semelhantes aos temporizadores, exceto que não funcionam em pulsos de clock internos, mas dependem de pulsos externos ou programas de origem para contar. 
Dois métodos são usados ​​para exibir o contador em um programa Ladder PLC: padrão de bobina e padrão de bloco. O contador mais alto aumenta seu valor cumulativo em 1 cada vez que a pontuação do contador muda de falso para verdadeiro. Quando o número total é igual ao número predefinido, a saída é ligada ou definida como 1. 
TEMPORIZADORES / CONTADORES
A parte de instrução é a seguinte: Tipo de contador; Endereço do contador; Valor predefinido do contador; reconta acumulada.
A instrução de reset do contador deve ser usada em conjunto com a instrução do contador.
Alguns fabricantes integram a função de reset como parte da instrução geral do contador, enquanto outros fornecem uma instrução de reset separada. A bobina de reset do contador (CTR) é programada com o mesmo endereço do contador (CTU) que a bobina de reset.
TEMPORIZADORES / CONTADORES

Continue navegando