Buscar

METODOS DE AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE E DOS TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

METODOS DE AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE E DOS TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE
A avaliação da personalidade é um tipo de avaliação psicológica, que tem como objetivo coletar dados com a finalização de fazer uma estimação psicológica que é realizada por meio de instrumentos como: Entrevistas, Observação do comportamento, Testes psicológicos, Técnicas projetivas e expressivas. 
ENTREVISTAS:
De acordo com (Tavares, 2007ª) o principal instrumento para avaliação do funcionamento psicológico é a entrevista clinica, bem como para a avaliação da personalidade não seria diferente. A entrevista pode ser classificada quanto ao seu aspecto formal: de livre estruturação, semiestruturada e estruturada.
As entrevistas de livre estruturação são caracterizadas pelo protagonismo do examinando durante a entrevista, o objetivo desse tipo de entrevista é identificar na narrativa espontânea e autodiretiva do examinando caraterísticas de seu funcionamento e demandas proeminentes.
Entrevistas semiestruturadas são caracterizadas pelo protagonismo compartilhado entre o entrevistador e o examinando. Trata-se de uma técnica para coleta de informações previamente estabelecida pelo avaliador,ex: anamnese, historia clinica, exame de estado mental ,entre outros...
Entrevista estruturada caratecrizada por um roteiro fixo de perguntas,cuja respostas devem ser codificadas e computadas posteriormente,o foco desse tipo de entrevista é codificar as respostas do examinando da melhor forma possível para se conseguir compara-las a amostras de normatização ou sistemas pradonizados. Um exemplo é a Structured Clinical Interview for DSM-IV-TR Axis I (SCID-I) (First, Spitzer, Gibbon, £ Williams, 1997ª).
TABELA 23.1
OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO
O reconhecimento de traços e característica da personalidade pode ser feito também por meio da observação direta do comportamento ( Goldfried e Kent, 1972). No setting clinico, o examinador provavelmente notara facilidade do examinando em falar de si e de suas experiências emocionais, expressividade emocional e reatividade emocional aos estímulos da sessão clinica. No ambiente natural, poderá observar frequentes aproximações do avaliando a outras pessoas, além de comportamentos gregários, chamando a atenção dos outros para si.
O método de observação do comportamento pode ser empregado de duas formas sistemática ou assistemática ( Ferreira e Mousquer,2004).
A observação assistemática é caracterizada pela falta de estruturação previa. Tende a ser mais bem empregada em contextos naturalísticos e não tem qualquer tipo de scripta priori. A finalidade desse modelo de observação é identificar o que o fenômeno observação apresenta por si mesmo, sem uma busca ativa por determinados aspectos predefinidos.
A observação sistemática é caracterizada pelo controle e planejamento. O observador estabelece de antemão o fenômeno a ser observado, assim como a sistematização de registro e codificação do que deve ser observado.Esse método pode ser empregado em ambos os contextos: naturalístico e laboaratorial.tem como objetivos: representar qualitativamente,por meio da descrição dos fenômenos observados,quantificar e comparar os dados observados e codificados com outras variaveia e/ou casos.
 TABELA 23.2
Alguns métodos utilizados como: Q-Sort de codificação da observação.O Shedler-Westen assessmentProcedure-200 (SWAP-200) (Westen e Shedler,1999ª,1999b) foi desenvolvido sobre esse paradigma e tem se mostrado um excelente instrumento de diagnostico de TP e de descrição de traços da personalidade ( Marin-Avellan,McGauley,Campbell,e Fonagy,2005;Westen e Shedler,2007).e tantos outros instrumentos...
Testes psicológicos: ferramentas disponível para o psicólogo avaliar diversas características e traços de personalidade. Uma busca realizada no inicio do ano de 2015 no sistema de avaliação dos testes psicológicos (Satepsi) indicou que estão disponíveis 16 testes para avaliação de característica de personalidade no psicodiagnóstico.
TABELA 23.3
Existem diferentes modelos e teorias de testes para diferentes públicos ( crianças, adolescentes e adultos). Alguns avaliam traços gerais da personalidade e outros aspectos específicos. Alguns desses modelos são: (NEO-PI-R; NEO-FFI); Flores-Mendonza, 2008; (EFN); hutz e Nunes, 2001; (BFP; Nunes, Hutz, e Nunes, 2010; (EFEx; EFS); Nunes e Hutz, 2007, 2007b) mensuram os principais traços da personalidade e seus componentes específicos:neuroticismo, extroversão, sociabilidade,realização e abertura.
O inventario Fatorial de Personalidade (IFP- II) ( Leme et al., 2013) é baseado na teoria das motivações de murray e oferece uma estimativa de 13 necessidades psicológicas básicas: assistência , intracepção, afago, autonimia,deferência,afiliação,dominância,desempenho,exibição,agressão,ordem,persistência e mudança.
A Escala de Personalidade de Comrey( CPS) ( Costa,2009) é um teste baseado na teoria dos traços e fatores. O psicólogo tem uma estimativa de oito traços da personalidade: confiança vs. Atitude defensiva,ordem vs. Falta de compulsão,conformidade social vs.rebeldia,atividade vs.falta de energia,estabilidade vs.instabilidade emocional, extroversão vs.introversão,masculinidade vs.feminilidade e empatia.
O QUATI ( Zacharias,2003) é um instrumento baseado na teoria tipológica de Jung. Por meio dele, é possível identificar o perfil do examinando, em uma gama de 16 perfis: atitude (introversão vs. Extroversão) funções perceptivas (sensação vs.intuição) entre outros.
Outros testes psicológicos estão sendo adaptados e desenvolvidos no Brasil para avaliação da personalidade normal e patológica.
TECNICAS PROJETIVAS E EXPRESSIVAS, de acordo com Bunchaft (1995, p.22), as técnicas projetivas podem ser caracterizadas pela apresentação ao sujeito de um material estimulo ambíguo e implicam uma liberdade de pensamentos e ação, objetivando abolir os critérios externos quanto ao valor das respostas evocadas.
As técnicas expressivas podem ser definidas como aquelas que investigam características de personalidade através dos padrões dos movimentos e ritmos corporais (Pinto, 2014, p.147). Uma busca no Satepsi indicou que, no inicio de 2015, estavam disponíveis 11 tecnicas projetivas para avaliação da personalidade. Uma técnica esta aprovada pelo Satepsi, o teste de conto de fada (FTT), mas não estar disponível para ser comercializada.
TABELA 23.4
Os métodos projetivos e expressivos disponíveis no mercado permitem uma avaliação do funcionamento e da dinâmica da personalidade em diferentes níveis, são exemplos o teste pirâmides colorida de Pfister (TPC) e o teste de fotos de profissão (BBT-Br). No TPC (Villemor-Amaral, 2012,2014), o sujeito deve selecionar as cores de sua preferencia e organiza-las em uma estrutura de pirâmide.
No BBT-Br (Jaquimin,2000;Jacquimin et al.,2006) o sujeito deve classificar um conjunto de 96 fotos de atividades ocupacionais em três grupos: as que gosta, aquelas a que é indiferente e as que não gosta.

Outros materiais