Buscar

FISICA - TAREFA DE REPOSIÇÃO 05 10

Prévia do material em texto

ETEC 097
FÍSICA
PROF. DENIS 
ALUNAS: BIANCA GONÇALVES DOS SANTOS
 FERNANDA PEREIRA DE OLIVEIRA
 ISADORA ANDREAZI NUNESTAREFA DE REPOSIÇÃO (05/10) - PESQUISA SOBRE AMPÈRE, COULOMB E JOULE.
· André-Marie Ampère
André-Marie Ampère nasceu em Lyon, França, no dia 20 de janeiro de 1775. Filho de um intelectual comerciante, muito novo, antes de ler e escrever, já resolvia problemas aritméticos, isso porque seu pai foi o principal incentivador de seus estudos, uma vez que o mesmo criou uma biblioteca particular para o filho, ensinou o latim e o apresentou à importantes obras escritas na língua. Mas por causa da perca de seu pai, e de sua esposa, Ampère acabou se aproximando ainda mais da vida científica. 
Ele partiu das experiências feitas por Hans Christian Oersted sobre o efeito magnético da corrente elétrica, e a partir disso, conseguiu estruturar e criar a teoria que possibilitou a construção de um grande número de aparelhos eletromagnéticos. Além disso, descobriu as leis que regem as atrações e repulsões das correntes elétricas entre si. 
Em 1823, André-Marie Ampère apresentou à Academia de Ciências de Paris, o resultado de suas primeiras pesquisas sobre eletricidade e magnetismo, sendo esta sua principal descoberta no ramo da física. Ele realizou uma experiência na qual colocou paralelamente um ao outro, dois condutores metálicos. Quando ele ligava ambos os condutores e baterias voltaicas, o condutor móvel se aproximava do fixo, ou dele se afastava, conforme o sentido da corrente em cada um deles. Quando as correntes tinham o mesmo sentido, os condutores se atraíam mutuamente. Quando tinham sentidos opostos, os condutores se repeliam. Assim, no ano de 1826, ele publicou sua obra intitulada de “Teoria dos Fenômenos Eletrodinâmicos”, baseado na experiência dos fios condutores, estabelecendo assim, as bases científicas do eletromagnetismo. 
Sendo assim, André-Marie Ampère é o verdadeiro criar da teoria que tornou possível construir uma série de aparelhos eletromagnéticos que conhecemos nos dias de hoje. Ele descobriu, também, que as leis de repulsão e atração que ocorrem entre as correntes elétricas, o que possibilitou desenvolver, além do eletroímã, o primeiro telégrafo elétrico e um galvanômetro.
Para homenageá-lo, o nome de Ampère foi atribuído à unidade de medida que mede a própria intensidade de correntes elétricas.
· Charles Augustin de Coulomb
Coulomb nasceu em 14 de junho de 1736, na França, filho de pais bem sucedidos, vindos de uma família aristocrata, estudou engenharia e ingressou para o exército, onde conseguiu aplicar seus conhecimentos de mecânica à construção de balanças de torção.
Ele sempre se interessou pelas pesquisas de Joseph Priestley, que estudava a repulsão entre cargas elétricas e, por causa de concurso feito pela academia de Ciências da França para a fabricação de agulhas imantadas, ele decidiu estudar sobre. Assim, Coulomb desenvolveu a balança de torção, um aparato que consistia em uma haste suspensa por um fio, com duas esferas metálicas em suas pontas e servia para avaliar a força magnética entre barras imantadas. 
Após diversas medidas muito precisas feitas com sua balança de torção, Coulomb foi capaz de determinar que a força elétrica exercida entre cargas era inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separava, sendo capaz de determinar a lei conhecida como lei de Coulomb, sendo essa sua principal contribuição.
Lei de Coulomb:
1. Permite calcular a força elétrica entre dois corpos carregados 
1. Existe uma força de atração ou de repulsão entre os dois corpos carregados 
1. Diretamente proporcional ao modulo de cargas 
1. Inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas 
1. A grande vetorial (tem modulo, direção e sentido) é, portanto, definida pela Lei de Coulomb.
Unidades na Lei de Coulomb 
· F – Força entre as cargas em N – Newtons 
· d – Distância entre as cargas em m – Metros 
· Q – Módulo das cargas em c – Coulomb 
· Cargas de sinal igual – Repulsão 
· Cargas de sinais diferentes – Atração 
· James Prescott Joule
Físico britânico, James Joule, nasceu em 24 de dezembro de 1818 em Salford. Filho de um importante cervejeiro, tinha uma boa condição de vida, e por isso recebeu educação através de aulas particulares. Desde cedo teve contato com pessoas importantes, uma delas foi John Dalton que lhe ensinou matemática e ciências.
A experiência mais famosa de Joule foi a que demonstrou a transformação de energia mecânica em calor. Embora os cientistas concordassem que o movimento mecânico podia ser transformado em calor, eles não conheciam o fator de conversão. Porém, o experimento de Joule provou que a energia mecânica poderia ser convertida em calor, e com seus estudos ele ajudou na determinação da formulação da Primeira lei da termodinâmica 
· Efeito joule: Foi uma descoberta com estudos relacionados a corrente elétrica, esse efeito mostra que o calor gerado pela passagem da corrente elétrica depende dela mesmo, da resistência do resistor e do tempo. A fórmula para isso é: 
 
 Sendo: Q= Quantidade de calor gerada 
 I= Corrente elétrica
 R= Resistencia elétrica
 Δt= Variação do tempo
· Lei de Joule para os gases perfeitos: essa lei determinou a relação entre a energia interna de um gás e a sua variação de temperatura. A fórmula para a lei é:
 Sendo: = Variação da energia interna
 N= Número de mol
 R= Constante universal dos gases
 T= Temperatura 
· Unidade Joule: Foi uma homenagem após a morte de James Joule, a unidade de medida para energia e trabalho foi determinada como ‘’Joule’’ pelo sistema internacional de unidades. É definida como newton vezes metro (N.m) ou watt vezes segundo (W.s).