Buscar

Fontes do Direito Penal - Prof

Prévia do material em texto

Fontes do direito penal
· Conceito: 
É a origem e como as fontes de Direito Penal se manifestam.
· Fontes materiais: a união é responsável por desenvolver a questão material -> Substanciais de produção.
· Fonte Formal: é o modo como o Direito penal se manifesta.
Fonte forma imediata: lei e a súmula vinculante por ter força de lei também é uma fonte imediata, cuja somente pode ser criada pelo STF. 
Fonte formal mediata: a Constituição Federal é uma fonte mediata para que criminalize algumas condutas e recrudesça algumas situações.
Costumes
· Quanto ao resultado: 
· Declaratória: você não restringe, nem aplica, mas simplesmente informa na declaração qual a vontade da lei.
· Restritiva: quando a lei diz mais do que queria dizer e vai ser necessário nesse caso restringir o alcance da norma. 
· Extensiva: a lei disse menos do que queria dizer e é necessário estender o alcance da norma. EX: a constituição federal diz que não cabe prisão perpetua, para a pena
· Interpretação analógica: é uma forma de interpretar em que o próprio legislador utiliza clausulas exemplificativas seguidas de uma clausula genérica para poder abranger situações expressamente não previstas em lei, justamente porque o legislador não tem como prever tudo. Ex: matar alguém, art. 121. § 2°:Qualificado 
I) Mediante paga ou promessa de recompensa ou qualquer outro motivo torpe.
· Duvidas em matéria de interpretação: a constituição federal é o nosso norte e se temos dúvidas vamos buscar uma interpretação constitucional, para além disso se tenho possibilidade de interpretar uma norma favorável o desfavorável ao réu busca-se sempre interpretar de forma favorável ao réu, ou seja, se essa dúvida interpretativa se deve sempre buscar a forma a favor do réu. 
· Analogia: a analogia não é forma de interpretar/interpretação, é uma forma de integração da norma, vamos integrar a norma. Na analogia não se vai interpretar uma norma porque tem lacunas. A analogia é justamente integrar a norma, aplicando a norma que tem previsão legal ao fato que não tem a mesma previsão. Ex: a lei incluiu a homofobia na mesma lei do racismo (analogia in malam partem), porque ocorreu a omissão do legislativo e equipararam o que não equiparação.
· Analogia in bonam partem x Analogia in malam partem
· Similitude fática:
 EX: racismo e homofobia
· Lacuna legislativa: 
se tem uma lei com lacuna o congresso tem que se movimentar para resolver isso
· Benefício ao réu: 
· Medida criminal: 
No código acredita que determinadas situações, como situações familiares que ocorreu uma situação sem grave ameaça é melhor que a família se resolva entre si.
· Da normal penal
· Classificação das normas penais:
· Incriminadoras: as normas incriminadoras são aquelas que descrevem a conduta delituosa e preveem a respectiva sanção, que diz o que não se deve fazer ou que fazer em forma de sanção. É a norma penal por excelência. Norma incriminadora começa no art. 121.
· Preceito primário e secundário:
· Preceito primário: É a norma incriminadora, se constitui na descrição de uma conduta delituosa, a parte penal que descreve a conduta delituosa, aquilo que não deve ser feito. Art. 121: matar alguém 
· Preceito secundário: É o que prevê a sanção, é a consequência daquilo que está escrito como conduta delituosa da norma. 
· Não incriminadoras (justificantes e exculpantes): São aquelas que não tipificam condutas. Elas regulam a aplicação do Direito Penal de alguma forma. A parte geral do Código Penal é composta por normas não incriminadoras. Elas podem ser de vários tipos e a primeira classificação é a norma permissiva 
I) Permissivas: é aquela que permite/autoriza a prática de determinadas condutas. Elas não vão tipificar conduta nenhuma, não criminalizar, vão permitir que determinadas condutas sejam práticas. (excluir a ilicitude)
II) Justificantes: vão excluir a ilicitude do fato, como por exemplo a norma que prevê a legitima defesa.
III) Exculpantes: para que alguém seja condenado efetivamente é necessário que ela tenha feito um fato típico e que esse fato típico seja ilícito e a consequência é que ele seja culpável. (exclusão da culpabilidade)
· Interpretativas: são aquelas que trazem conceitos para determinar o tipo penal (art.327)]
· Complementares: são normas que ajudam na aplicação do direito e fazem a delimitação do direito. Art. 5° do código penal. 
· Integrativas (ou de extensão): aquelas que servem para integrar o ordenamento jurídico. Norma do art. 29
· Completas (perfeitas): as normas completas o ideal é que elas não dependem de nenhum tipo de complementação. O ideal é que as normas incriminadoras sejam completas. Ex: matar alguém, porque só lendo o dispositivo você já sabe.

Continue navegando