Buscar

ciencias_ensino_fundaental

Prévia do material em texto

Pergunta 1
3 / 3 pts
Leia o fragmento a seguir. “O filho de José tem 6 anos e é surdo. Seu pai não sabe se poderá matriculá-lo em uma escola regular de seu bairro”. Sobre a situação narrada, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), analise as afirmativas a seguir.
I. O ECA estabelece que as crianças com deficiência devem ser matriculadas exclusivamente em escolas especializadas.
II. O ECA assegura o atendimento das crianças com deficiência preferencialmente na rede regular de ensino.
III. O ECA deixa a cargo de cada escola definir sobre o atendimento às crianças com deficiência.
Está correto o que se afirma em (FGV/2017):
  
I e II, apenas.
 
  
I, apenas.
 
  
III, apenas.
 
  
II e III, apenas.
 
  
II, apenas.
 
 
Pergunta 2
3 / 3 pts
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069/1990) prevê normas relativas ao direito à profissionalização e à proteção no trabalho, entre as quais (Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: TRT - 15ª Região (SP) Prova: FCC - 2018 - TRT - 15ª Região (SP) - Analista Judiciário - Área Judiciária):
  
A formação técnico-profissional obedecerá aos seguintes princípios: garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular; atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente; horário especial para o exercício das atividades.
 
  
No trabalho educativo o adolescente não pode receber qualquer valor a título de remuneração pelo trabalho efetuado ou pela participação na venda dos produtos de seu trabalho, sob pena de desvirtuamento da finalidade e descaracterização do trabalho educativo.
 
  
O programa social que tenha por base o trabalho educativo, sob responsabilidade de entidade governamental ou não governamental com fins lucrativos, deverá assegurar ao adolescente que dele participe condições de capacitação para o exercício de atividade regular remunerada.
 
  
Ao adolescente até dezesseis anos de idade é assegurada bolsa de aprendizagem, após o que, na condição de aprendiz, passa a receber salário.
 
  
Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não governamental, é vedado trabalho noturno, realizado entre as vinte horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte.
 
 
Pergunta 3
3 / 3 pts
Leia o texto a seguir. “Luiza é professora do 1º. ano do ensino fundamental e um de seus alunos está faltando às aulas há mais de 40 dias. A professora e a secretária da escola já tentaram fazer contato telefônico diversas vezes com a família, mandaram recados e até enviaram um mensageiro à casa da criança, mas não obtiveram retorno.”
Na situação acima, a Direção Escolar deve (FGV/2017)
  
cancelar a matrícula da criança, uma vez que se esgotaram os recursos escolares.
 
  
comunicar o fato ao Conselho Tutelar.
 
  
insistir em contatar os pais, uma vez que o fato é uma questão familiar.
 
  
solicitar a ajuda da polícia, a fim de punir os pais ou responsáveis.
 
  
aguardar o final do ano letivo para decidir a providência a ser tomada.
 
 
Pergunta 4
3 / 3 pts
Entre as garantias de prioridade estabelecidas expressamente pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (art. 4º, parágrafo único, da Lei n. 8.069/90), não há previsão de (Ano: 2019 Banca: MPE-PR Órgão: MPE-PR Prova: MPE-PR - 2019 - MPE-PR - Promotor Substituto):
  
Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
 
  
Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
 
  
Viabilização prioritária de formas alternativas de participação, ocupação e convívio com as demais gerações.
 
  
Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
 
  
Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
 
 
Pergunta 5
3 / 3 pts
De acordo com o disposto no artigo 56 do Estatuto da Criança e do Adolescente, os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar (Ano: 2018 Banca: SUGEP - UFRPE Órgão: UFRPE Prova: SUGEP - UFRPE - 2018 - UFRPE - Assistente Social):
  
Violência entre alunos em caso de agressão física.
 
  
Atos infracionais cometidos por adolescentes dentro da escola.
 
  
Agressão aos professores e demais funcionários.
 
  
Maus tratos envolvendo seus alunos.
 
  
Vandalismo ao patrimônio público ou particular.
 
 
Pergunta 6
3 / 3 pts
De acordo com o ECA, é obrigação e compete aos pais ou responsáveis, respectivamente (Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: Prefeitura de Macapá - AP Prova: FCC - 2018 - Prefeitura de Macapá - AP - Nutricionista - Edital nº 03),
  
Auxiliar os filhos nas pesquisas e exercícios escolares e levá-los a atividades culturais e esportivas.
 
  
Zelar pelo bom desempenho dos estudos na escola e garantir um bom comportamento em sala de aula.
 
  
Matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino e zelar, junto ao poder público, pela frequência à escola.
 
  
Ensinar o filho a cuidar do material escolar e manter sua higiene pessoal.
 
  
Garantir os estudos dos filhos, responsabilizando-se pelos encaminhamentos da lição de casa.
 
 
Pergunta 7
3 / 3 pts
A respeito das regras de trabalho previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente é correto afirmar (Ano: 2018 Banca: UERR Órgão: SETRABES Prova: UERR - 2018 - SETRABES - Agente Sócio Orientador):
  
Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho noturno, realizado entre as vinte horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte.
 
  
Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho noturno, realizado entre as vinte e duas horas de um dia e as seis horas do dia seguinte.
 
  
Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho noturno, realizado entre as dezoito horas de um dia e as seis horas do dia seguinte.
 
  
Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho noturno, realizado entre as vinte e duas horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte.
 
  
Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho noturno, realizado entre as vinte horas de um dia e as seis horas do dia seguinte.
 
 
Pergunta 8
3 / 3 pts
A criança e o adolescente são considerados pessoas em desenvolvimento e têm garantido em Lei (8.069/00) seu direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, sendo-lhes asseguradas todas as condições abaixo, "EXCETO" (Ano: 2018 Banca: Instituto Acesso Órgão: SEDUC-AM Prova: Instituto Acesso - 2018 - SEDUC-AM - Assistente Social):
  
Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
 
  
Direito de organização e participação em entidades estudantis.
 
  
Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, em especial no ensino regular básico.
 
  
Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
 
  
Direito de ser respeitado por seus educadores.
 
 
Pergunta 9
3 / 3 pts
“Maria tem um filho que acaba de completar 13 anos. Sua tia comentou que, agora, ele não é mais criança...” O comentário em destaque, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, está (FGV/2017) 
  
incorreto, porque o filho de Maria ainda é criança.
 
  
correto, pois o filho de Maria agora é considerado adolescente.
 
  
incorreto, porque apresenta uma temática que não é abordada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
 
  
correto, porque essa definição é feita por cada família.
 
  
correto, pois o filho de Maria agora é considerado jovem.
 
 
Pergunta 10
3 / 3 pts
No que se refere aos direitos fundamentais do adolescente, assinale a alternativacorreta de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/1990 e suas alterações) (FUNIVERSA – 2016):
  
Considera-se adolescente a pessoa entre catorze e dezoito anos de idade.
 
  
A tutela será deferida a adolescente que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiver o necessário discernimento para os atos da vida civil ou que, por outra causa duradoura, não puder exprimir a sua vontade.
 
  
O direito do adolescente à dignidade deve ser assegurado com exclusividade pelo Estado e pela família.
 
  
A colocação do adolescente em família substituta será precedida de sua preparação gradativa e terá acompanhamento posterior, realizados por equipe interprofissional a serviço da justiça da infância e da juventude.
 
  
A inclusão do adolescente em programas de acolhimento institucional terá preferência a seu acolhimento familiar, desde que no município não existam interessados na sua adoção.

Continue navegando