Buscar

Atividade de Estudo 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade de Estudo 3
 Manutenção Industrial
	Nome: 
	RA: 
Questão 1
Para o pilar da Manutenção Autônoma o 5S esta relacionado principalmente com os sentidos de padronização e limpeza, pois neste pilar há a elaboração de padrões e procedimentos e com o pilar limpeza e inspeção, padrões provisórios de limpeza e medidas contra fontes de sujeiras e locais de difícil acesso.
Para o pilar Manutenção Planejada o 5S esta relacionado principalmente com o sentido de autodisciplina, com a verificação se está tudo o lugar, se as oficinas e equipamentos estão em boas condições de limpeza e conservação e se as ações de inspeção estão sendo realizadas correta e sistematicamente, pois este pilar tem como foco garantir a confiabilidade e a disponibilidade dos equipamentos.
Para o pilar Educação e Treinamento o 5S esta relacionado principalmente com o sentido da autodisciplina, com inspeções sistemáticas e conferencias via chacklist formais, pois o pilar parte do conceito médico – enfermeiro, no qual o médico seria o manutentor, e o enfermeiro, o operador, fazendo acompanhamento e cuidados básicos com o paciente, o equipamento.
Para o pilar Controle Inicial o 5S está relacionado principalmente com os sentidos de organização e arrumação, pois o pilar inicia estudos para aquisição de um determinado ativo, em que as áreas envolvidas se preocupe com a manutenção, isto inclui itens sobressalentes e facilidades de acesso.
Para o pilar Segurança, Saúde e Meio Ambiente o 5S esta relacionado principalmente com os sentidos de padronização e autodisciplina, com normas padrão de arrumação e verificações se tudo esta no lugar e inspeções sistemáticas, pois o pilar te como objetivo proporcionar um sistema que busca a preservação da saúde e bem-estar dos colaboradores o conceito de acidente zero.
Para o pilar da Melhoria Focada o 5S está relacionado principalmente com os sentidos de padronização e autodisciplina, pois este pilar tem como medicas a estruturação das condições básicas para a operação (limpeza, asseio), e obediência as condições de uso.
 Para o pilar da Qualidade na Manutenção o 5S está relacionado principalmente com o pilar de autodisciplina, verificando as condições de equipamentos, pois o pilar baseia-se no conceito de que os equipamentos em perfeitas condições mantêm a perfeita qualidade dos produtos.
 A Ferramenta 5S é muito importante para a implementações de metodologias que auxiliam no processo, pois possuem suas fazes que são completas e se encaixam em todos os processos, principalmente na áreas da limpeza e organização. Sua não implantação acarreta em vários prejuízos, como a falta de padrões de limpeza, a falta de uma verificação das sistemáticas de funcionamento, ausência de definição de o que é arrumado e quando estará arrumado e a separação de objetos úteis e inúteis. 
QUESTÃO 2
	Tempo Disponível
	
	As seis grandes perdas
	Tempo Operacional Disponível
	
	1. Quebras
2. Mudanças de linha
	Tempo de operação
	
	3. Operações em vazio/pequenas paradas
4. Velocidade reduzida
	Tempo útil
	
	5. Defeitos de produção
6. Queda no rendimento
	
	
	
O OEE é um indicador robusto que mostra com clareza o rendimento global do processo, integrando todas as possíveis influências na eficiência do equipamento, tornando visíveis as perdas e as suas respectivas causas.
Questão 3
	Disponibilidade
	Performance
	Qualidade
	83,5%
	94%
	98%
A empresa deve concentrar seus esforços na disponibilidade, pois de todo o seu tempo disponível, somente aproximadamente 83,% é o tempo de operação, mostrado que possui muitas paradas, ou por falhas ou por manutenções. Para se atingir a meta de OEE de 85%, a Disponibilidade tem que ser melhorada para 92,2%.
Questão 4
Para as boas práticas de manutenção um dos pilares do TPM é a manutenção autônoma com os pontos mais relevantes na capacitação dos operadores para a execução de pequenos reparos e inspeções, atuando como manutentores de primeiro escalão e assim atenuar as solicitações da equipe de manutenção que fica dedicada a atendimentos mais complexos, e o pilar de manutenção planejada que fornece um maior controle das paradas programadas, implementando atividades de planejamento e controle de manutenção, possibilitando que a maioria das paradas seja feita de forma estratégica, não onerando a planta.
Já para as boas praticas de manutenção um dos pilares do TPM é Educação e Treinamento, pelo qual possibilita desenvolver habilidades e conhecimentos para as equipes de manutenção e operação, treinando os operadores para os cuidados básicos com os equipamentos, operando assim com maior segurança e qualidade, e o pilar Melhorias Específicas que as principais medidas de estruturação das condições básicas para operação, obediências ás condições de uso, correção de pontos falhos decorrentes de projeto e incrementação da capacidade técnica.
Questão 5
È possível, como a empresa opera apenas com um turno de 8 horas por dias durante o mês, o tempo total de disponibilidade é de 240h.
Para o OEE de 85%, o Índice de Disponibilidade deve ser de aproximadamente 91,34%, o que significa um tempo em operação de no mínimo 219,2 horas mensais, com paradas de no máximo 20,8 horas no mês.
OEE =ÍNDICE DE DISPONIBILIDADE X ÍNDICE DE PERFORMACE X ÍNDICE DE QUALIDADE
85%=ID X 94% X 99%
ID=91,34%
TEMPO DISPONÍVEL = 240 (8 HORAS DIÁRAS EM 30 DIAS)
ID=TEMPO EM OPERAÇÃO – PARADAS / TEMPO DISPONÍVEL
91,34%=TEMPO DE OPERAÇÃO – PARADAS / 240
219,2 = TEMPO DE OPERAÇÃO – PARADAS
PARADAS = 20,8 HORAS
TEMPO EM OPERAÇÃO = 219,2 HORAS

Outros materiais