Buscar

Questionários imuno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário Imunologia Veterinária
1 - Diferencie sucintamente imunidade inata ou natural da imunidade específica ou adquirida, indicando quais células participam de cada uma: 
Resposta: A resposta inata é o qual o indivíduo já nasce com ele, faz parte do processo inflamatório, não possui memoria imunológica, não depende do antígeno e tem pouca especificidade. As células que atuam são as células fagocitárias e inflamatórias (neutrófilos, monócitos, macrófagos, mastócitos), células citotóxicas (natural killer) e proteínas do sistema complemento.
Já a imunidade adquirida é dividida em humoral e celular, possui memoria imunológica, depende do antígeno e tem muita especificidade. As células que participam são as do linfócito B (anticorpos) e T (citotoxicidade)
2 - A alergia é uma hipersensibilidade desenvolvida em relação a determinadas substâncias, os alergênicos, que são reconhecidas por um tipo especial de anticorpo. A reação alérgica ocorre quando as moléculas do alergênico: 
A. Ligam-se a moléculas do anticorpo presas à membrana dos mastócitos, que reagem liberando histaminas. 
B. Desencadeiam, nos gânglios linfáticos, uma grande proliferação de linfócitos específicos. 
C. São reconhecidas pelas células de memória, que se reproduzem e fabricam grande quantidade de histaminas. 
D. Ligam-se aos anticorpos e migram para os órgãos imunitários primários onde são destruídas. 
E. São fagocitadas pelos mastócitos e estimulam a fabricação das interleucinas. 
3 - O que são antígenos? 
Resposta: É qualquer substancia reconhecida como estranha que penetra no organismo e tem capacidade de desencadear o sistema imune e consequentemente produzir células de memória e anticorpos para combate-la no próximo contato. Se ligam especificamente a anticorpos para serem destruídos
4 - O que é opsonização? Cite as principais opsoninas envolvidas na resposta imune humoral. 
Resposta: É um processo que facilita a ação do sistema imune que fixa opsoninas ou fragmento do complemento na superfície bacteriana, permitindo a fagocitose dos patógenos. Os anticorpos do isotipo IgG recobrem (opsonisam) os microrganismos e promovem a sua fagocitose pela ligação aos receptores Fc nos fagócitos. As substancias que desempenham essa função são anticorpos e proteínas do complemento.
5 - O que são anticorpos neutralizantes? Quais suas funções? 
Resposta: São anticorpos que recobrem especificamente os antígenos microbianos, se ligando a ele através da fração Fab ficando todo revestido pelo anticorpo e assim não conseguindo se fixar na célula, neutralizando a infecciosidade e marcando-o para a eliminação pelos vários mecanismos efetores.
6 - O que são complexos imunes? 
Resposta: são formados quando os linfócitos B aumentam a produção de anticorpos contra um determinado antígeno ou quando há excesso de antígenos
7 - Quais as principais classes de imunoglobulinas e suas principais funções? 
Resposta: IgA fornece proteção contra organismos que invadem as mucosas e a penetração de toxinas nas células epiteliais
IgG fornece imunidade a longo prazo, único que atravessa a placenta e fornece ao recém-nascido a imunidade que vai durar meses. Fazem fagocitose pelas células do sistema imune, ativação da via clássica do sistema complemento, neutraliza toxinas e está associados as reações de hipersensibilidade tipo II e III
IgM primeira produzida em resposta a um antígeno, não fornece imunidade a longo prazo, desencadeia o sistema complemento
IgE está envolvida nas reações alérgicas e nas infecções parasitarias, se ligando aos eosinófilos e mastócitos
IgD é acompanhada com a IgM na superfície dos linfócitos B maduros, sinalizando que migraram da medula óssea para os tecidos linfoides periféricos e estão ativos.
8 - Correlacione a coluna: (0,25 cada) 
	Elisa Acioli
(A) Hipersensibilidade do Tipo IV 
(B) Hipersensibilidade do Tipo II 
(C) Hipersensibilidade do Tipo III 
(D) Hipersensibilidade do Tipo I 
(B) Citotóxica mediada por anticorpo
(D) Mediada por IgE
(A) Mediada por células T
(C) Mediada por imunocomplexo
9 - O que são padrões moleculares associados a Patógenos (PAMPs)? 
Resposta: são moléculas altamente conservadas encontradas em muitos microrganismos diferentes, que são reconhecidos por receptores (tipo Toll) presentes nas superfícies celulares, que reconhecem padrões que leva a ativação da resposta imune inata, gerando o processo inflamatório. As células mais importantes são os macrófagos, células dendriticas e mastócitos.
10 - As reações de hipersensibilidade, como classificadas por Gell e Coombs são de Tipo I (mediada por IgE), Tipo II (citotóxica mediada por anticorpo), Tipo III (mediada por; imunocomplexo) e Tipo IV (mediada por células T). A penicilina é capaz de induzir reação de qual tipo, explique: 
Resposta: é capaz de induzir a reação de hipersensibilidade Tipo II, pois podem se ligar a proteínas de superfície de hemácias e iniciarem a formação de anticorpos (como IgG), resultando em hemólise.
11 - Qual das seguintes características é própria das reações de hipersensibilidade imediata e NÃO é própria das reações de hipersensibilidade retardada? 
A. Pode ser transferida por linfócitos. 
B. Existem edema, dilatação vascular e contração de músculo liso. 
C. Existem infiltrados celulares perivasculares com edema. 
D. As citocinas são os principais mediadores. 
12 - Qual dos seguintes mediadores é o mais abundante nos mastócitos? (0,5) 
A. Triptase. 
B. Heparina. 
C. Histamina. 
D. Prostaglandina 
13 - Assinale a reação que é iniciada pela interação das membranas celulares com anticorpos de classe IgG ou IgM, mas não com anticorpos de classe IgE: 
A. Doença do soro 
B. Reação de Arthus 
C. Reação de hipersensibilidade tipo II 
D. Reação de hipersensibilidade tipo IV 
14 - Explique o mecanismo de hipersensibilidade do tipo I.
Resposta: resultam da síntese do IgE especifica contra alergenos introduzidos no organismo. 
O 1º contato- o alergeno consegue ultrapassar barreiras físicas, químicas e mecânicas da resposta inata, entrando no organismo e sendo reconhecido com estranho. Esse alergeno é fagocitado por uma células apresentadora de antígeno (APC) que processa- o e quebra em pequenos pedaços (peptídeos). Os peptídeos vão ser apresentados via sistema MHC aos linfócitos T CD4 (possuem receptores na sua membrana que reconhecem esses peptídeos), que se ativam e liberam citocinas (interleucina 4 e a interleucina 13), essas citocinas atuam sobre os linfócitos B fazendo com que eles sintetizem e secretem a IgE que foi produzida especificamente para esse alergeno. 
A IgE que foi produzida tem receptores de alta afinidade (Fce; FceRI) que se liga a membrana dos mastócitos, que reveste esse mastócito e o sensibilizando.
No 1º contato não acontece nenhuma reação ao alergeno, apenas após o 2º contato
No 2º contato, vai ter interação com esse alergeno que conseguiu penetrar no organismo, vai ser reconhecido pela IgE que está ligada a membrana do mastócito/ basófilo, se ativando e liberando mediadores (pré-formados: histamina; neoformados: prostaglandina e leucotrienos) na circulação. Quando esses mediadores são liberados desencadeiam toda a sintomatologia clínica da alergia.
Segundo Questionário
1- Defina antígeno: 
Resposta: É qualquer estrutura molecular que interage com um anticorpo, penetrando no organismo e a tem capacidade de desencadear o sistema imune e consequentemente produzir células de memória e anticorpos para combate-la no próximo contato.
2- Defina anticorpo:
Resposta: São proteínas que tem a função de defesa e são produzidos para um antígeno específico, impedindo que patógenos colonizem as células e tecidos 
3- O que é imunogenicidade? 
Resposta: É a capacidade que uma substancia tem de induzir e reagir com produtos de uma resposta imune, ou seja, antígeno que consegue estimular a produção de anticorpos
4- O que é antigenicidade?
Resposta: É a capacidade que uma substancia tem de se ligar a um dos componentes do sistema imune
5- Oque são haptenos? De exemplo:
Resposta: É uma substancia que possui antigenicidade mas não possui imunogenicidade. São pequenas moléculas que sozinhas não induzem uma resposta imune, tendo que se ligar a uma proteína para que consiga desencadear uma resposta imunológica. Exemplo: Penicilina 
 
6- O que são epítopos?
Resposta: É a porção exata do antígeno que é reconhecida pelos anticorpos e TcR
 
7- O que são adjuvantes e qual sua importância?
Resposta: São substancias que podem aumentar a resposta imune a um imunógeno, é importante pois é utilizado em vacinas
 
8- Qual a importância dos anticorpos na resposta imune?
Resposta: É importante para a defesa contra microrganismos extracelulares e suas toxinas, sem ele o organismo fica mais suscetível a infecções, eles neutralizam, revestem e eliminam esses patógenos da circulação, além de ativação do sistema complemento. São usados para diagnostico/monitoramento de uma doença e conjunto de anticorpos administrados passivamente para a terapia/proteção do hospedeiro
 
9- Quais as classes de anticorpos? Explique suas funções:
Resposta: IgA fornece proteção contra organismos que invadem as mucosas e a penetração de toxinas nas células epiteliais, não fixa complemento, neutraliza vírus e bactericida contra gram-negativa na presença de lisozima. 2ª mais abundante no soro
IgG fornece imunidade a longo prazo, único que atravessa a placenta e fornece ao recém-nascido a imunidade que vai durar meses. Fazem fagocitose pelas células do sistema imune, ativação da via clássica do sistema complemento, neutraliza toxinas e está associados as reações de hipersensibilidade tipo II e III, neutraliza toxinas e vírus, opsonina, principal Ig dos espaços extra vasculares e é o mais abundante
IgM primeira produzida em resposta a um antígeno, não fornece imunidade a longo prazo, desencadeia o sistema complemento, resposta primaria, sintetizada a partir do 5º mês de vida fetal, não neutraliza vírus ou toxinas e seus níveis elevados indicam infecções recentes ou uma exposição recente do antígeno.
IgE está envolvida nas reações alérgicas (hipersensibilidade do tipo I) e nas infecções parasitarias (helmintos), se ligando aos eosinófilos e mastócitos via porção Fc, não fixa complemento, não precisa de antígeno para se ligar e possui baixa concentração no soro
IgD é acompanhada com a IgM na superfície dos linfócitos B maduros, sinalizando que migraram da medula óssea para os tecidos linfoides periféricos e estão ativos, não fixa complemento, possui vida curta, sensível a proteólise e tem concentrações séricas baixas

Continue navegando