Buscar

Atividade 1 - Ética

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ser ético, incluindo no campo profissional, é entender que toda e qualquer forma de aparato que tente controlar, reverter e dizer de que forma se deve viver a existência transforma-se em uma violência, uma vez que esta tem origem complexa em uma combinação de fatores inatos e contextuais, significados a partir da relação com o mundo
Assim, agir eticamente é agir de acordo com uma moral instituída, sustentando as nossas ações no mundo.
á na declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, da Revolução Francesa, encontramos os seguintes direitos para todos os cidadãos: direitos de liberdade, propriedade, segurança e resistência à opressão
 Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios estados-membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição. (p. 4)
s direitos naturais do homem, segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos são a liberdade e igualdade, propriedade, segurança e o direito de resistir à opressão.
universalidade: os direitos prescritos são de todos os homens;
 Declaração Universal dos Direitos Humanos visa a proteção à vida em sua plenitude e os Direitos Humanos são a base da democracia, tendo a paz como pressuposto de sua proteção. 
Como citado no texto base da unidade 1, agir eticamente é agir de acordo com uma moral instituída, sustentando as nossas ações no mundo. Uma conduta profissional ética seria basear-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos, ou seja, respeitar os direitos básicos do ser humano, garantindo ao paciente liberdade, igualdade, propriedade, segurança e direito de resistir à opressão. Além de compreender que qualquer forma de controle, forma de reversão e de dizer como se deve viver sua existência são violências a esses direitos. A Declaração tem como principal objetivo garantir que todos os homens tenham acesso a seus direitos, garantindo sua dignidade, paz e proteção à vida. Para construir essa conduta profissional ética é necessário se guiar pela Declaração dos Direitos Humanos, que levará o profissional a respeitar seu paciente, no caso da Psicologia, dando liberdade para ele se expressar e ser acolhido de forma que se sinta seguro, sem ser discriminado por qualquer coisa que diga, por sua crença ou sua aparência.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais