Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A demanda por assessores assistentes sociais no campo das políticas públicas tem se destacado desde a década de 1990. Dado o período histórico, tem relação com os processos de descentralização das políticas sociais, iniciados na década de 1980, e legitimados com a aprovação da Constituição Federal de 1988. (AULA 6)
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) sobre as contribuições do Serviço Social na Assessoria e Consultoria de Políticas Públicas.
( ) O Serviço Social tem sido reconhecido como uma profissão com grande contribuição na elaboração, gestão, execução e avaliação de políticas públicas.
( ) A categoria conseguiu ir além de uma profissão meramente executiva, para participar também de processos relacionados a pesquisa, gestão e análise de políticas.
( ) O histórico profissional envolve tanto a experiência no atendimento direto, no campo das mais diversas políticas sociais, quanto a participação histórica no conjunto de lutas que originou, em busca de garantia e efetividade dos direitos sociais.
A F; F; F
B V; V; V
C F; V; F
D V; F; V
E F; V; V

O processo de implementação de um novo projeto, programa ou política exige cuidados específicos, com vistas a assegurar uma boa continuidade e o alcance dos resultados esperados. Trata-se de um momento em que é preciso preparar-se para colocar as ações planejadas em prática.
Sobre o processo de “Implementação” de um novo projeto e/ ou programa, com base nas rotas de aprendizagem, qual é o papel da “implementação”, quando pensamos em etapas de um projeto e programa? (AULA 5)
A Implementar significa tomar providências concretas para a realização de algo planejado. A fase de implementação pode ser considerada como a busca, formalização e incorporação de recursos humanos, físicos, financeiros e institucionais que viabilizem o projeto, bem como a instrumentalização jurídico-administrativa do planejamento.
B Implementar significa finalizar toda e qualquer ação concreta para a realização de algo planejado. A fase de implementação pode ser considerada como a finalização de um projeto.
C Implementar significa a etapa de planificar e pensar, sem atitudes concretas. A fase de implementação pode ser considerada preparatória antes do marco zero, que viabilizem o projeto, sem realização de nenhuma atividade expressiva.
D Implementar significa não tomar providências concretas para a realização de algo planejado. A fase de implementação pode ser considerada como processo de abrir mão de elementos desnecessários que viabilizem o projeto.
E Todas as alternativas anteriores expressam o real significado de implementação de programa, projeto e/ou política.

Dentro do processo de Assessoria e Consultoria, a etapa da “gestão da execução” de projetos, programas e políticas sociais, acabam permeando todo o processo gerencial, pois, entende-se por gestão da execução a totalidade do projeto ou programa concretizado. (AULA 5)
Observando os estudos realizados, assinale a alternativa que apresentam os quatro principais elementos que compõe a “gestão da execução”.
A Ingerência; Recursos, Capacitação e Comércio.
B Cronograma; Recursos; Capacitação e Comunicação.
C Relacionamentos, Ingerência, Problematização e Comércio.
D Relações Internacionais, Importação, Exportação e Comunicação.
E Problematização, Importação, Capacitação e Comunicação.

O compromisso com o constante aprimoramento exige do profissional um alto investimento em si mesmo e em sua formação. São indispensáveis as leituras, as pesquisas, a participação em eventos e a realização de cursos, além de constante acesso a informações sobre as conjunturas econômicas, sociais e políticas que envolvem os temas-alvo da assessoria. (AULA 6)
Sobre a perspectiva do aprimoramento e qualificação profissional, com base nas rotas de aprendizagem, complete as lacunas com os conceitos correspondentes.
A Qualificação; desqualificação do profissional; operacionalização.
B Assessoria; alienação do profissional; capacitação.
C Qualificação; descompromisso do profissional; atualização.
D Assessoria; qualificação do profissional; capacitação.
E Observação; assistência do profissional; aprendizado.

Destacamos para a discussão deste tema o décimo princípio estabelecido no Código de Ética do/a Assistente Social (CFESS, 2012, p. 24): “Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional”. De forma geral, a prática da assessoria, em qualquer área, exige um constante aprimoramento e conhecimento da realidade. Mas no que se refere especificamente ao Serviço Social, mais do que um compromisso da assessoria, trata-se também de um princípio ético. (AULA 6)
Com base no texto supracitado, sobre o compromisso com a qualidade dos serviços prestados e aprimoramento intelectual, qual das frases abaixo apresenta a postura profissional necessária perante essa realidade.
A O assistente social assessor precisa conhecer a realidade em que se insere, no seu processo de trabalho, para que sua ação seja qualificada e efetiva. O compromisso com o constante aprimoramento exige do profissional um alto investimento em si mesmo e em sua formação.
B O assistente social assessor precisa estar alheio a realidade em que se insere, no seu processo de trabalho, para que sua ação seja desqualificada. O descompromisso com o aprimoramento exige do profissional um alto investimento, que sua remuneração não proporciona.
C O assistente social assessor precisa conhecer a realidade em que se insere, no seu processo de trabalho, mas quando trabalha como assessor não precisa mais se qualificar, pois, o mesmo já atingiu o conhecimento pleno da área que presta assessoria, por isso o aprimoramento será nulo.
D O assistente social assessor precisa conhecer a realidade em que se insere no seu processo de trabalho, para que sua ação seja qualificada e efetiva. Sem necessitar de um compromisso com o constante aprimoramento, o profissional formado não precisa fazer nenhum investimento em si mesmo e em sua formação.
E O assistente social assessor não precisa conhecer a realidade em que se insere no seu processo de trabalho, para que sua ação seja qualificada e efetiva, deve apenas intervir e realizar seu trabalho. O compromisso com o constante aprimoramento exige do profissional um alto investimento em si mesmo e em sua formação.

Quando estamos realizando processo de Monitoramento e Avaliação dentro de qualquer assessoria e consultoria, precisamos nos atentar às etapas de monitoramento e avaliação, nas quais a intervenção vai muito além da aplicação de técnicas e protocolos de medida. Na aula cinco a rota de aprendizagem, apresenta seis atitudes que perpassam a construção de um processo de Monitoramento e Avaliação efetiva.
Nas alternativas mensuradas abaixo, indique qual menciona ao menos três destas atitudes/competências que colaboram para o processo de monitoramento e avaliação. (AULA 5)
A Crítica destrutiva; postura propositiva; Capacidade argumentativa.
B Crítica construtiva; postura descomprometida; Capacidade argumentativa.
C Crítica destrutiva; postura propositiva; Capacidade argumentativa.
D Crítica construtiva; postura propositiva; Capacidade argumentativa.
E Crítica destrutiva; postura propositiva; descomprometimento no processo.

Quando pensamos na realização de um projeto, programa e /ou política, precisamos pensar que estes processos perpassarão pelo planejamento, criação, implantação, implementação e avaliação. (AULA 5)
Qual das alternativas apresentam a implementação de uma programa e/ou projeto, baseado nas rotas de aprendizagem.
A Implementação significa a parte abstrata do processo de Assessoria, ainda não se concretiza nenhuma das ações planejadas.
B Implementação significa tomar providências concretas para a realização de algo planejado.
C Implementação significa ausência a ações concretas para algo que já foi realização e avaliado.
D Implementação significa planificar providências abstratas para a realização de algo finalizado.
E Todas as alternativas anteriores estão corretas.

O monitoramento e a avaliação compreendem as atividades de planejamento, e, dessa forma, precisam de rigor técnico e teórico-metodológico em seu desenvolvimento e aplicação. Por este motivo os instrumentais de monitoramento e avaliação tornam-se tão importantes dentro da processualidade de um projeto, programa e / ou políticas, desde seu marco zero até o fim de um projeto. (AULA 4)
Assinale nas alternativas inseridas aquela que apresenta exemplos claros de instrumentos de avaliação.
A Formulários de registro; Formulários específicos para avaliação; Planilhas de controle e comparação; Indicadores e sistemas de indicadores e Painéis de monitoramento.
B Visita domiciliar; ISO 9000; Comparação de renda; Controle de qualidade.
C Prontuários médicos; laudos de trabalhos e ISSO 9001.
D Controle de qualidade, prontuários de benefícios e visita domiciliar.
E Visita domiciliar, ISO 9000, ISO 9001 e Controle de qualidade.

Quando aprofundamos o conhecimento sobre Assessoria e Consultoria na elaboração de projetos, programas e políticas sociais, percebemos que existem três elementos que exigem e que podem requisitar uma intervenção de assessoria específica, sendo elas: Diagnóstico situacional; Análise de viabilidade; Capacidades de diálogo e de planificação. (AULA 5)
Enumere os conceitos apresentados abaixo de acordo com o conteúdo das três alternativas correspondentes.
I - Diagnóstico situacional
II- Análise de viabilidade
III - Capacidades de diálogo e de planificação
( ) Envolve o reconhecimento de que nem toda boa ideia é aplicável. É importante relacionar as propostas de enfrentamento aos problemas identificados com a conjuntura na qual se pretende atuar e com os recursos disponíveis para efetivá-las.
( ) O sucesso da iniciativa pode ser determinado pela capacidade de diálogo dos planejadores com os atores envolvidos. A tomada de decisões de forma unilateral pode caracterizar truculência ou, no mínimo, sustentar fragilidades geradas pelo conhecimento da realidade sob uma única perspectiva.
( ) Pode também ser chamado de estudo situacional ou análise situacional. Compreende o reconhecimento da realidade em que se pretende atuar. É o momento de problematizar os fenômenos da realidade diante dos quais se pretende atuar, superando perspectivas simplistas e imediatistas.

Quando falamos sobre processo de Avaliação, podemos entender que: “Indicadores, portanto, permitem estabelecer um fluxo de monitoramento e de avaliação de projetos, programas e políticas sociais, quantificando aspectos que, de início, são demasiado subjetivos. Com o auxílio de índices, taxas, proporções e médias, podemos olhar de forma objetiva para os fenômenos sociais e para as ações relacionadas a eles. (Jannuzzi, 2004; Baptista, 2007).”
Complete as lacunas da frase da rota de aprendizagem. Não se esqueça da fundamentação supracitada e o significado de indicadores sociais em avaliações de projetos, programas e políticas.
A Quantitativas; Avaliações ; discursivas e objetivas.
B Indicadores; Avaliações ; quantitativas e qualitativas.
C Avaliações ; Indicadores ; Adjetivas e operativas.
D Monitoramento; Avaliações ; quantitativas e qualitativas.
E Qualitativas; Tipos de resultado ; subjetivas e quantitativas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A demanda por assessores assistentes sociais no campo das políticas públicas tem se destacado desde a década de 1990. Dado o período histórico, tem relação com os processos de descentralização das políticas sociais, iniciados na década de 1980, e legitimados com a aprovação da Constituição Federal de 1988. (AULA 6)
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) sobre as contribuições do Serviço Social na Assessoria e Consultoria de Políticas Públicas.
( ) O Serviço Social tem sido reconhecido como uma profissão com grande contribuição na elaboração, gestão, execução e avaliação de políticas públicas.
( ) A categoria conseguiu ir além de uma profissão meramente executiva, para participar também de processos relacionados a pesquisa, gestão e análise de políticas.
( ) O histórico profissional envolve tanto a experiência no atendimento direto, no campo das mais diversas políticas sociais, quanto a participação histórica no conjunto de lutas que originou, em busca de garantia e efetividade dos direitos sociais.
A F; F; F
B V; V; V
C F; V; F
D V; F; V
E F; V; V

O processo de implementação de um novo projeto, programa ou política exige cuidados específicos, com vistas a assegurar uma boa continuidade e o alcance dos resultados esperados. Trata-se de um momento em que é preciso preparar-se para colocar as ações planejadas em prática.
Sobre o processo de “Implementação” de um novo projeto e/ ou programa, com base nas rotas de aprendizagem, qual é o papel da “implementação”, quando pensamos em etapas de um projeto e programa? (AULA 5)
A Implementar significa tomar providências concretas para a realização de algo planejado. A fase de implementação pode ser considerada como a busca, formalização e incorporação de recursos humanos, físicos, financeiros e institucionais que viabilizem o projeto, bem como a instrumentalização jurídico-administrativa do planejamento.
B Implementar significa finalizar toda e qualquer ação concreta para a realização de algo planejado. A fase de implementação pode ser considerada como a finalização de um projeto.
C Implementar significa a etapa de planificar e pensar, sem atitudes concretas. A fase de implementação pode ser considerada preparatória antes do marco zero, que viabilizem o projeto, sem realização de nenhuma atividade expressiva.
D Implementar significa não tomar providências concretas para a realização de algo planejado. A fase de implementação pode ser considerada como processo de abrir mão de elementos desnecessários que viabilizem o projeto.
E Todas as alternativas anteriores expressam o real significado de implementação de programa, projeto e/ou política.

Dentro do processo de Assessoria e Consultoria, a etapa da “gestão da execução” de projetos, programas e políticas sociais, acabam permeando todo o processo gerencial, pois, entende-se por gestão da execução a totalidade do projeto ou programa concretizado. (AULA 5)
Observando os estudos realizados, assinale a alternativa que apresentam os quatro principais elementos que compõe a “gestão da execução”.
A Ingerência; Recursos, Capacitação e Comércio.
B Cronograma; Recursos; Capacitação e Comunicação.
C Relacionamentos, Ingerência, Problematização e Comércio.
D Relações Internacionais, Importação, Exportação e Comunicação.
E Problematização, Importação, Capacitação e Comunicação.

O compromisso com o constante aprimoramento exige do profissional um alto investimento em si mesmo e em sua formação. São indispensáveis as leituras, as pesquisas, a participação em eventos e a realização de cursos, além de constante acesso a informações sobre as conjunturas econômicas, sociais e políticas que envolvem os temas-alvo da assessoria. (AULA 6)
Sobre a perspectiva do aprimoramento e qualificação profissional, com base nas rotas de aprendizagem, complete as lacunas com os conceitos correspondentes.
A Qualificação; desqualificação do profissional; operacionalização.
B Assessoria; alienação do profissional; capacitação.
C Qualificação; descompromisso do profissional; atualização.
D Assessoria; qualificação do profissional; capacitação.
E Observação; assistência do profissional; aprendizado.

Destacamos para a discussão deste tema o décimo princípio estabelecido no Código de Ética do/a Assistente Social (CFESS, 2012, p. 24): “Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional”. De forma geral, a prática da assessoria, em qualquer área, exige um constante aprimoramento e conhecimento da realidade. Mas no que se refere especificamente ao Serviço Social, mais do que um compromisso da assessoria, trata-se também de um princípio ético. (AULA 6)
Com base no texto supracitado, sobre o compromisso com a qualidade dos serviços prestados e aprimoramento intelectual, qual das frases abaixo apresenta a postura profissional necessária perante essa realidade.
A O assistente social assessor precisa conhecer a realidade em que se insere, no seu processo de trabalho, para que sua ação seja qualificada e efetiva. O compromisso com o constante aprimoramento exige do profissional um alto investimento em si mesmo e em sua formação.
B O assistente social assessor precisa estar alheio a realidade em que se insere, no seu processo de trabalho, para que sua ação seja desqualificada. O descompromisso com o aprimoramento exige do profissional um alto investimento, que sua remuneração não proporciona.
C O assistente social assessor precisa conhecer a realidade em que se insere, no seu processo de trabalho, mas quando trabalha como assessor não precisa mais se qualificar, pois, o mesmo já atingiu o conhecimento pleno da área que presta assessoria, por isso o aprimoramento será nulo.
D O assistente social assessor precisa conhecer a realidade em que se insere no seu processo de trabalho, para que sua ação seja qualificada e efetiva. Sem necessitar de um compromisso com o constante aprimoramento, o profissional formado não precisa fazer nenhum investimento em si mesmo e em sua formação.
E O assistente social assessor não precisa conhecer a realidade em que se insere no seu processo de trabalho, para que sua ação seja qualificada e efetiva, deve apenas intervir e realizar seu trabalho. O compromisso com o constante aprimoramento exige do profissional um alto investimento em si mesmo e em sua formação.

Quando estamos realizando processo de Monitoramento e Avaliação dentro de qualquer assessoria e consultoria, precisamos nos atentar às etapas de monitoramento e avaliação, nas quais a intervenção vai muito além da aplicação de técnicas e protocolos de medida. Na aula cinco a rota de aprendizagem, apresenta seis atitudes que perpassam a construção de um processo de Monitoramento e Avaliação efetiva.
Nas alternativas mensuradas abaixo, indique qual menciona ao menos três destas atitudes/competências que colaboram para o processo de monitoramento e avaliação. (AULA 5)
A Crítica destrutiva; postura propositiva; Capacidade argumentativa.
B Crítica construtiva; postura descomprometida; Capacidade argumentativa.
C Crítica destrutiva; postura propositiva; Capacidade argumentativa.
D Crítica construtiva; postura propositiva; Capacidade argumentativa.
E Crítica destrutiva; postura propositiva; descomprometimento no processo.

Quando pensamos na realização de um projeto, programa e /ou política, precisamos pensar que estes processos perpassarão pelo planejamento, criação, implantação, implementação e avaliação. (AULA 5)
Qual das alternativas apresentam a implementação de uma programa e/ou projeto, baseado nas rotas de aprendizagem.
A Implementação significa a parte abstrata do processo de Assessoria, ainda não se concretiza nenhuma das ações planejadas.
B Implementação significa tomar providências concretas para a realização de algo planejado.
C Implementação significa ausência a ações concretas para algo que já foi realização e avaliado.
D Implementação significa planificar providências abstratas para a realização de algo finalizado.
E Todas as alternativas anteriores estão corretas.

O monitoramento e a avaliação compreendem as atividades de planejamento, e, dessa forma, precisam de rigor técnico e teórico-metodológico em seu desenvolvimento e aplicação. Por este motivo os instrumentais de monitoramento e avaliação tornam-se tão importantes dentro da processualidade de um projeto, programa e / ou políticas, desde seu marco zero até o fim de um projeto. (AULA 4)
Assinale nas alternativas inseridas aquela que apresenta exemplos claros de instrumentos de avaliação.
A Formulários de registro; Formulários específicos para avaliação; Planilhas de controle e comparação; Indicadores e sistemas de indicadores e Painéis de monitoramento.
B Visita domiciliar; ISO 9000; Comparação de renda; Controle de qualidade.
C Prontuários médicos; laudos de trabalhos e ISSO 9001.
D Controle de qualidade, prontuários de benefícios e visita domiciliar.
E Visita domiciliar, ISO 9000, ISO 9001 e Controle de qualidade.

Quando aprofundamos o conhecimento sobre Assessoria e Consultoria na elaboração de projetos, programas e políticas sociais, percebemos que existem três elementos que exigem e que podem requisitar uma intervenção de assessoria específica, sendo elas: Diagnóstico situacional; Análise de viabilidade; Capacidades de diálogo e de planificação. (AULA 5)
Enumere os conceitos apresentados abaixo de acordo com o conteúdo das três alternativas correspondentes.
I - Diagnóstico situacional
II- Análise de viabilidade
III - Capacidades de diálogo e de planificação
( ) Envolve o reconhecimento de que nem toda boa ideia é aplicável. É importante relacionar as propostas de enfrentamento aos problemas identificados com a conjuntura na qual se pretende atuar e com os recursos disponíveis para efetivá-las.
( ) O sucesso da iniciativa pode ser determinado pela capacidade de diálogo dos planejadores com os atores envolvidos. A tomada de decisões de forma unilateral pode caracterizar truculência ou, no mínimo, sustentar fragilidades geradas pelo conhecimento da realidade sob uma única perspectiva.
( ) Pode também ser chamado de estudo situacional ou análise situacional. Compreende o reconhecimento da realidade em que se pretende atuar. É o momento de problematizar os fenômenos da realidade diante dos quais se pretende atuar, superando perspectivas simplistas e imediatistas.

Quando falamos sobre processo de Avaliação, podemos entender que: “Indicadores, portanto, permitem estabelecer um fluxo de monitoramento e de avaliação de projetos, programas e políticas sociais, quantificando aspectos que, de início, são demasiado subjetivos. Com o auxílio de índices, taxas, proporções e médias, podemos olhar de forma objetiva para os fenômenos sociais e para as ações relacionadas a eles. (Jannuzzi, 2004; Baptista, 2007).”
Complete as lacunas da frase da rota de aprendizagem. Não se esqueça da fundamentação supracitada e o significado de indicadores sociais em avaliações de projetos, programas e políticas.
A Quantitativas; Avaliações ; discursivas e objetivas.
B Indicadores; Avaliações ; quantitativas e qualitativas.
C Avaliações ; Indicadores ; Adjetivas e operativas.
D Monitoramento; Avaliações ; quantitativas e qualitativas.
E Qualitativas; Tipos de resultado ; subjetivas e quantitativas.

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
	Data de início:
	
	Prazo máximo entrega:
	-
	Data de entrega:
	
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
A6 - A demanda por assessores assistentes sociais no campo das políticas públicas tem se destacado desde a década de 1990. Dado o período histórico, tem relação com os processos de descentralização das políticas sociais, iniciados na década de 1980, e legitimados com a aprovação da Constituição Federal de 1988. (AULA 6) 
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) sobre as contribuições do Serviço Social na Assessoria e Consultoria de Políticas Públicas.
(  ) O Serviço Social tem sido reconhecido como uma profissão com grande contribuição na elaboração, gestão, execução e avaliação de políticas públicas.
(  ) A categoria conseguiu ir além de uma profissão meramente executiva, para participar também de processos relacionados a pesquisa, gestão e análise de políticas.
(   ) O histórico profissional envolve tanto a experiência no atendimento direto, no campo das mais diversas políticas sociais, quanto a participação histórica no conjunto de lutas que originou, em busca de garantia e efetividade dos direitos sociais.
	
	A
	F; F; F
	
	B
	V; V; V
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	F; V; F
	
	D
	V; F; V
	
	E
	F; V; V
Questão 2/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
A5 - O processo de implementação de um novo projeto, programa ou política exige cuidados específicos, com vistas a assegurar uma boa continuidade e o alcance dos resultados esperados. Trata-se de um momento em que é preciso preparar-se para colocar as ações planejadas em prática.
Sobre o processo de “Implementação” de um novo projeto e/ ou programa, com base nas rotas de aprendizagem, qual é o papel da “implementação”, quando pensamos em etapas de um projeto e programa? (AULA 5)
	
	A
	Implementar significa tomar providências concretas para a realização de algo planejado. A fase de implementação pode ser considerada como a busca, formalização e incorporação de recursos humanos, físicos, financeiros e institucionais que viabilizem o projeto, bem como a instrumentalização jurídico-administrativa do planejamento.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	Implementar significa finalizar toda e qualquer ação concreta para a realização de algo planejado. A fase de implementação pode ser considerada como a finalização de um projeto.
	
	C
	Implementar significa a etapa de planificar e pensar, sem atitudes concretas. A fase de implementação pode ser considerada preparatória antes do marco zero, que viabilizem o projeto, sem realização de nenhuma atividade expressiva.
	
	D
	Implementar significa não tomar providências concretas para a realização de algo planejado. A fase de implementação pode ser considerada como processo de abrir mão de elementos desnecessários que viabilizem o projeto.
	
	E
	Todas as alternativas anteriores expressam o real significado de implementação de programa, projeto e/ou política.
Questão 3/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
A5 - Dentro do processo de Assessoria e Consultoria, a etapa da “gestão da execução” de projetos, programas e políticas sociais, acabam permeando todo o processo gerencial, pois, entende-se por gestão da execução a totalidade do projeto ou programa concretizado. Observando os estudos realizados, assinale a alternativa que apresentam os quatro principais elementos que compõe a “gestão da execução”.  (AULA 5)
	
	A
	Ingerência; Recursos, Capacitação e Comércio.
	
	B
	Cronograma; Recursos; Capacitação e Comunicação.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	Relacionamentos, Ingerência, Problematização e Comércio.
	
	D
	Relações Internacionais, Importação, Exportação e Comunicação.
	
	E
	Problematização, Importação, Capacitação e Comunicação.
Questão 4/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
A6 - O compromisso com o constante aprimoramento exige do profissional um alto investimento em si mesmo e em sua formação. São indispensáveis as leituras, as pesquisas, a participação em eventos e a realização de cursos, além de constante acesso a informações sobre as conjunturas econômicas, sociais e políticas que envolvem os temas-alvo da assessoria. 
Sobre a perspectiva do aprimoramento e qualificação profissional, com base nas rotas de aprendizagem, complete as lacunas com os conceitos correspondentes. (AULA 6)
 
No processo de __________________, o assessorado deve contribuir com a oportunização de condições de trabalho ao assessor, tais como acesso à informação, incentivo e investimento na ________________ do ___________________. No que se refere à assessoria, cabe ao profissional o protagonismo da responsabilidade sobre a qualificação, a ____________________ e a constante atualização (Ruiz, 2010).
	
	A
	Qualificação; desqualificação do profissional; operacionalização.
	
	B
	Assessoria; alienação do profissional; capacitação.
	
	C
	Qualificação; descompromisso do profissional; atualização.
	
	D
	Assessoria; qualificação do profissional; capacitação.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	Observação; assistência do profissional; aprendizado
Questão 5/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
A6 - Destacamos para a discussão deste tema o décimo princípio estabelecido no Código de Ética do/a Assistente Social (CFESS, 2012, p. 24): “Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional”. De forma geral, a prática da assessoria, em qualquer área, exige um constante aprimoramento e conhecimento da realidade. Mas no que se refere especificamente ao Serviço Social, mais do que um compromisso da assessoria, trata-se também de um princípio ético. (AULA 6) 
Com base no texto supracitado, sobre o compromisso com a qualidade dos serviços prestados e aprimoramento intelectual, qual das frases abaixo apresenta a postura profissional necessária perante essa realidade.
	
	A
	O assistente social assessor precisa conhecer a realidade em que se insere, no seu processo de trabalho, para que sua ação seja qualificada e efetiva. O compromisso com o constante aprimoramento exige do profissional um alto investimento em si mesmo e em sua formação.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	O assistente social assessor precisa estar alheio a realidade em que se insere, no seu processo de trabalho, para que sua ação seja desqualificada. O descompromisso com o aprimoramento exige do profissional um alto investimento, que sua remuneração não proporciona.
	
	C
	O assistente social assessor precisa conhecer a realidade em que se insere, no seu processo de trabalho, mas quando trabalha como assessor não precisa mais se qualificar, pois, o mesmo já atingiu o conhecimento pleno da área que presta assessoria, por isso o aprimoramento será nulo.
	
	D
	O assistente social assessor precisa conhecer a realidade em que se insere no seu processo de trabalho, para que sua ação seja qualificada e efetiva. Sem necessitar de um compromisso com o constante aprimoramento, o profissional formado não precisa fazer nenhum investimento em si mesmo e em sua formação.
	
	E
	O assistente social assessor não precisa conhecer a realidade em que se insere no seu processo de trabalho, para que sua ação seja qualificada e efetiva, deve apenas intervir e realizar seu trabalho. O compromisso com o constante aprimoramento exige do profissionalum alto investimento em si mesmo e em sua formação.
Questão 6/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
A5 - Quando estamos realizando processo de Monitoramento e Avaliação dentro de qualquer assessoria e consultoria, precisamos nos atentar às etapas de monitoramento e avaliação, nas quais a intervenção vai muito além da aplicação de técnicas e protocolos de medida. Na aula cinco a rota de aprendizagem, apresenta seis atitudes que perpassam a construção de um processo de Monitoramento e Avaliação efetiva. Nas alternativas mensuradas abaixo, indique qual menciona ao menos três destas atitudes/competências que colaboram para o processo de monitoramento e avaliação. (AULA 5)
	
	A
	Crítica destrutiva; postura propositiva; Capacidade argumentativa.
	
	B
	Crítica construtiva; postura descomprometida; Capacidade argumentativa.
	
	C
	Crítica destrutiva; postura propositiva; Capacidade argumentativa.
	
	D
	Crítica construtiva; postura propositiva; Capacidade argumentativa.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	Crítica destrutiva; postura propositiva; descomprometimento no processo.
Questão 7/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
A5 - Quando pensamos na realização de um projeto, programa e /ou política, precisamos pensar que estes processos perpassarão pelo planejamento, criação, implantação, implementação e avaliação. Qual das alternativas apresentam a implementação de uma programa e/ou projeto, baseado nas rotas de aprendizagem. (AULA 5)
	
	A
	Implementação significa a parte abstrata do processo de Assessoria, ainda não se concretiza nenhuma das ações planejadas.   
	
	B
	Implementação significa tomar providências concretas para a realização de algo planejado. 
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	Implementação significa ausência a ações concretas para algo que já foi realização e avaliado. 
	
	D
	Implementação significa planificar providências abstratas para a realização de algo finalizado. 
	
	E
	Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Questão 8/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
A4 -  O monitoramento e a avaliação compreendem as atividades de planejamento, e, dessa forma, precisam de rigor técnico e teórico-metodológico em seu desenvolvimento e aplicação. Por este motivo os instrumentais de monitoramento e avaliação tornam-se tão importantes dentro da processualidade de um projeto, programa e / ou políticas, desde seu marco zero até o fim de um projeto. Nesta conjuntura, contamos com inúmeros instrumentos de avaliação. Assinale nas alternativas inseridas aquela que apresenta  exemplos claros de instrumentos de avaliação. (AULA 4)
	
	A
	Formulários de registro; Formulários específicos para avaliação; Planilhas de controle e comparação; Indicadores e sistemas de indicadores e Painéis de monitoramento.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	Visita domiciliar; ISO 9000; Comparação de renda; Controle de qualidade.
	
	C
	Prontuários médicos; laudos de trabalhos e ISSO 9001.
	
	D
	Controle de qualidade, prontuários de benefícios e visita domiciliar.
	
	E
	Visita domiciliar, ISO 9000, ISO 9001 e Controle de qualidade.
Questão 9/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
A5 - Quando aprofundamos o conhecimento sobre Assessoria e Consultoria na elaboração de projetos, programas e políticas sociais, percebemos   que existem três elementos que exigem e que podem requisitar uma intervenção de assessoria específica, sendo elas: Diagnóstico situacional; Análise de viabilidade; Capacidades de diálogo e de planificação.  Enumere os conceitos apresentados abaixo de acordo com o conteúdo das três alternativas correspondentes. (AULA 5)
I - Diagnóstico situacional
II- Análise de viabilidade
III - Capacidades de diálogo e de planificação
 
(   ) Envolve o reconhecimento de que nem toda boa ideia é aplicável. É importante relacionar as propostas de enfrentamento aos problemas identificados com a conjuntura na qual se pretende atuar e com os recursos disponíveis para efetivá-las.
(     ) O sucesso da iniciativa pode ser determinado pela capacidade de diálogo dos planejadores com os atores envolvidos. A tomada de decisões de forma unilateral pode caracterizar truculência ou, no mínimo, sustentar fragilidades geradas pelo conhecimento da realidade sob uma única perspectiva.
(     ) Pode também ser chamado de estudo situacional ou análise situacional. Compreende o reconhecimento da realidade em que se pretende atuar. É o momento de problematizar os fenômenos da realidade diante dos quais se pretende atuar, superando perspectivas simplistas e imediatistas.
 A ordem correta correspondente aos conceitos seria:
	
	A
	I ; II ; III.
 
	
	B
	II ; I ; III.
	
	C
	III ; I ; II.
	
	D
	I ; III ; II.
 
	
	E
	II ; III ; I.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 10/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
A4 - Quando falamos sobre processo de Avaliação, podemos entender que: “Indicadores, portanto, permitem estabelecer um fluxo de monitoramento e de avaliação de projetos, programas e políticas sociais, quantificando aspectos que, de início, são demasiado subjetivos. Com o auxílio de índices, taxas, proporções e médias, podemos olhar de forma objetiva para os fenômenos sociais e para as ações relacionadas a eles. (Jannuzzi, 2004; Baptista, 2007).” Complete as lacunas da frase da rota de aprendizagem. Não se esqueça da fundamentação supracitada e o significado de indicadores sociais em avaliações de projetos, programas e políticas. (AULA 4)
“_____________________são ferramentas objetivas que permitem a realização de _____________________ legitimadas pela clareza em seus dados e processos. Podem ser aplicados de maneira ____________________ ou ____________________, o que caracteriza a necessidade de se compreender as distinções e especificidades de cada proposta.” 
Você não pontuou essa questão
	
	A
	Quantitativas; Avaliações ; discursivas e objetivas.
	
	B
	Indicadores; Avaliações ; quantitativas e qualitativas.
	
	C
	Avaliações ; Indicadores ; Adjetivas e operativas.
	
	D
	Monitoramento; Avaliações ; quantitativas e qualitativas.
	
	E
	Qualitativas; Tipos de resultado ; subjetivas e quantitativas.
Você assinalou essa alternativa (E)

Mais conteúdos dessa disciplina