Buscar

Atividade 3 Sistemas Automatizados na Indústria 4.0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 Sistemas Automatizados na Indústria 4.0
Um Controlador Lógico Programável (CLP) atua como um instrumento eficaz na implementação de controle discreto em equipamentos utilizados nas indústrias. O CLP tem sua utilização amplamente consolidada, sobretudo, quando há a possibilidade de adição de novos recursos, o que o torna cada vez mais prático e efetivo nas tarefas a que se destina.
Sendo assim, observa-se que há uma gama de práticas e técnicas direcionadas ao controle de sistemas, podendo ser utilizada em diversos campos de atuação. Logo, a forma encontrada com frequência na indústria e utilizada para controlar os sistemas é o algoritmo Proporcional, Integral e Derivativo (PID).
O PID, que é uma abordagem empregada para fins de controle clássico, é aplicado em sistemas cuja configuração e arquitetura permitem uma entrada e uma saída, Single Input Single Output(SISO). O PID tornou-se popular em virtude da sua facilidade de ajuste e disposição no mercado, possuindo uma ampla variedade de ferramentas que permitem e tornam viáveis sua aplicação.
Neste sentido, elabore um texto dissertativo explicando a relação entre PID e CLP, e como podemos integrá-los de modo que sua aplicação seja viável no contexto industrial.
Resposta
 PID
 O Controlador proporcional integral derivativo, controlador PID, é uma técnica de controle de processos que une as ações derivativa, integral e proporcional, fazendo assim com que o sinal de erro seja minimizado pela ação proporcional, zerado pela ação integral e obtido com uma velocidade antecipada pela ação derivativa. O controle PID fornece uma variação contínua da saída dentro de um mecanismo de realimentação de loop de controle para controlar com precisão o processo, removendo a oscilação e aumentando a eficiência.
 Em 1911, o empreendedor e inventor Elmer Sperry criou o controle PID Proporcional Integral Derivativo, que une as três ações,  Proporcional, Integral e Derivativo. Atualmente sua eficiência é medida em diferentes processos e de várias maneiras, em sistemas de produção nas indústrias, além para reduzir erros e fornecer precisão e estabilidade nos processos, também garante qualidade e confiabilidade dos produtos.
CLP
O controlador Lógico Programável (CLP) possui um sistema operacional de tempo real, para controle de processos de alto risco, comum em indústrias, e um hardware que deve suportar condições extremas de trocas temperatura, umidade, pressão, entre outras situações as quais um computador padrão não suportaria.  É um equipamento eletrônico especializado que desempenha funções de controle, monitoramento de máquinas e processos industriais de diversos tipos e níveis de complexidade. Atualmente encontramos diversos tipos de CLPs nas indústrias de automação, alguns com aplicações mais sofisticadas, outros mais simples de uso geral e outros dedicados a uma função específica ou que compartilham funções de outros equipamentos.
Qual a relação entre PID é CLP?
 Um exemplo é que todo Controlador Lógico Programável (CLP), por mais simples que seja possui o algoritmo PID pronto para ser usado. Existe até aqueles que possuem ferramentas de auto-ajuste do PID, reduzindo ainda mais a necessidade de ter uma pessoa qualificada para ajustá-lo. Os crescentes avanços tecnológicos nas mais diversas áreas do conhecimento humano tem se mostrado nos últimos anos surpreendente, e a utilização de automação nas indústrias tem sido cada vez maior.
 A criação de diversos modelos de equipamentos dedicados à automação industrial gerou uma grande variedade de equipamentos e como conseqüência uma incompatibilidade das características com referência a programação dos mesmos. Para atender às demandas da comunidade industrial internacional, foi formado um grupo de trabalho dentro da International Electrotechnical Commission (IEC) para avaliar o projeto completo de controladores lógicos programáveis, incluindo hardware, instalação, testes, documentação, programação e comunicação, etc.
 A norma IEC 61131 teve sua primeira publicação em 1992 e hoje é reconhecidamente a principal referência internacional para projeto, fabricação e programação de controladores industriais.
Referências
https://www.novus.com.br/blog/artigo-controle-pid-rompendo-a-barreira-do-tempo/
https://embarcados.com.br/controlador-logico-programavel-clp-parte-2/
https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2271123