Buscar

RELATORIOPRATICASEAD_ANATOMIA HUMANA - aula 1

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ANATOMIA HUMANA _ Aula 1
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME:
	MATRÍCULA:
	CURSO:
	POLO:
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
 
		TEMA DE AULA: ARTROLOGIA 
RELATÓRIO:
1. Identificar as articulações, estruturas e componentes articulares abordados em aula.
A articulação dá a capacidade de movimento (este é feito pelos músculos). Junta um elemento ósseo a outro. Existem vários tipos de articulações, e as principais são fibrosa, cartilaginosa e sinovial.
Cartilaginosa, também conhecida como cartilagem fibrocartilaginosa, é a sínfise. É encontrada na área da articulação esternocostal, dando o movimento da caixa torácica (liga o osso esterno à costela – liga as costelas verdadeiras, sete pares, e três primeiras costelas falsas ligadas ao último par de costela verdadeira). A sífise também é encontrada na coluna vertebral entre suas vértebras – sífise púbica, mais abaixo e responsável pelo movimento do púbis, e discos intervertebrais, que são responsáveis pelo movimento da vértebra.
Articulação fibrosa é encontrada no crânio, formando estruturas chamadas suturas. O crânio do bebê tem uma estrutura chamada fantonela anterior (popularmente chamada de moleira). Há várias áreas que fazem o crânio ser mais articulado, o fontículo anterior, fontículo posterior e, na lateral fontículo esfenoide e maestório. Aos 9 ou 10 anos, os espaços (sincondrose) some por completo, fechando a caixa craniana. A articulação ajuda na proteção, absorvendo impactos quando a criança cai.
Articulações sinoviais possuem um líquido chamado sinóvia, dando movimentos mais amplos nas articulações (ex.: articulação do ombro, do punho, joelho, quadril etc.). Há o líquido sinovial. A articulação do joelho é, teoricamente, permanente e, com processos patológicos, pode ser danificado, sendo complexa, formada pela patela, fêmur, tíbia e fíbula, havendo a capsula articular também, e ligamentos (diferentes do tendão, que faz parte de estrutura muscular; o ligamento liga um elemento ósseo a outro, havendo o colateral fibular e o colateral tibial); a patela é sustentada pelo ligamento patelar e o ligamento femural; há um disco chamado menisco entre o fêmur e a tíbia, que auxilia no amortecimento de impactos; posteriormente, há o ligamento cruzado anterior e posterior do joelho, havendo o ligamento menisco femural entre eles, podendo se romper. Os ligamentos são avasculares, e seu processo de regeneração é demoradíssimo, sendo necessária, muitas vezes, cirurgia para auxiliar na regeneração.
Outra articulação citada foi a que liga o fêmur ao osso ilíaco, chamada capsula articular, possuindo ligamentos ao ílio (ligamento iliofemoral), ao pubis (ligamento pubifemoral e ao ísquio (ligamento isquiofemoral). Há dentro da estrutura o líquido sinovial.
Também foi citada a articulação do ombro, havendo o úmero, a clavícula e a escápula. Foram citados os seguintes ligamentos: ligamento acromioclavicular - escápula à clavícula; bracoacromial; trapezóide; e conóide.
Há articulações temporárias na fase de crescimento (cartilagens que sofrem ações de um hormônio chamado GH, liberado pela hipófise, que calcifica o osso)
			TEMA DE AULA: MIOLOGIA
RELATÓRIO:
1. Identificar as estruturas anatômicas abordadas em aula, relacionando-as com suas posições funções.
Os músculos transmitem e estabilizam o movimento ao corpo, ajuda na termoregulação (junto ao sistema cardiovascular e o sistema nervoso), pois, ao se movimentar, gera calor. Há três tipos de músculos: músculo estriado esquelético, músculo cardíaco e músculo liso.
Foi abordado o músculo estriado esquelético, havendo mais de 600 músculos desse tipo. Esse músculo tem capacidade de transmissão de movimento voluntário, através de comunicação com o sistema nervoso.
O corpo é subdivido em região axial e apendicular, assim como o esqueleto. Podem ter formatos circunferencial, plano, leque etc.
Foram citadas, na região da face, os de mímica facial:
· Músculo occipitofrontal, que liga a região posterior à anterior, referenciando os ossos que ajudam a fixar a musculatura - osso occiptal e osso frontal;
· O músculo orbicular do olho é circunferencial. Tem a porção palpebrar (forma a pálpebra) e orbital;
· No dorso do nariz, há os músculos transversos do nariz;
· O músculo levantador do nariz e do lábio superior está à lateral do nariz, se fixando à asa do nariz;
· O músculo zigomático menor está abaixo do orbicular dos olhos, estando abaixo o zigomático maior e depois o músculo risório (para o sorriso – juntando lábios superior e inferior);
· Na boca, há o músculo orbicular da boca;
· O músculo masseter é o mais forte do corpo;
· Os músculos do pescoço se dividem em musculos supra-hióideos e infra-hióideos , sendo citado o esternocleidomastóideo.
No tronco, na região abdominal tem-se o músculo retoabdominal (músculo poligástrico, pois tem vários ventres musculares); lateralmente, tem-se o obliquo externo.
Na região posterior, há os músculos trapézio, infraespinhal, redondo menor redondo maior e grande dorsal. Abaixo, há o grande glúteo.
Formando o ombro, há o músculo deltoide, com a porção clavicular, acromial e espinhal.
No braço, há o bíceps muscular, músculo braquial e, posterior, o tríceps.
No antebraço, há diversos músculos. Generalizando, na região anterior há os músculos flexores da mão e do carpo. Na posterior, são os músculos extensores da mão e do carpo.
No membro inferior, há o músculo que compõe a região da coxa, que forma o quadríceps (reto-femural, vasto-lateral, vasto-medial e o vasto-intermédio, lateralmente há o músculo sartório; na região posterior, o bíceps femural e semitedinoso e seminibrenoso).
Mais abaixo, na perna, posterior, há o músculo gêmeo.
Anteriormente, há o músculo tibial e, lateralmente, os músculos fibular curto e longo.
Todos os músculos têm classificação morfológica ou de acordo com o número de cabeças.
			TEMA DE AULA: SISTEMA DIGESTÓRIO 
RELATÓRIO:
1. Identificar as estruturas anatômicas abordadas em aula, relacionando-as com suas posições funções.
O sistema digestório tem capacidade de capturar, processar e absorver o alimento fornecendo energia para o corpo.
Ele começa antes de colocar o alimento na boca, com a produção da saliva.
Inicia na região da face, com o lábio superior e inferior, e, afastando, há a rima bucal, que dá acesso à cavidade bucal. Ainda, há o vestibo da boca (entre lábios e dentes) e a cavidade bucal (onde em cima há o palato duro e o palato mole), além da língua (função sensorial e motora).
A saliva contém enzimas, que ajuda na digestão química.
As glândulas salivares podem ser dividas em maior e menor (as parótidas – abaixo da região do pavilhão auricular -, a submandibular e a sublingual – produzem a saliva).
A língua é formada pelo músculo genioglosso (abaixo, músculo genihioideo e musculo milo-hióideo).
Após, há a faringe, subdividida em regiões de nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. A comida passa pela orofaringe, laringofaringe e, após, para o esôfago (movimento peristáltico envia o alimento ao estômago).
No estômago, secreta-se o sulco gástrico e enzimas para digerir os alimentos.
Após, há o duodeno, que é a primeira parte do sistema delgado, possuindo porção superior, porção descendente, porção horizontal e porção ascendente, emendando-se à região do jejuno (segunda porção do intestino delgado). Nele, recebe-se a bile, que emussifica gordura, e o sulco pancreático (reduz a acidez do estômago).
O jejuno e o íleo estão logo após. Ocorre a absorção de nutrientes.
Logoapós, há o intestino grosso, que absorve água.
O apêndice protege o intestino de bactérias.
Os colos ascendente, transverso e descendente e o siriloide levam a massa ao reto, onde há o esfíncter anal, onde é eliminada tal massa no processo de defecação.
				TEMA DE AULA: CARDIOVASCULAR 
RELATÓRIO:
1. Identificar as principais veias e artérias do corpo humano.
As principais artérias são: tronco braquiocefálico, subclávia, carótida comum, carótida externa e artérias carótidas internas.As principais veias são: jugular interna, jugular externa, jugular anterior, subclávia e braquiocefálica.
2. Identificar as partes que compõem o coração.
O coração é formado por duas câmaras superiores, os átrios, e duas câmaras inferiores, os ventrículos. Os átrios estão separados pelo septo interatrial, e os ventrículos separam-se pelo septo interventricular.
				TEMA DE AULA: OSTEOLOGIA 
RELATÓRIO:
1. Identificar os principais ossos componentes e suas funções (esqueleto, pé, mão)

Continue navegando