Prévia do material em texto
Disc.: ECONOMIA POLITICA INTERNACIONAL
Aluno(a):
Acertos: 8,0 de 10,0
1a
Questão
Acerto: 0,0 / 1,0
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o item.
I - Ao final do século XIX, a totalidade do território africano estava sujeita ao controle de países europeus como a Grã-Bretanha, a França, a Alemanha e Portugal.
II - As lutas articuladas a partir de Bandung passam a marcar um exercício de ruptura dialogada com as antigas potências evitando conflitos.
III - Países diversos depois de vivido o processo descolonial, tem debatidos seus ambientes marcos pela colonialidade e apontam para modelos decoloniais.
Estão corretas as alternativas.
Apenas I e II
Apenas I
Apenas I e III
Apenas II e III
Apenas III
Respondido em 27/03/2023 10:10:13
Explicação:
A resposta correta é: Apenas I e III
2a
Questão
Acerto: 0,0 / 1,0
O Imperialismo fez parte da história da China, Ásia Ocidental e Mediterrâneo, mas começou a ganhar forma na Europa após o fim do sistema de dominação colonial mercantilista. Sobre o assunto, julgue as assertivas a seguir:
I. Durante o século XIX, o imperialismo europeu na África foi caracterizado pela ocupação gradual de grandes extensões territoriais, diferentemente do que ocorreu, nesse período, na América Latina;
II. Ao contrário do que aparentava, o imperialismo formal, que caracterizou o final do século XIX, foi uma continuação histórica de processo anterior, que, já em curso na história do Atlântico Sul desde os tempos do mercantilismo, permitia a acumulação capitalista por meio do mercado de escravos e especiarias;
III. O processo de colonização vigente nas décadas finais do século XIX integra um contexto de expansão do sistema produtivo, do qual resultam a busca de mercados consumidores, de matéria-prima industrial e de bases estratégicas, bem como o surgimento de áreas propícias ao investimento de capitais e ao recebimento dos contingentes populacionais excedentes das metrópoles.
Afirma-se a verdade em:
I e III.
Apenas em I.
Apenas em II.
II e III.
I e II.
Respondido em 27/03/2023 10:21:51
Explicação:
I. CORRETO: Durante o século XIX, na América Latina, o imperialismo europeu se deu sob a forma de controle econômico sobre países independentes menos desenvolvidos. Por sua vez, na África, durante o século XIX, o imperialismo europeu utilizou, principalmente, uma outra forma de domínio: o colonialismo. Esse último domínio era exercido sobre territórios dependentes (colônias), a níveis militar, político, econômico, cultural e racial, diferenciando, assim, do ocorrido, nesse período, na América Latina.
II. INCORRETO: O imperialismo formal, que caracterizou o final do século XIX, reduziu as áreas periféricas da África e da Ásia a uma situação colonial que dependia política e economicamente dos países industrializados ("missão civilizatória do homem branco"). Essas colônias transformaram-se em fornecedoras de matérias-primas e importadoras de produtos industrializados, de capitais e de excedentes populacionais (contigente imigratório). Nessa época, a acumulação capitalista do imperialismo formal NÃO ocorria por meio do mercado de escravos e de especiarias, o que torna o item ERRADO.
III. CORRETO: O processo de colonização vigente nas décadas finais do século XIX integra um contexto de expansão do sistema produtivo (Revolução Industrial), do qual resultam a busca de mercados consumidores (para consumir o excedente produzido graças a Rev. Ind), de matéria-prima industrial e de bases estratégicas, bem como o surgimento de áreas propícias ao investimento de capitais e ao recebimento dos contingentes populacionais excedentes das metrópoles (nesse último trecho levei em conta a Inglaterra que para se livrar do "excesso de pobres" despachou muitas pessoas para as 13 colônias. Assim como a Itália, fez uma campanha publicitária promovendo o Brasil como terra de oportunidades e incentivando a classe baixa a vir para o país, principalmente na região sul).
3a
Questão
Acerto: 1,0 / 1,0
O Colonialismo é uma realidade que se estabeleceu em muitos países, inclusive no Brasil. "O Brasil, em razão da sua dimensão e da ausência de preocupação com a reprodução biológica dos negros, foi o maior importador de escravos das Américas. Estudos recentes estimam em quase 10 milhões o número de negros transferidos para o Novo Mundo, entre o século XV e XIX. Para o Brasil teriam vindo em torno de 3,6 milhões." (SILVA, J. M. da. Raízes do conservadorismo brasileiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. p. 374)
Como podemos estabelecer a relação do colonialismo com a acumulação de capital que promoveu o desenvolvimento do capitalismo?
A acumulação de capital foi consequência do Colonialismo através do pagamento de impostos por parte dos nativos, que buscavam alcançar o mesmo desenvolvimento europeu.
A acumulação de capital beneficiou-se do cerceamento dos campos nas colônias, que acelerou o desenvolvimento da indústria nessas regiões.
O Colonialismo foi promovido a partir da revolução industrial, e só foi possível graças à oferta de produtos oriundos das indústrias para serem vendidos nas colônias.
A acumulação de capital beneficiou-se da conquista dos novos mercados e matérias primas, extraídas com o recurso à mão de obra escravizada de nativos e africanos.
O Colonialismo gerou a necessidade de aumentar a produção para atender às necessidades dos habitantes das terras descobertas, agora sob a responsabilidade dos Estados europeus.
Respondido em 27/03/2023 10:11:45
Explicação:
O colonialismo propiciou uma imensa transferência de riqueza das colônias em direção às metrópoles, ajudando no processo de enriquecimento das sociedades europeias. O colonialismo jamais visou atender aos interesses dos povos colonizados; a acumulação se deu através, em primeiro lugar, da exploração das riquezas naturais mediante trabalho escravizado; a acumulação de capital jamais estimulou o desenvolvimento industrial nas colônias; a revolução industrial foi possível graças à acumulação de riqueza gerada pela exploração colonial, e não o contrário.
4a
Questão
Acerto: 1,0 / 1,0
A Revolução Industrial é responsáveis por grandes transformações na vida da humanidade, incluindo no sistema de produção, sendo substituído o artesanal pelas máquinas e equipamentos industriais. Qual alternativa apresenta a principal indústria da Primeira Revolução Industrial:
Têxtil
Mecânica
Química
Farmacêutica
Petrolífera
Respondido em 27/03/2023 10:12:04
Explicação:
A principal indústria da Primeira Revolução Industrial era a têxtil. A produção de tecidos já era uma atividade econômica inglesa importante, porém realizada de maneira totalmente artesanal. A partir da ascensão do novo modelo de produção industrial, houve vários ganhos em termos de produtividade e de lucro. As demais alternativas referem-se a tipos de indústria posteriores aos primórdios da revolução industrial, já pertencentes a fases mais desenvolvidas da indústria.
5a
Questão
Acerto: 1,0 / 1,0
O Fim da URSS desenrolou-se ao longo de cinco anos, a partir do momento em que Mikhail Gorbachev assumiu a liderança do partido comunista soviético, em 1985.
Sobre os fatos que antecederam a queda da URSS, avalie as afirmativas a seguir:
I. Diminuição do crescimento econômico da URSS;
II. Retomada da corrida armamentista pelo governo Reagan e envolvimento da URSS no conflito de Afeganistão;
III. Tentativa de reestruturar a economia (Perestroika) e de impulsionar um processo de abertura política e de transparência (Glasnost);
IV. Queda do Muro de Berlim em 1989 e o golpe de Estado contra Mikhail Gorbatchov.
É correto o que se afirma em:
I, III e IV.
I, II, III e IV.
I.
II e III.
I e II.
Respondido em 27/03/2023 10:12:51
Explicação:
Ogoverno centralizador e coercitivo da URSS, a partir da década de 1970, foi se tornando incompatível com a realidade da globalização e da modernização tecnológica apresentada pelos países onde predominava a cultura política democrática e a economia de livre mercado.
Na virada da década de 1970 para a 1980, a URSS via-se na contingência de cortar gastos com guerras e com o fomento de outros países em que o modelo comunista instalara-se, como Cuba. A guerra travada no Afeganistão, país profundamente influenciado pela estrutura de poder comunista soviético na década de 1970, expôs a URSS a uma grande debilidade militar. Forças de resistência islâmica contra a sovietização afegã foram armadas e treinadas pelos EUA, mas também passaram a receber auxílio militar da China (que havia rompido com a URSS anos antes), o que conduziu o exército soviético a sucessivas derrotas.
Foi nessa ambiência que houve uma nova eleição no Partido Comunista Soviético, em 1985, na qual foi eleito como novo líder Mikhail Gorbachev. Gorbachev ficou encarregado de promover reformas profundas na estrutura do Estado soviético, de modo a garantir a subsistência do regime. Entretanto, tais reformas, que receberam o nome de Perestroika (reconstrução), cujo modo de procedência seria a Glasnost (isto é, a transparência), acabaram por dar abertura para a implosão do regime comunista. Como diz o historiador Silvio Pons, em seu livro A Revolução Global ¿ história do comunismo internacional (1917-1991):
Gorbachev executou ações como a diminuição do auxílio a outros países comunistas (Cuba foi um dos mais afetados) e a retirada das tropas soviéticas da zona de combate no Afeganistão (abrindo mão, assim, da hegemonia sobre aquela região). Além disso, Gorbachev também tomou a iniciativa de firmar acordos com os Estados Unidos para a destruição em conjunto de certo número de ogivas nucleares, pondo fim a uma das principais características da Guerra Fria, a corrida armamentista.
6a
Questão
Acerto: 1,0 / 1,0
O pós-Segunda Guerra Mundial é um momento de reconfiguração do sistema econômico internacional. Avalie as assertivas:
No final da Segunda Guerra mundial, a conferência de Bretton-Woods definiu, entre outros pontos, o padrão ouro - dólar
PORQUE
ao fundamentar-se o lastro das moedas em metais preciosos a estabilidade monetária permitiria maior fluidez nos pagamentos e nos movimentos de capital internacional.
Analisando as duas frases podemos afirmar que:
as duas afirmativas são corretas, mas não se complementam.
as duas afirmativas são corretas e a segunda justifica a primeira.
a primeira afirmativa está errada e a segunda correta, embora não justifique a primeira.
a primeira afirmativa está correta e a segunda imprecisa, ou seja, não a complementa.
as duas afirmativas estão incorretas.
Respondido em 27/03/2023 10:23:45
Explicação:
Em termos estritamente econômicos, os Estados Unidos e o Reino Unido encabeçaram um projeto em 1944, ou seja, quase um ano antes do término total da guerra, denominado Sistema Bretton Woods. Esse modelo surgiu de uma reunião com o mesmo nome, sediada na cidade da Filadélfia, e, em linhas gerais, determinava os rumos da política econômica internacional a partir da rendição final das forças do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Era dada como certa a derrota e os Estados Unidos, alçados ao papel de liderança mundial, já desejavam "entender" como seria o pós-guerra e definir sua esfera de alcance. A grande pauta da reunião era que o imperialismo acarretou as guerras e que, por conseguinte, o livre mercado, o não intervencionismo estatal, era a chave para a "paz mundial".
7a
Questão
Acerto: 1,0 / 1,0
...o fato maior do século XIX é a criação de uma economia global única, que atinge progressivamente as mais remotas paragens do mundo, uma rede cada vez mais densa de transações econômicas, comunicações e movimentos de bens, dinheiro e pessoas ligando os países desenvolvidos entre si e ao mundo não desenvolvido. [...] Sem isso não haveria um motivo especial para que os Estados europeus tivessem um interesse algo mais que fugaz nas questões, digamos, da bacia do rio do Congo, ou tivessem se empenhado em disputas diplomáticas em torno de algum atol do Pacífico. Essa globalização da economia não era nova, embora tivesse se acelerado consideravelmente nas décadas centrais do século.
HOBSBAWM, Eric. A Era dos Impérios. 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. p. 95.
Para Hobsbawm, o que caracteriza a expansão imperialista européia no século XIX?
A ausência do Estado protecionista na criação de uma economia global única.
O favorecimento social das regiões coloniais com a ampliação dos investimentos europeus.
A composição de forças das nações industrializadas no domínio colonial.
Os benefícios econômicos proporcionados às massas descontentes dos impérios.
A criação de uma economia global única no contexto do crescimento industrial europeu.
Respondido em 27/03/2023 10:15:43
Explicação:
A resposta correta é: A criação de uma economia global única no contexto do crescimento industrial europeu.
8a
Questão
Acerto: 1,0 / 1,0
Retiraremos do discurso em que, a 15 de março de 1844, Lord Ashley apresentou a sua moção sobre a jornada de 10 horas à Câmara dos Comuns alguns dados que não foram refutados pelos industriais sobre a idade dos operários e a proporção de homens e mulheres. (...) Sobretudo o trabalho das mulheres desagrega completamente a família; porque, quando a mulher passa cotidianamente 12 ou 13 horas na fábrica e o homem também trabalha aí ou em outro emprego, o que acontece às crianças? Crescem, entregues a si próprias como a erva daninha, entregam-nas para serem guardadas fora (...), e podemos imaginar como são tratadas. É por essa razão que se multiplicam de uma maneira alarmante, nos distritos industriais, os acidentes de que as crianças são vítimas por falta de vigilância. (...) As mulheres voltam à fábrica muitas vezes três ou quatro dias após o parto, deixando, bem entendido, o recém-nascido em casa. (...).
ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Global, 1986. p. 170-171.
Os dados apresentados por Engels no texto escrito em 1845 referem-se a alguns dos efeitos da Revolução Industrial na Inglaterra.
Com base nessas informações, conclui-se que, ao longo do século XIX, a incorporação da mulher ao mercado de trabalho:
causou um aumento sensível nos índices de mortalidade infantil, como conseqüência da irresponsabilidade das mães operárias.
contribuiu para o aumento da criminalidade, devido ao surgimento de gerações de crianças criadas por terceiros e carentes de cuidados maternos.
produziu o aumento de separações, pois as mulheres passaram a assumir o papel de chefes de família, antes restrito aos homens.
favoreceu a emancipação feminina, garantindo o acesso a serviços profissionais de educação infantil.
resultou, principalmente, da necessidade de complementar a renda familiar, diante do crescente custo de vida na cidade industrial.
Respondido em 27/03/2023 10:17:58
Explicação:
A resposta correta é: resultou, principalmente, da necessidade de complementar a renda familiar, diante do crescente custo de vida na cidade industrial.
9a
Questão
Acerto: 1,0 / 1,0
Os escritos desse filósofo representam a concepção moderna de racionalidade científica, tendo como principais características seu estilo, utiliza quase sempre a primeira pessoa do singular, sugerindo uma forma de explicitar sua autoridade sobre aqueles saberes. Para esse filósofo, a autoridade maior de conhecimento está no procedimento metodológico. Estamos falando do filósofo:
René Descartes
John Locke
Oliver Cromwell
Bernard Bailyn
Christopher Hill
Respondido em 27/03/2023 10:18:37
Explicação:
Os escritos filosóficos de René Descartestraduzem com precisão a concepção moderna de racionalidade científica. Uma das principais características do pensamento cartesiano é o estilo utilizado na produção dos seus principais tratados: Meditações (1641) e Discurso do Método (1637), nos quais Descartes utiliza quase sempre a primeira pessoa do singular, o que configura uma espécie de reivindicação de sua autoridade sobre aquele estudo. Para o filósofo, a autoridade maior do conhecimento não é o ''homem'', entendido como sujeito abstrato, mas o procedimento metodológico adequado à especificidade do objeto em questão.
10a
Questão
Acerto: 1,0 / 1,0
Após violentos conflitos, em 1804 foi proclamada a República do Haiti. Após o sucesso da Revolução Haitiana, o novo país surgido passou a ser governado por:
H. Christophe
A. Pétion
Jean-Jacques Dessalines
Maximilien de Robespierre
Toussaint Louverture
Respondido em 27/03/2023 10:14:05
Explicação:
A partir da tentativa francesa de reconquistar São Domingos, os generais negros e mulatos que herdaram a liderança de Toussaint (J. J. Dessalines, H. Christophe e A. Pétion, entre outros) nomearam Dessalines como comandante em chefe e conduziram a luta contra os franceses até a vitória negra. Em 1° de janeiro de 1804 foi proclamada a República do Haiti e Dessalines (um ex-escravizado, como Toussaint) foi nomeado governador-geral.