Buscar

Template Aula 1- ESTOMATOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 01
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ESTOMATOLOGIA APLICADA
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Alessandra Gomes Teodoro
	MATRÍCULA: 01358647
	CURSO: Podologia
	POLO: Primavera do Leste_MT
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado).
· Trabalhos acadêmicos precisam ter embasamento científico (referências).
				TEMA DE AULA: ELETROTERAPIA NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS E PÉ DIABÉTICO
RELATÓRIO:
1-Quais os benefícios e efeitos fisiológicos da microcorrentes na utilização de protocolos de tratamentos para úlceras nos pés. Cite as indicações e contra indicações do uso do microcorrentes na podologia.
Atualmente temos um número considerável de pesquisas que utilizam a Microcorrentes para o tratamento de feridas e recuperação tecidual. Considerando que as lesões podem promover alterações funcionais importantes decorrentes do processo inflamatório, e que, muitas vezes, pode afastar pessoas da suas atividades de vida diária, devido a complexidade do processo cicatricial, o presente estudo tem como objetivo realizar revisão da literatura especializada abordando a utilização da MENS como método não farmacológico, não invasivo e sem efeitos colaterais no processo de reparo tecidual.
Os efeitos da microcorrentes promovem regeneração nas células, aumenta a produção do colágeno e da elastina, aumenta a circulação sanguínea local o que consequentemente aumenta a oxigenação celular clareando a pele, tonificando o tecido e combatendo a flacidez. Possui o efeito Normalização, nutrição, estimulação do processo de reparo tecidual, inibição celular, e além disso a microcorrentes também tem efeito sobre o sistema linfático.
Também é capaz de estimular o realinhamento das fibras colágenas e potencializar a circulação linfática, portanto é indicada para tratamento de acne, estrias e linhas de expressão e para o pós-operatório de cirurgia plástica.
Contraindicações. Esse tratamento é contraindicado para pessoas com alergia ou irritação à corrente elétrica, neoplasias, portadores de implantes metálicos, dermatites e dermatoses cutâneas. Também não deve ser feito diretamente sobre o eixo cardíaco e marca-passo. São contraindicações normais de qualquer corrente elétrica
2- Quais os benefícios e efeitos fisiológicos da Ultrasson para tratamento de pé diabético. Cite quais os parâmetros você utilizaria para o tratamento do pé diabético e o porquê.
O pé diabético representa uma das mais importantes complicações crônicas do diabetes. As lesões do pé diabético são a causa mais comum de amputações não traumáticas de membros inferiores, ocorrendo em 15% dos diabéticos, sendo responsável por 6% a 20% das hospitalizações. As lesões diabéticas geralmente não respondem bem ao tratamento, e novas modalidades de tratamento, dentre elas o ultrassom terapêutico, têm sido propostas para estimular a cicatrização de lesões
O tratamento de lesões do pé diabético incluem o desbridamento cirúrgico e drenagem, terapia antimicrobiana para feridas infectadas, descarga de pressão, curativos e tratamentos complementares. Apesar destas intervenções, as amputações de extremidades inferiores em pacientes diabéticos é 17 a 40 vezes maior do que em indivíduos não diabéticos.
 O ultrassom é um recurso terapêutico definido pelas oscilações de ondas cinéticas ou mecânicas, que aplicado sobre a pele atravessa e penetra no organismo em diferentes profundidades, sendo utilizado no tratamento de lesões musculares, acelerando o processo de cicatrização muscular e epitelial. O ultrassom terapêutico através dos mecanismos térmico e não térmico interage com o tecido e produz mudanças biológicas. O efeito não térmico no tecido biológico é causado por mecanismos distintos, como ondas estacionárias (sobrepostas), cavitação, microfluxo e fluxo acústico.
 O efeito térmico é decorrente da absorção das ondas pelo tecido que se transforma em calor. Ocorre aumento do fluxo sanguíneo, o que produzirá reflexamente nos capilares e arteríolas uma vasodilatação reflexa. No mecanismo não térmico o potencial da membrana é alterado. As vibrações sobre o tecido (micromassagem) aceleram a velocidade de difusão de íons através da membrana celular e o intercâmbio de fluidos, favorecendo o processo de difusão e melhorando o metabolismo celular. Além disso, auxilia na liberação de aderências através da separação das fibras colágenas.
REFERÊNCIAS BLIOGRÁFICAS 
Site de pesquisas 21/10/20222
https://www.scielo.br/j/rlae/a/PYT5s4JgBmyLzF6hnb9nSFS/?lang=pt&format=pdf
https://www.estetikaelianemartins.com.br/tratamentos/microcorrentes
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AQBGK8/1/monografia_marlenebento.pdf

Continue navegando