Buscar

Progeto de lazer e recreação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE TURISMO
Atividade final Turma-Portel
DISCIPLINA: Lazer e Recreação
PROFA. DRA. Silvia Helena Ribeiro Cruz
ALUNOS: 
Euzilete Galvão Da Silva Silva
Laíse Verônica Alves Álvares 
Marcio Pinheiro Pantoja
Ramili Silva Gama
Waldenize Paiva de Souza
Wellison André Alvares Pereira
Wellyngton Cabral Costa
Introdução
Com base nos textos e discursões em sala vimos o conceito tempo livre, lazer, recreação e a sua importância para a qualidade de vida e desenvolvimento pessoal. Com o tempo livre vem o lazer, que seria atividades realizadas sem obrigação, para relaxamento e descanso pessoal, como: ler, assistir, jogar, passeios em balneários e entre ouras atividades que atendam esses quesitos. O lazer é algo individual e varia de acordo com as preferencias dos indivíduos. Após as aulas teóricas, a turma de turismo visitou dois balneários do município de Portel, o Clementino e o Ajuruzal, para analisar todas as características desenvolvidas nestes espaços e propor atividades recreativas de acordo com o local escolhido.
Caracterização do balneário Clementino:
Localizado no lado direito do rio Pacajá na ilha grande do Pacajaí, com distância de 30 minutos de barco da cidade de Portel. O Clementino é um balneário muito bonito que tem uma boa estrutura desenvolvida com local para banho e uma área extensa de floresta. Conta com cozinha, redário, um espaço coberto para eventos, estrutura com ponte sobre a água e campo de futebol e alojamentos. No quesito segurança não se encontram muitas estruturas próprias pra essa área no local. 
(FOTOS)
Caracterização do balneário Ajuruzal:
Localizado na foz dos rios Camarapi e Pacajá, com distancia de 45 minutos da cidade de Portel. O balneário Ajuruzal conta com uma área grande de natureza e área de banho, porem a segurança do banho fica comprometida pela passagem de um canal próximo a margem da praia, o que o torna perigoso. Como estrutura física se tem o trapiche, onde o barco atraca para descemos e um refeitório com alojamento na parte de cima. O ajuruzal se encontra em péssimo estado, com falta de manutenção, escada íngreme, ninhos de caba, quartos desarrumados e sem segurança. Essas características fazem o balneário parecer um lugar abandonado.
(FOTOS)
Objetivo geral e especifico:
Analisar as áreas escolhidas e propor atividades de lazer e recreação nos balneários Clementino e Ajuruzal, para o desenvolvimento do turismo e como uma alternativa de lazer tanto para os visitantes quanto para a população local.
	QUADRO DE ATIVIDADES
	Balneários 
	Atividades
	Público Alvo
	Faixa Etária
	Como desenvolver
	Recursos humanos necessários
	Clementino
	Trilha
	Visitantes e população local
	Entre 18 e 50 anos
	Seria uma trilha no torno do sitio começando pelo lado esquerdo da entrada e rodeando pela borda do sitio e chegando à saída do lado direito. A trilha seria demarcada com sinalização indicando o caminho e teria um guia para acompanhar os visitantes.
	Um guia de trilha, um turismólogo, caseiro responsável pelo local, uma embarcação com comandante e um maquinista.
	Ajuruzal
	Arborismo
	Visitantes e população local
	Entre 18 e 50 anos
	Selecionaríamos uma área com árvores fortes onde montaríamos as plataformas de madeira com todos os equipamentos necessários para a segurança, como capacete, sinta de segurança, luvas, sapatos específicos e cabos de aço. De forma a garantir a segurança e deverão para os visitantes.
	Engenheiro civil, técnico de segurança de trabalho, um guia de turismo, um turismólogo, uma embarcação com comandante e um maquinista e técnico de enfermagem com primeiros socorros.
 Benefícios possíveis das atividades para o desenvolvimento humano:
No cotidiano das grandes cidades os indivíduos vivem uma vida acelerada oque acaba gerando esgotamento, tanto físico quando mental. Com isso as atividades propostas podem ser benéficas para o desenvolvimento humano uma vez que proporciona a interação dessas pessoas com a natureza e uma quebra nessa rotina cansativa, podendo despertar sentimentos de liberdade e relaxamento nos indivíduos. Assim essas atividades podem gerar experiências gratificantes que revitalizem esses indivíduos.
Considerações Finais:
Vimos nesse trabalho que os balneários visitados têm muitos recursos naturais que, se trabalhados de forma certa e continua, podem desenvolver grandes espaços turísticos. A maior questão analisada foi a desorganização desses espaços, em especial o Ajuruzal, o que dificulta o seu desenvolvimento. Esperamos que nossas propostas de atividades recreativas possam ajudar e incentivar os proprietários desses balneários a desenvolverem cada vez mais seus espaços para assim torna-los atrativos turísticos seguros e confiáveis. 
Referencias:
MAYA, PVR. Trabalho e tempo livre: uma abordagem crítica. In JACQUES, MGC., et al. org. Relações sociais e ética [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. p. 31-47. ISBN: 978-85-99662-89-2. Available from SciELO Books http://books.scielo.org.
ALMEIDA. Felipe M. Tempo livre e consumo na sociedade capitalista. SINAIS, Revista de Ciências Sociais. Universidade Federal do Espírito Santo, Sinais n. 19 Jan-Jun 2016, Vitória – BR.
AQUINO, Cássio Adriano Braz; MARTINS, José Clerton de Oliveira. Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do consumo e do trabalho. Rev. Mal-Estar Subj., Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 479-500, set. 2007. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-
61482007000200013&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 fev. 2023.
ROCHA, André Campos. A crítica do tempo livre em Adorno - A TERRA É
REDONDA. Disponível em <https://aterraeredonda.com.br/a-critica-do-tempo-livre-em-adorno/>.

Outros materiais