Buscar

Tópicos Especiais I Aula 02 Administração Unigran

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÓPICOS ESPECIAIS I
“ATIVIDADE 2” REFERENTE AS VIDEO AULAS DO TEMA
01 – A partir da leitura da aula, conceitue Administração. Diga qual sua importância para as organizações. Sua aplicabilidade é necessidade ou modismo? Justifique.
 A expressão “Administração” surge do latim, ad – cujo o significado: direção, tendência para, e minister – cujo o significado: subordinação ou obediência, ou seja, quem passa a executar uma função sob comando de outra, ou na prestação de serviço para outro, (CHIAVENATO, 2003).
 Segundo Chiavenato, o fenômeno na administração é universal que ocorre no mundo moderno e contemporâneo. Toda organização possui objetivos que deseja a qualquer custo os conquistar, para obter continuidade no mercado em sua área de atuação. No cotidiano dos gestores, são inúmeras atividades administrativas que são desempenhadas, orientadas em diversas áreas e problemas específicos, com a precisão de serem coordenados, planejados, e controlado por profissionais capacitados de extrema competência.
 A Administração poderá ser compreendida sendo uma ferramenta em que o administrador e o gerente acaba aplicando no cotidiano para realização das necessidades da empresa, na satisfação das necessidades dos consumidores e clientes trazendo retorno aos acionistas e proprietários. Através da administração cabe a possibilidade: planejar, organizar, dirigir e realizar o controle de todos os recursos da empresa que são: materiais, humanos, tecnológicos, informacionais, estruturais e financeiros. Sendo, de fato, um agrupamento das técnicas inteligentes e diversas vezes científicas, sendo de forma organizada, as quais possibilitam a viabilização no bom funcionamento de qualquer classe de organização.
02 – Fale sobre cada uma das quatro funções do administrador, aplicação prática e importância.
 PLANEJAMENTO: ele tem sido discutido nas últimas décadas, e acabou sendo utilizado pelos administradores no seu aspecto de garantir mercado dando seguimento nos negócios da organização. Sendo que no planejamento acaba envolvendo uma estratégia empresarial, com objetivo de propor: conhecimento, preparo, comunicação, visão e comprometimento. Em relação no que diz Montana e Charmon (1998, p. 101), “o planejamento é o processo de determinar objetivos e metas na empresa”. Schermerhon Jr. (1999) com relação ao planejamento, sendo a primeira função do administrador que tem por definição precisamente que envolve, um processo de estabelecer objetivos e determinar de fato como executá-los.
 ORGANIZAÇÃO: ela caba sendo considerada a segunda função administrativa, a organização de fato e a parte que irá integrar no processo administrativo. Cujo o seu significado na ação de organizar, estruturar e agregar recursos sendo eles: humanos, financeiros, materiais, técnicos, estruturais etc. para alcançar os resultados programados. Sendo que a organização dependerá do planejamento, ou seja, para agregar os recursos exige saber o que a empresa almeja e aonde ele deseja alcançar.
 Na visão de Chiavenato (2003), a organização significa: estabelecer as próprias atividades necessárias para alcançar, os objetivos com planejamento com a devida especialização gerencial; unir as atividades em uma estruturação lógica sendo a criação de departamentos ou departamentalização; definir as atividades, com as posições específicas e as pessoas na criação de cargos e tarefas.
 DIREÇÃO: ela acaba sendo considerada a terceira função administrativa, que o administrador possui um papel importante ao direcionar e liderar um grupo de pessoas na execução dos objetivos definidos pela organização. Cujo o real objetivo da direção e exigir habilidades humanas e muita capacidade para liderar. Essa capacidade tem objetivo de influenciar pessoas, que através delas possam executar as coisas por nós. Estamos em uma era em que as pessoas empregadas, estão cada vez mais conscientes e possui o conhecimento de seus direitos, e do que elas almejam nas organizações. Sendo que as pessoas possuem objetivos sociais, individuais e na sua área profissional.
 CONTROLE: ele acaba sendo considerado a última função no processo administrativo. Em que a palavra controle, e descrita por Chiavenato (2003), sendo que ela acaba assumindo diversos significados em administração: ao realizar o controle na função restritiva e coercitiva, também é utilizado na intenção de impedir ou impor limites certos tipos de desvios indesejáveis, ou fatos comportamentais que não são aceitos. Nessa definição, o controle possui um caráter negativo e limitado, muitas vezes, acaba sendo compreendido como: castigo, delimitação, inibição e manipulação. Ele é chamado controle social para coibir o direito de liberdade das pessoas.
 03 – Conceitue de maneira técnica e com embasamento teórico de pensadores citados nos materiais de apoio, o que é ser: Gerente/Gestor/Administrador? E caracterize-os.
 As funções do gestor na administração das organizações são: realizar o planejamento das atividades na empresa; direcionar e liderar as pessoas; realizar a organização dos recursos empresariais; realizar o controle do que foi planejado, e o que está em execução ou que está sendo realizado. Resumindo, a função do gestor é direcionar os negócios com eficiência e eficácia, na adoção dos princípios de administração. Sendo que os princípios de administração apresentados por Henri Fayol que ajudam ao guiar a ação para o gestor.
 É valido destacar, que de fato não se pode deixar de considerar que esses princípios eram exigidos sendo em uma época que não teria outras referências de escola, ou perante modelo na gestão administrativa. É importante salientar, que o gestor atual vai se adequando na realidade diante da sua organização.
 O Administrador acaba sendo uma pessoa ou o profissional, que tem a responsabilidade no desempenho do trabalho sendo constituída de uma ou mais pessoas, no aperfeiçoamento de recursos financeiro, material e tecnológico, da estrutura e do setor informacional, para que de fato a organização seja capaz de alcançar resultados.Com a sua atuação em diversos níveis da organização sendo: estratégico, intermediário ou operacional, podendo ser chamado de presidente, superintendente, diretor, gerente, supervisor, chefe ou encarregado. A função dos administradores (gerentes) que são profissionais a quem, outras pessoas se atribuem (liderança). Consequentemente essas pessoas acabam sendo denominadas de seus subordinados, sendo os recursos humanos fundamentais para alcançar os objetivos. Sendo de extrema importância e responsabilidade, para que os administradores possam realizar os trabalhos e alcançar os resultados desejados. 
 Sendo que os papéis tradicionais dos administradores, foram elaborados na escola clássica da administração, por Henry Fayol. Para Maximiano (2000), o formato dessa escola que possui sua definição não apenas ao desenvolvimento administrativo, mas pela própria função dos gerentes, diante dos termos em: planejar, organizar, dirigir e controlar. Cabe a nós não esquecermos que os princípios da administração, apresentados por Fayol, que de fato direcionam também a execução do administrador. Para Chiavenato (2003), “a administração que envolve todo um processo operacional elaborado pelas funções, com o planejamento, organização, direção e controle”.
 
 
04 – Conceitue clima e cultura organizacional. Comente a importância e relevância de um bom clima e cultura organizacional, após isso exemplifique como poderá ser implementado em uma empresa uma cultura organizacional forte.
 Sendo que o clima organizacional, é representado em um formato de modo que os profissionais compreendem a qualidade de dentro no ambiente de trabalho, condicionado em um ambiente dentro da organização, esse clima passa a ser planejado com base nas relações atuais. Caso ocorra uma comunicação, com a capacidade de trabalhar de forma coesa na equipe e uma liderança com desempenho, é fato que ocorra uma atmosfera com positividade, caso contrário, o ambiente se tornará não agradável. 
 Sendo que a cultura organizacional,expressa os valores seguido de regras éticas que possam conduzir o comportamento das pessoas perante a corporação, que aborda um conjunto das normas e dos comportamentos que comandam uma organização para integrar o planejamento estratégico, com a possibilidade em expressar cuja a cultura traz, a sua devida representatividade em que ela segue um conjunto dos hábitos, crenças e valores das pessoas que estão intimamente lidadas no ambiente empresarial. 
 Segue alguns exemplos, com base diante de uma cultura inovadora segue gradativamente mais, a criatividade que vem se tornando um padrão indispensável para alcançar o devido sucesso em inúmeros segmentos. O fato de ser criativo e compreender a relação entre os conceitos que são, ou em que não há uma certa conexão. Atrair uma cultura inovadora para uma organização que permitirá aos seus colaboradores, de que maneira deve pensar? Para realizar o alcance das metas e trazer soluções aos velhos problemas, sendo de extrema importância realizar um trabalho em equipe para o sucesso da empresa. 
 De fato, a cultura organizacional permitirá a organização das equipes multidisciplinares, devido os seus históricos profissionais diferenciados com a especialização em diversas áreas, apontando as características comportamentais com habilidades, na superação dos desafios a serem conquistados, a comunicação assertiva é de fato um suporte que requer uma certa habilidade. 
 Em que haja uma boa comunicação de forma clara e objetiva, trazendo um certo respeito dentro dos parâmetros sendo uma competência a ser expandida. A comunicação assertiva acaba sendo a principal habilidade de um profissional especializado. Ela possui uma forte ligação com a inteligência emocional do gestor, sendo de extrema importância para a elaboração na cultura organizacional, com base na transparência e no diálogo que envolve um ambiente organizacional.
 
BOM ESTUDO!

Continue navegando