Buscar

Tópicos Especiais I Aula 03 Administração Unigran

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÓPICOS ESPECIAIS I
“ATIVIDADE 3” REFERENTE AS VIDEO AULAS DO TEMA
01 – A partir da leitura da aula, conceitue Organizações empresariais. Diga qual sua importância para o sucesso financeiro dos empreendedores. Sua aplicabilidade na prática.
 Ocorre que na organização empresarial tem uma compreensão quanto à tomada das decisões, entre as mais comuns até as mais complicadas, havendo a possibilidade de caracterizar a organização empresarial diante de uma análise precisa e total no ambiente setorial da corporação, trazendo grande melhorias e soluções para alcançar um grande destaque no setor empresarial. A empresa de forma organizada possui uma melhor performance ao conduzir boas estratégias com uma equipe focada diante dos seus objetivos. Esse processo ocorre dentro de um formato hierárquico com o objetivo de realizar uma análise criteriosa de seus setores. Cuja a sua estrutura hierárquica tem a finalidade de facilitar a distribuição das funções no ambiente interno da corporação, com melhorias nos processos e a rapidez, no atendimento ao cliente, coma eficiência e a garantia de qualidade sendo ofertados os seus produtos e serviços para o consumidor final. Ocorre que a organização empresarial acaba sendo de extrema importância para que um seguimento empresarial consiga permanecer organizado e estruturado, diante das análises, podemos ter a definição da função de cada colaborador, cujo o objeto é atender todas as obrigações no setor empresarial de forma organizada. 
02 – Caracterize e exemplifique pelo menos dois tipos de estruturas organizacionais. 
 Sendo que a estrutura organizacional é de fato um elemento indispensável para que uma corporação consiga manter a atenção nos seus objetivos. Com a missão, a visão, os valores e as estratégias de mercado irão servir de base para formular uma estrutura organizacional. Já na estrutura organizacional acaba sendo um conjunto ordenador de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. Que está diretamente relacionada à sua estratégia, no envolvimento de aspectos físicos, humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos.
Estrutura simples:
 Acaba sendo o tipo ideal para empresas de organização sendo elas simples, que apresentam um único produto ou serviço e a sua localização geográfica, relações informais, poucas tarefas, número menor de seus colaboradores e a utilização de sistemas pouco aperfeiçoados. 
 Nessa estrutura simples o gestor acaba fiscalizando todos os setores para tomar as decisões relacionadas aos mesmos. Ocorre que nessa relação informal em que possibilita uma comunicação mais fácil, entre gestor e colaborador. Essa estrutura segue uma fórmula ideal para empresas com esse tipo de perfil, é a combinação das devidas estratégias elaboradas com as metas e objetivos. Algumas características principais deste tipo de estrutura são: autoridade linear ou única; linhas formais de comunicação; centralização das decisões; aspecto piramidal.
Estrutura funcional:
 Ela acaba sendo dividida em departamentos e setores. Sendo que cada um deles é responsável por suas atividades dentro da corporação, que acaba passando, decorrente, pela supervisão do gestor. Sendo que essa divisão é efetivada de uma maneira, em que facilite, para que as áreas possam agir com mais autonomia.
 Acaba sendo configurado com um gestor e um número que se limita de colaboradores, que são dadas a permissão para facilitar no compartilhamento de informações, simplificação nos mecanismos perante a definição das responsabilidades de cada área que é designada. 
 Sendo que o gestor permanece em contato com todos os setores e tem que trabalhar de forma que possa garantir as ações e decisões individuais para que não prejudiquem o desenvolvimento da corporação, ou seja, precisam ser realizadas de maneira que possam beneficiar a todos, incluindo a equipe e a organização. Algumas características principais deste tipo de estrutura são: autoridade funcional ou dividida; linhas diretas de comunicação; descentralização das decisões; ênfase na especialização.
03 – O que é uma estrutura organizacional centralizada e descentralizada, quais as principais características, vantagens e desvantagens dos modelos.
 Sendo que na administração, a centralização evidencia que a pessoa está presente no topo da hierarquia ele tem a mais alta autoridade dentro de uma corporação, sendo que as demais enfrentam essa autoridade devido as posições que estão abaixo do organograma.
 Ocorre uma concentração de toda a autoridade que está presente no topo da hierarquia da empresa chamado de cúpula. Ocorre que a maioria das decisões são tomadas pelos líderes, ou seja, cuja as pessoas que estão estrategicamente no seu cargo de posição diante dos seus níveis hierárquicos superiores.
 Em que acaba ocorrendo uma redução dos centros que irão atuar nas decisões. Ou, seja, partir deste ponto de vista, a centralização sugere que existe uma autoridade que irá tomar a decisão sendo ela necessária, e essa pessoa está posicionada bem no topo da pirâmide hierárquica da corporação.
 Já na descentralização ela é um pouco diferente. Ela acaba pressionando os níveis mais baixos da hierarquia para que eles acabam tomando as decisões, ou seja, que de fato uma decisão deverá ser tomada o mais próximo possível de quem possui essa autoridade diante do assunto abordado, não interessa se essa pessoa acaba fazendo parte ou não do topo da hierarquia.
 Já a autoridade acaba sendo separada dos demais níveis da hierarquia. Sendo assim, em que a descentralização administrativa ocorre quando a maioria das decisões são efetivadas pelos níveis hierárquicos inferiores. De fato, a descentralização irá colocar as sedes de decisão o mais próximo possível de cada setor, no órgão de execução. Os fatores que possuem uma atuação imensa na centralização ou descentralização para a definição em uma organização são: a cultura da empresa; o grau de formalização; o ambiente; a forma de como o poder e distribuído; o tamanho da empresa; a tecnologia que e utilizada no dia a dia; os recursos que são empregados na organização; a estratégia da empresa para lidar no mercado.
As vantagens:
 
 Já no método centralizador: sendo que as decisões passarão a ser tomadas apenas pelos administradores que possuem uma visão completa da corporação. Em que os responsáveis normalmente são os mais bem treinados. Sendo que as decisões são mais consolidadas com os objetivos globais da corporação para acabar de vez os esforços duplicados que irão limitar custos operacionais, em que algumas ocupações irão conseguir desenvolver maior especialização para o aumento das habilidades.
 Já na descentralização: as decisões acabarão sendo tomadas no período de curto tempo, sendo efetivadas pelos próprios executores. Em que os tomadores de decisão serão aquelas pessoas que apresentam as informações perante a situação, ou seja, quem vivencia o dia a dia. Ocorrerá maior participação no processo, ao promover a motivação e a moral elevados entre os administradores de nível médio, ou seja, irá possibilitar um treinamento de qualidade para os mesmos.
As desvantagens:
 Já na centralização: as decisões são tomadas somente pelos administradores que estão distantes dos fatos. Sendo os mesmos que estarão posicionados no topo, sendo que dificilmente terão contato com as pessoas comprometidas diante da situação. Já os administradores de níveis mais baixos estarão afastados dos objetivos globais. Em que as linhas de comunicação mais afastadas possibilitam as tomadas de decisões mais demoradas com maior custo operacional. Pelo fato de ocorrer o envolvimento de muitas pessoas, maior será a probabilidade de alterações e erros pessoais no processo que cresce.
 Já na descentralização: poderá ocorrer a falta de informações e a direção entre os departamentos que estão envolvidos. Sendo que os custos são maiores por causa da exigência da melhoria no critério de seleção e treinamento dos administradores médios. Em que os riscos da subjetivação,como o caso de os administradores passam a defender mais os objetivos de seu próprio departamento do que os da corporação. Sendo pelos fatos das políticas que podem mudar de setor para setor.
04 – Caracterize os três níveis hierárquicos de uma estrutura organizacional.
 Nível estratégico: que todas as decisões estratégicas são centralizadas e que estão estabelecidos, com os executivos de altos e baixos cargos perante ao nível da organização. Está localizada na grade empresarial: a presidência, os superintendentes e até os diretores. Ocorre que nesse nível, acaba sendo a principal responsabilidade do gestor em direcionar os rumos da organização, ou seja, posicioná-la em um ambiente competitivo. Sendo que os gestores (administradores) acabam passando a maior parte de seu tempo, realizando o planejando e liderando os administradores que estão em níveis abaixo da sua posição. Ou, seja, quanto mais elevado o nível de gerenciamento, maior será a responsabilidade e a necessidade para que o administrador possa pensar definitivamente, diante das habilidades conceituais e também nas relações humanas que são fundamentais.
 Nível tático ou nível intermediário: na ampla organização, acaba sendo caracterizado pela média gerência, que é integrado pelos administradores rapidamente. Os administradores que são situados neste nível possuem uma responsabilidade na elaboração de planos táticos de trabalho. Ou seja, perante a definição das estratégias e das políticas de funcionamento, que a organização possa alcançar os resultados. Cuja as habilidades conceituais e humanas elas são mais presenciadas nos administradores locados nesse nível. Segue o exemplo que podemos citar, é de que o profissional acaba sendo responsável em determinar os caminhos que podem ser tomados, ou as estratégias que poderão ser definidas pela organização, com o objetivo de abrir uma nova filial ou para realizar a construção de um novo prédio.
 Nível operacional: neste nível são encontrados os supervisores ou encarregados. Sendo que esses profissionais, são de fato responsáveis pela efetivação e também na operacionalização dos planos táticos que possui uma definição diante do nível intermediário. Ocorre, que case nunca são especialistas, mas acabam sendo profissionais com grande capacidade e possui habilidade técnica para realizar um trabalho e efetivar os planos. Sendo que as habilidades técnicas e humanas são as mais almejadas perante a este nível cujo o conceito é: saber fazer e saber liderar pessoal. Segue o exemplo que podemos citar é, quando a organização decide realizar uma construção de um novo prédio para a empresa. Sendo que administrador de projetos têm que elaborar, o projeto e o envio ao mestre de obras para executá-lo.
BOM ESTUDO!

Outros materiais