Buscar

Planejamento urbano e ambiental - final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Planejamento Urbano e Ambiental
 
 
Aluno (a): Jéssica Nascimento de Sousa
Data: 14/02/2023
Avaliação Pratica 
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
1. Você, gestor ambiental de um município e preocupado com o futuro do planeta e da civilização humana, precisa entender os efeitos da expansão urbana na natureza. Nesse sentido, marque a alternativa que conceitua corretamente poluição.
a) Poluição é quando alguma substância estranha ao meio está presente. Pode ser substância, energia, podendo ocorrer por ação antrópica ou natural.
b) Poluição é a alteração de alguma qualidade ambiental à qual a comunidade exposta é incapaz de neutralizar os efeitos. 
c) Poluição é a alteração de alguma qualidade ambiental à qual a comunidade exposta é capaz de neutralizar os efeitos. 
d) Poluição se refere às redes de efluentes domésticos e industriais. 
e) Poluição é a fonte de poluentes.
Justificativa: A poluição está relacionada diretamente a um efeito negativo, quando já ocorreu a alteração na qualidade do meio.
2.A contaminação do solo é uma realidade dos centros urbanos e é bastante facilitada por meio da lixiviação. Nesse sentido, marque a opção que não é uma fonte de poluentes para o solo: 
a) pequena quantidade de matéria orgânica. 
b) resto de óleo no asfalto. 
c) pequena quantidade de pesticidas. 
d) resíduos sólidos na calçada. 
e) resíduos de tintas de prédios anteriores a 1970.
Justificativa: A incorporação da matéria orgânica no solo não causa necessariamente poluição, apenas quando for em grande quantidade ou quando contiver outros elementos mais agressivos, como metais pesados. 
3) Resultado da presença de sais alcalinos terrosos, como cálcio e magnésio, ou de outros metais em concentração menor. Na presença de quantidades elevadas na água, provocam sabor desagradável e efeitos laxativos, além de formar incrustações nas tubulações.
a) Alcalinidade
b) Acidez
c) Dureza
d) pH
e) Fósforo
4) são considerados como a mistura de poluentes secundários, formados pelas reações entre os óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis na presença de luz solar. Os compostos orgânicos voláteis são liberados na queima incompleta e na evaporação de combustíveis e solventes. O principal produto dessa reação é o ozônio, que, por esse motivo, é utilizado como parâmetro indicador da presença de oxidantes fotoquímicos na atmosfera. Tais poluentes formam a chamada névoa fotoquímica ou “SMOG fotoquímico”, recebendo esse nome devido à diminuição da visibilidade (COMPANHIA..., 2012). Já a queima de hidrocarbonetos produz um GEE que é (gases do efeito estufa) o combustível. Já os dióxidos de nitrogênio (NO2) que causam problemas respiratórios e que podem variar seu tamanho em nanômetros, podem provocar problemas respiratórios.
5) Qual ou quais problema(s) pode ocasionar a impermeabilização do solo?
A impermeabilização do solo é gerada através da cobertura do solo por materiais como cimentação, asfaltamento, calçamento e edificações, entre outros. Fazendo com que o solo perca a capacidade natural de absorção da água e, consequentemente, aumentando o pico de vazão de água em uma eventual chuva a jusante de um rio.
 O aumento do risco de inundações e de escassez de água, contribui para o aquecimento global, coloca em risco a biodiversidade . O acúmulo de resíduos tóxicos na superfície, em tempos chuvosos a principal consequência de tais ações reside no aceleramento do processo erosivo, extremamente danosos aos solos.
Planejamento Urbano e Ambiental

Continue navegando