Buscar

Indexação e resumos 2

Prévia do material em texto

13/11/2020	UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
13/11/2020	UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
13/11/2020	UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
1. A biblioteca é uma organização em constante movimento. Nenhuma atividade ou serviço de informação elaborado pode ser pensado isoladamente. Isso porque os serviços estão relacionados entre si e todos são constituídos tendo como foco as características da comunidade usuária e suas demandas de informação. Por isso, o estabelecimento de qualquer diretriz, oferta de novo serviço, políticas, como a de desenvolvimento de coleções ou de indexação, só podem se edificar sobre dados substanciais acerca das características e do perfil da comunidade onde a unidade ou o sistema de informação está inserido. Sobre as políticas de indexação, analise as seguintes afirmativas:
I- Em 1985, a bibliotecária Marília Vidigal Carneiro estabeleceu diretrizes para uma política deindexação. De certa forma, foi o primeiro trabalho brasileiro que ganhou reconhecimento e ainda hoje é citado como uma referência clássica no tangente à elaboração deste tipo de texto em bibliotecas.
II- É irrelevante conhecer os objetivos e atividades da organização para a determinação do tipode serviço e ser implantado e, especialmente para identificar a área de interesse em que ela atua.
III- É importante conhecer os objetivos e atividades da organização para a determinação do tipode serviço e ser implantado e, especialmente para identificar a área de interesse em que ela atua.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)
Somente a afirmativa I está correta.
 b)
Somente a afirmativa III está correta.
 c)
As afirmativas II e III estão corretas.
 d)
As afirmativas I e III estão corretas.
2. Sob o ponto de vista do sistema de recuperação da informação, a indexação é reconhecida com sua parte mais importante dentro dos procedimentos realizados para o tratamento da informação, pois condiciona os resultados das estratégias de busca. Sobre a função do indexador, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Compreender o documento ao realizar a análise conceitual que representa adequadamente seu conteúdo.
( ) Destaque para o uso de linguagens documentárias.
( ) Pensar em estratégias e critérios para que o sistema de informação desenvolva bem suas atividades de representação temática.
( ) Detectar dificuldades relatadas pelos usuários quando da busca.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FUJITA, M. S. L.; RUBI, M. P. O ensino de procedimentos de política de indexação na perspectiva do conhecimento organizacional: uma proposta de programa para a educação a distância do bibliotecário. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v. 11 n. 1, p. 48-66, jan./abr. 2006.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/pci/v11n1/v11n1a05.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019. a) V - F - F - V.
b) V - V - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - V - F - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
3. Existem ferramentas que auxiliam o bibliotecário/indexador a selecionar termos que melhor representem os conteúdos registrados nos livros e em outros suportes de informação, respeitando seus significados. O intuito é a utilização de termos que coincidam com termos usados pelo usuário quando da busca por informação em um catálogo ou índice de biblioteca.
Sobre essa ferramenta, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Catálogo de índice. b)
Anglo-American Cataloguin Rules.
 c)
Código de Catalogação.
 d)
Tesauros.
4. Muitos foram os trabalhos a respeito das políticas de indexação desenvolvidos a segunda metade do século XX. Na capacidade da consulta, a indexação deve apresentar boa recuperação de informação, revelando a estrutura temática que organiza o sistema, na garantia literária, a indexação deve representar o conteúdo do documento e na formação do indexador, o bibliotecário que se dedica à indexação deve ter aperfeiçoamentos constantes em sua área prática, mas também nas áreas dos assuntos dos documentos que indexa. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o principal aspecto para o desenvolvimento de uma boa política de indexação:
a) Ao contexto sociocognitivo do indexador.
b) A qualidade dos documentos adquiridos.
c) O bibliotecário que se dedica à indexação.
d) A capacidade cognitiva dos usuários.
5. Ao desenvolver a política de indexação, é necessário identificar a clientela. A principal finalidade de um sistema de informação é fornecer aos usuários a informação de forma e momento exigidos, por isso a identificação deste usuário é essencial. Um estudo de usuário, neste caso, é fundamental para obter dados referentes aos usuários da unidade de informação. Sobre os dados extraídos do estudo de usuário, analise as seguintes afirmativas: 
I- O conhecimento do tipo de resposta exigido do sistema, isto é, se é exigência mais revocação,maior precisão, ou ambas ao mesmo tempo.
II- O conhecimento do nível de exaustividade exigida na indexação; o nível de sofisticaçãodesejável no sistema. 
III- O conhecimento das exigências dos usuários quanto à forma de apresentação dos resultadosda busca.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)
Somente a afirmativa II está correta.
 b)
As afirmativas I, II e III estão corretas.
 c)
Somente a afirmativa III está correta.
 d)
Somente a afirmativa I está correta.
6. As políticas de indexação são instrumentos que definem diretrizes a serem adotadas pelos bibliotecários no desenvolvimento de suas atividades de indexação. Elas devem levar em conta as características dos itens componentes dos acervos. Este conjunto de decisões devem estar previstas na política de indexação das unidades de informação, ou seja, uma política de indexação reúne diretrizes administrativas de ações a serem instituídas e aplicadas por unidades de informação. Sobre a política de indexação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A política de indexação está inserida no contexto sociocognitivo do indexador.
( ) A política de indexação está inserida no contexto interdisciplinar de trabalho do indexador e dos gerentes.
( ) A política de indexação é norteada pelo contexto em que está inserida uma unidade, seu público e sua infraestrutura.
( ) A política de indexação dentro de um sistema de informação deve ser entendida como uma filosofia pertinente aos objetivos de recuperação da informação e não somente como uma lista de procedimentos a serem seguidos durante a realização da indexação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
V - F - V - V.
 b)
F - F - V - V.
 c)
F - V - V - F.
 d)
V - F - F - V.
7. Nos sistemas de classificação bibliográfica, os relacionamentos não hierárquicos, quando ocorrem, são erroneamente "encaixados" nas hierarquias. É só nos tesauros que estas relações são explicitamente identificadas, através do código TR (Termo Relacionado). Adicionalmente, as LDs apresentam relações de equivalência. Este gênero de relacionamento entre os termos é utilizado para permitir a entrada no sistema operando em níveis. Sobre o nível apresentado, assinale a alternativa CORRETA:
a) De reagrupamento ou descritores.
b) Do indexador ou consulente.
c) Da analise e relacionamento.
d) Da sinonímia e da polissemia.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
8. Auxiliam o bibliotecário/indexador a selecionar termos que melhor representem os conteúdos registrados nos livros e em outros suportes de informação, respeitando seus significados. O intuito é a utilização de termos que venham a coincidir com termos usados pelo usuário quando da busca por informação em um catálogo ou índice de biblioteca. Sobre os instrumentos que auxiliam os bibliotecários, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os tesauros.
( ) Os sistemas de classificação.
( ) Códigos de classificação bibliográfica. ( ) Os conteúdospertinentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V - V - F - V.
b) V - F - F - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - F - F.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
9. São ferramentas auxiliares aos bibliotecários, que tendem a facilitar a identificação dos conceitos e dos conteúdos dos itens de um acervo, mesmo que estes conteúdos não sejam sua área de especialidade. Por exemplo: um bibliotecário que atua em uma biblioteca especializada nas ciências da saúde pode ter dificuldades de, apenas por intuição ou técnica, identificar os principais assuntos tratados em um dado livro, a ponto de indexá-lo de forma inadequada, o que acarretaria na sua não recuperação. Sobre quais são essas ferramentas, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Linguagens documentárias.
( ) Características descritivas e temáticas. ( ) Organizar informação.
( ) Sistemas de comunicação construídos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V - F - F - F.
b) V - F - F - V.
c) F - V - F - V.
d) V - V - V - F.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
10.É importante conhecer os objetivos e as atividades da organização para a determinação do tipo de serviço a ser implantado e, especialmente, para identificar a área de interesse em que ela atua. Isso permitirá o estabelecimento de uma política de seleção adequada. "O tipo de organização determinará que sistema de indexação usar, bem como os níveis de exaustividade e especificidade exigidos" (CARNEIRO, 1985, p. 223). A respeito da identificação da clientela, a principal finalidade de um sistema de informação é fornecer aos usuários a informação exigida. Para isso, um estudo de usuário é fundamental. Sobre o estudo de usuário, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: CARNEIRO, M. V. Diretrizes para uma política de indexação. Revista da escola de biblioteconomia de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 214-41, set. 1985.
a) O nível de sofisticação desejável no sistema depende da instituição que disponibiliza o banco de dados. Desta forma, a leitura instrumental atende à indexação.
b) Conhecimento do alcance exigido pelo sistema quanto aos assuntos centrais e periféricos e quanto aos níveis de tratamento exigidos.
c) Conhecimento das exigências dos usuários quanto à forma de apresentação dos resultados da busca.
d) Conhecimento do tipo de resposta exigido do sistema, isto é, se é exigência mais revogação, maior precisão, ou ambas ao mesmo tempo;
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php	1/5
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php	1/5
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php	1/5

Continue navegando