Buscar

Atividades de Didática em Letras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: : Letras – Português/ Inglês
Prof.(ª): Professora Inês Velter Marques
Disciplina: Didática | Semestre Letivo: 3º
Acadêmico(a): 	
RGM:
Polo: 
ATIVIDADE DA AULA 04:
01. Os resultados de aprendizagem manifestam-se em modificações na atividade interna e externa do sujeito, nas suas relações com o contexto social. Nesse sentido e de acordo com o que foi estudado na nossa aula 04 cite as três relações apresentadas. (0,5)
R>
ATIVIDADE DA AULA 05:
Sabemos que avaliação é um conjunto de mecanismos, instrumentos, métodos e técnicas utilizadas para acompanhar, analisar e verificar a execução de planos, programas, projetos e suas atividades e tarefas, como principalmente acompanhar o processo de ensino e aprendizagem, em que o professor possa utilizar a avaliação como processo de reflexão de sua própria ação educadora e pedagógica.
1. Neste sentido, elabore um parágrafo argumentativo-dissertativo (de sua autoria) de 10 a 12 linhas sobre a importância da avaliação como eixo norteador para a organização do trabalho pedagógico. (Valor 1,5). ((cópia parcial ou na íntegra do guia, sites ou de colegas será considerado plágio, portanto a atividade será zerada)
R.: 
ATIVIDADE DA AULA 06 e 07:
1. Na aula 06 estudamos a educação no contexto contemporâneo, as políticas de educação vêm pontuando “educação para todos”. Neste sentido além do conceito de qualidade, discute-se conceito de equidade. A educação deve ser inclusiva. Também outra característica da educação no contexto contemporâneo é a tecnologia e a informática educativa que, paulatinamente, vêm compondo o ambiente escolar com a adoção de laboratórios em informática e programas de formação de professores para o domínio e uso dos computadores. E também, quanto a reflexão das competências necessárias ao desenvolvimento de um papel fundamental na disseminação dos conteúdos, bem como, a exercer de forma organizada e didaticamente os conhecimentos adquiridos, por meio do domínio e uso dos computadores no contexto contemporâneo. Em relação ao exposto e os conteúdos das aulas 06 e 07 elabore um mapa conceitual/ mapa mental/ esquema/ ornograma ou um gráfico ou apresente em tópicos os principais conteúdos estudados nas respectivas aulas (6 e 7). (Valor: 2,5) 
R.: 
Atividades complementares
1. Faça uma entrevista com professores do ensino fundamental anos finais ou ensino médio in loco (escolas) ou on line (Polos do exteriror) sobre as metodologias utilizadas para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Transcreva as perguntas e respostas (no mínimo 2 ou 3 perguntas e com 4 a 5 professores): (Valor 1,0)
Avaliação da professora, dos conteúdos e da aprendizagem
Nessa disciplina de Didática da Língua Portuguesa, estudamos sobre os saberes acerca da organização, execução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, reconhecendo o planejamento educacional como instrumento de promoção de prática pedagógica consciente e reflexiva. A disciplina esteve pautada o contexto didático da Didática nos saberes docentes e pilares da educação; avaliação e construção do Projeto Político Pedagógico.  
Nesse sentido, essa atividade refere-se a uma auto avaliação da nossa disciplina, respondendo aos questionamentos abaixo:	 (0,5)
Em sua opinião:
a) As aulas foram?
b) Faltou ou sugere:
c) Aprendeu que
“A tarefa do educador moderno não é derrubar florestas, mas irrigar desertos.” (C.S.LEWIS)_
Abraços com carinho,
Profa. Inês Velter Marques
_________________________________________________________________
LEMBRETE: Todo texto necessita de título, começo, meio e fim, preocupando-se com o rigor científico e ético mediante as pesquisas realizadas, inserindo sempre as referências das fontes pesquisadas no final da atividade.	
· Formatação das atividades: margem esquerda e superior = 3cm; direita e inferior = 2cm. Texto justificado. Espaçamento entre linhas 1,5cm para o corpo do texto e nas referências o espaçamento entre linhas é simples. Fonte Times New Roman ou Arial e tamanho da letra 12. 
· Inserir referência no final de cada atividade, mesmo que, o material de consulta seja somente o guia de estudos. 
· A atividade será avaliada uma única vez, sem reavaliação, somente quando solicitado pelo professor para que seja reenviada a atividade pelo portfólio.
· Cópia de sites de internet ou de qualquer outro material impresso, sem a devida referência do documento pesquisado, será considerada plágio e a avaliação daquela atividade não serão considerados.
1

Outros materiais