Buscar

PROVA FINAL DISCURSIVA Fundamentos de Mec Solos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA FINAL DISCURSIVA
FUNDAMENTOS DE MECÂNICA DOS SOLOS
QUESTÃO 01
Na determinação do Limite de Liquidez de um solo, de acordo com o Método Brasileiro NBR 6459, foram feitas cinco determinações do número de golpes para que a ranhura se feche, com teores de umidade crescentes como na tabela a seguir. Com a mesma amostra, foram feitas quatro determinações do Limite de Plasticidade, de acordo com o Método Brasileiro NBR 7180. Obtiveram-se as seguintes umidades quando o cilindro com diâmetro de 3 mm se fragmentava ao ser moldado: 22,3%; 24,2%; 21,9%; 22,5%. Considerando os limites de liquidez e de plasticidade da amostra, qual o índice de plasticidade do solo ensaiado?
 FONTE: http://files.ilcoribeiro.webnode.com.br/200000083-3c9663d904/NBR%206459.pdf; http://files.ilcoribeiro.webnode.com.br/200000085-5d2195d9d7/NBR%207180.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.
RESPOSTA ESPERADA:
RESPOSTA FINAL:
Através de análise do gráfico de Teor de Umidade x Número de Golpes, o Limite de Liquidez (LL) tem sua variação aceitável entre 53,6 e 53,9.
Umidade média=(22,3+24,2+21,9+22,5)/4
Umidade média=22,725%
Retirando o valor que se afasta da média=(22,3+21,9+22,5)/3=22,23%
Limite de Plasticidade (LP)=22,3%
IP=LL-LP
IP=53,8-22,23
IP=31,57%
QUESTÃO 02
O conhecimento do subsolo é requisito fundamental para o desenvolvimento de projetos de fundações e obras de infraestrutura, tanto do ponto de vista de segurança quanto de economia. Os problemas mais frequentes nessas áreas ocorrem devido à inexistência ou erros de sondagens, além de má execução de obra. Por esses motivos, a caracterização do solo é importante para garantir a durabilidade das obras ao longo dos anos. A caracterização "completa" do solo ocorre por meio de ensaios, de campo ou de laboratório. Considerando o exposto, descreva como ocorre o ensaio de campo SPT (Standart Penetration Test).
RESPOSTA ESPERADA:
RESPOSTA FINAL:
O SPT também chamado de ensaio de penetração padronizado, é o ensaio de campo mais comum no Brasil. Com ele é possível obterem-se os índices de resistência à penetração do solo. A NBR 6484 especifica os métodos executivos desse ensaio, que envolve equipamentos simples e de baixo custo atendendo aos aspectos de resistência dinâmica e de simples sondagem. Sua perfuração ocorre através do trado (tradagem) e circulação de água utilizando-se um trépano de lavagem como ferramenta de escavação. É coletado então amostras de metro a metro, permitindo a análise tátil e visual das distintas camadas do subsolo em suas respectivas profundidades. O ensaio consiste na cravação do amostrador pelo impacto de um martelo de ferro com um peso de 65kg que em queda, realiza golpes de uma altura de 75cm. O valor do NSPT é o número de golpes necessários para que a medida de 45cm seja cravada. Após realizar a cravação dos 45 cm, é retirado o amostrador padrão e inicia-se a coleta de amostras do solo, até que se encontre o nível do freático. O NSPT, em nível projetual, é muito utilizado para definição de fundações diretas e profundas. A partir dos resultados desse ensaio são definidos o tipo de fundação, tipo de estaca, comprimento de estaca entre outros aspectos necessários para dimensionamento da fundação da construção além de reconhecimento do solo que fornece informações geológicas do local.

Continue navegando