Buscar

RELATORIO 2 Bases da biologia

Prévia do material em texto

DADOS DO(A) ALUNO(A):
 
 NOME: Dannubya Kaylane da Silva Souza
MATRÍCULA:01541324
CURSO: enfermagem
 POLO:Graças 
TEMA DE AULA: TECIDO CARTILAGINOSO E CONJUNTIVO
 
 
 
 
RELATÓRIO:
 
1. Decorrer sobre os diferentes os tipos de tecido conjuntivo observados de acordo com as características morfológicas e funcionais de seus componentes.
 Propriamente dito: Tecido de ligação e atua na sustentação e no preenchimento dos tecidos. Possui matriz celular abundante, formada pelo polissacarídeo hialuronato e três tipos de fibras proteicas: colágenas, elásticas e reticulares. 
Tecido frouxo: Matriz rica em fibras, com abundância celular. Suas fibras colágenas se esticam e se dispõe frouxamente, dando flexibilidade ao tecido e pouca resistência à detração. Tem todos os tipos de células do tecido conjuntivo, mas apresenta bastante fibroblastos e macrófagos. Serve de apoio ao epitélio, preenche os espaços entre os órgãos e as células musculares, tecidos e glândulas e forma camadas em volta dos vasos sanguíneos.Denso: Tem grande quantidade de fibras colágenas e menor quantidade de matriz extracelular. Confere resistência e proteção a tecidos. Tem constituição parecida como tecido frouxo, porém tem menos células e predominância de fibras colágenas. Oferece maior resistência às trações, pois possui grande quantidade de fibras e menor flexibilidade. Pode ser não modelado, quando a s fibras são organizadas em feixes, sem orientação definida, ou modelado, quando as fibras de colágeno são paralelas umas às outras e alinhadas com os fibroblastos. Tecido adiposo: Composto por células adiposas. Podem estar isoladas, ou em pequenos grupos no tecido conjuntivo frouxo; porém, a maioria dessas células é encontrada em grandes quantidades agregadas. É o maior depósito corporal de energia, sob forma de triglicerídeos. Pode ser dividido e m tecido adiposo comum ou tecido adiposo pardo. Praticamente todo tecido adiposo é unicelular e apresenta nervose abundante vascularização. 
Tecido elástico : Composto por fibras dispostas e m feixes espessos e paralelos.Abundantes em fibras elásticas e de cor amarelada. Está presente nos ligamentos amarelos da coluna vertebral e em pequenas lâminas nas cordas vocais. Tecido mucoso: Consistência gelatinosa, devido a abundância de ácido hialurônico.Possui poucas fibras e suas células principais são os fibroblastos. É encontrado no cordão umbilical e na polpa jovem dos dentes.
TEMA DE AULA: TECIDO MUSCULAR
 
 
RELATÓRIO:
 
1. Decorrer sobre as diferenças entre os tecidos musculares observados de acordo com as características morfológicas e funcionais dos seus componentes.
Tecido muscular liso é involuntário e perpassa intestino grosso, vasos sanguíneos, grandes vasos linfáticos, trato urinário, vias aéreas inferiores, estruturas ocas e tubulares e outros órgãos. As células musculares lisas medem cerca de 50 a 100 µm de comprimento e seu diâmetro é de aproximadamente 5 µm. Sua união se faz por comunicantes que permitem a passagem de pequenas moléculas e íons entre as células. Na fibra muscular lisa, podemos encontrar as mitocôndrias, complexo de Golgi, tubos do retículo sarcoplasmático e inclusões. A contratilidade do músculo liso é mais lenta que a do esquelético.
Tecido muscular cardíaco também chamado de miocárdio. Músculo estriado, localizado no coração, constituído por células com aproximadamente 15 mm de diâmetro por 85 a 100 µmde comprimento. São alongadas e ramificadas e se prendem por meio de junções intercelulares complexas. Contém apenas um ou dois núcleos localizados no centro .Possui fibras transversais responsáveis por bombear o sangue por meio dos vasos sanguíneos.
É voluntário e é composto por centenas e milhares de células alongadas ,paralelamente dispostas, chamadas de fibras musculares. Essas fibras podem ser longas e podem medir entre 25 a 35 cm. Cada fibra muscular tem vários núcleos e é envolvida por uma membrana plasmática, chamada sarcolema. Os túbulos transversais invaginam a partir da superfície em direção de cada fibra muscular. O conjunto das duas cisternas transversais e o túbulo T formam uma tríade e cada sacraômetro tem duas tríades. O citoplasma é o sarcoplasma. A fibra muscular possui retículo sarcoplasmático, complexo de Golgi, inclusões de gordura, rumos de glicogênio e citoesqueleto muito desenvolvido.
TEMA DE AULA: TECIDO ÓSSEO
 
 
 
RELATÓRIO:
 
1. Desenhe a lâmina correspondente ao tecido ósseo (osso por desgaste) e identifique os componentes do tecido ósseo: canalículas, osteoplastos, canais de Havers e canais de Volkman.

Continue navegando