Buscar

Prática_Ética-fisioterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
RELATÓRIO DE PRÁTICA - ACADÊMICO 
	IDENTIFICAÇÃO
	1. Acadêmico: Maria Noima do Nascimento
	2. Matrícula: 4241766
	3. Curso: Fisioterapia
	4. Turma: FLC26610BFI
	5. Disciplina: Fundamentos de fisioterapia e ética profissional
	6. Tutor(a) Externo(a): Ana Caiane
	DADOS DA PRÁTICA
	1. Título: Apresentação das especialidades da fisioterapia e atribulações profissionais
	2. Local: Polo de Acopiara 
	3. Período: Terceiro
	4. Semestre: 2023/01
	5. Data: 14/03/2023
	PRÁTICA: FUNDAMENTOS DE FISIOTERAPIA E ÉTICA PROFISSIONAL
	 
1. Sabemos que existem 15 áreas de especialização fisioterapeutica, descreva 2 dessas áreas em que você gostaria de atuar e o porque? (30 linhas).
 A primeira área que eu gostaria de atuar como futura fisioterapeuta, seria fisioterapia traumato ortopédica funcional pois é uma área da fisioterapia responsável por cuidar da saúde funcional do nosso corpo tendo como foco na reabilitação, onde o fisioterapeuta atuante nessa área pode ajudar na recuperação dos indivíduos que podem estar acomodados de fraturas ,entorses amputações, rompimento de ligamentos, lesões, patologias na coluna dentre outros, o qual eu como futura fisioterapeuta e atuante nessa área gostaria de levar esperança aqueles indivíduos que sofrem com esse tipo de problemas ,podendo o qual proporcionar a eles uma qualidade de vida melhor, que além de afetar seu físico pode afetar seu psicológico , pois muitas pessoas por exemplos que sofrem de alguma patologia atividades simples de seu dia a dia são impossibilitados de executarem , principalmente aquele indivíduo que sofre de algum problema na coluna sofre de dores constantemente então eu gostaria de ser atuante nessa área para proporcionar momentos uma boa qualidade de vida.
 A segunda área que eu gostaria de atuar seria fisioterapia na saúde pública atuando em comunidade menos favorecido, pois sabemos que existem muitas pessoas em situação de vulnerabilidade que se quer tem o conhecimento das práticas fisioterapêuticas imagina ter ao acesso que muitas das vezes é tão restrito principalmente em cidades pequenas de interior. Onde pudesse ser organizados grupos e fazer a práticas de exercícios físicos que ajudassem a melhorar a qualidade de vida desses indivíduos. E no caso de pessoas em situações mais frágeis sem condições de se deslocar de suas casas, podendo então fazer um ampliamento desse trabalho e fazer atendimento domiciliar levando até o indivíduo a possibilidade de ter uma boa qualidade de vida.
2. Estudamos sobre a atuação e importância do fisioterapeuta na atenção básica, desta forma, monte um plano de intervenção (programa de promoção/prevenção) fisioterapêutico para implantação na UBS da sua região. 
 É atribuído o papel do fisioterapeuta que ele é exclusivamente a cura de doenças e reabilitação de sequelas, porém a nova lógica do sistema de saúde sugere a reformulação da atuação desses profissionais e o direcionamento do campo de trabalho dos fisioterapeutas. 
 E de grande importância a atuação desses profissionais junto as UBS para ter um acompanhamento direto dos beneficiados daquela unidade básica de saúde juntamente com outros profissionais atuantes na unidade ,ao atuar dentro das unidades os fisioterapeutas podem ter um controle dos beneficiados desses projetos e qual sua evolução, podendo criar projetos voltados para orientações posturais, tanto no coletivo como no individual, desenvolvimento de ambientes saudáveis e incentivos a estilos de vida saudáveis, vigilância dos distúrbios cinesiofuncionais.
 As desigualdades sociais e a exclusão social em saúde devem permear as prioridades do fisioterapeuta em sua atuação na saúde pública. As necessidades reprimidas das pessoas com deficiência e mobilidade limitada estão intimamente associadas à exclusão socioeconômica, onde as complicações decorrentes de distúrbios musculoesqueléticos ou o agravamento da deficiência estão frequentemente associados ao desenvolvimento de hábitos pouco saudáveis ​​ou simplesmente à incapacidade de pagar pelo transporte.
 Os fisioterapeutas devem trabalhar em uma equipe multiprofissional e empregar uma abordagem interdisciplinar destinada a fornecer cuidados holísticos. Deve seguir a lógica da territorialização, distribuição populacional e responsabilização, incluindo a prática do cuidado continuado. A ação é melhor realizada em nível coletivo, com participação popular. Ações devem ser realizadas com diferentes setores da sociedade e governos no sentido de reverter os determinantes sociais e condicionantes da saúde.
	REFERÊNCIAS
	
Disponível: https://www.scielosp.org/article/csc/2010.v15suppl1/1627-1636/ Acesso em 14 de março de 2023

Continue navegando