Buscar

Série Unidade Básica: Atenção Primária à Saúde na TV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual do Ceará - UECE
Disciplina: Introdução à Formação Interprofissional para o SUS
Centro de Ciências da Saúde – CCS
RELATÓRIO DE ATIVIDADE - ARTIGO
Segunda visita
Unidade Básica: Ep. 1 - Vilma
A série “Unidade Básica”, traz uma proposta muito interessante por retratar um aspecto da medicina que raramente é encenado e que é ainda pouco conhecido por grande parte da população: a atenção primária à saúde (APS). Seu objetivo foi retratar a rotina de uma UBS da periferia de São Paulo. E coloca em cena dois aspectos bastante distintos da Medicina, estabelecendo um grande conflito: de um lado, o idealismo e a preocupação humanitária com a população; de outro, a ânsia da ascensão profissional e a visão da Medicina como uma ciência exata, discussão essa que é recorrente entre profissionais da área.
Além da narrativa que se desenvolve em torno da vida dos personagens centrais da série (episódio - 01) conta também a história de uma paciente idosa e a relação desta com os profissionais de saúde. Dessa forma, esse episódio ajuda a divulgar conceitos importantes na APS, como a prevenção e a relação com a territorialidade, bem como de todos os níveis de atenção à saúde, como a humanização e a integração entre diferentes profissionais.
É essencial salientar que a série aborda o tema da APS e ajuda a divulgar uma medicina focada na prevenção e promoção da saúde, as quais, embora sejam muitas vezes deixadas de lado em favor da assistência, podem evitar grande parte dos agravos e dos gastos em saúde. Além disso, ao representar um médico mais generalista, quebra o paradigma que parece vigorar na imaginação popular de que o médico tem que ser ultra especializado e trabalhar em um hospital com uso de alto grau tecnológico. Por fim, a série mostra que é importante por mostrar um SUS que funciona, que tem sim seus problemas e suas dificuldades, mas que tem também muitos profissionais comprometidos e que pode mudar a vida das pessoas.
Série Unidade Básica: Diferencial 
O grande diferencial do seriado é sua perfeita adaptação à realidade da saúde brasileira, onde a atenção primária ganha papel central no tratamento de casos como diabetes ou contaminação por HIV.
A médica Helena Petta, uma das idealizadoras da produção, acredita que “para nós da saúde, a série vai ser um marco. Ela traz como foco principal a discussão sobre dois tipos de racionalidades médicas, uma mais focada na doença e na busca através de exames, e outra biomédica, que enxerga o ser humano como um todo”.
 Nesse episódio, mostra-se dramas comuns que sempre têm mais gente em volta. E fica explícito que precisamos adotar um modelo que atenda as complexidades humanas. Diabetes, infecções, hipertensão arterial e nível sanguíneo de colesterol alto são alguns exemplos de patologias que acometem a maioria da população e que podem ser facilmente tratadas por meio de um acompanhamento na UBS.
Referências
· Saúde Global.org - https://saudeglobal.org/2017/07/02/resenha-serie-unidade-basica/
· https://www.fenafar.org.br/2016-01-26-09-32-20/saude/1130-unidade-basica-a-intimidade-da-saude-da-gente-e-do-sus-na-teve

Continue navegando

Outros materiais