Buscar

Atividade 4 A4 mecanismos de agressao e dfesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 4 A4 
Mecanismos de agressão e defesa
A função das APCs é internalizar o patógeno, processar e, por fim, apresentar fragmentos pequenos de antígenos para os linfócitos T. As células dendríticas são células apresentadoras de antígenos que transitam até os linfonodos para o combate da infecção. Em relação às células dendríticas, analise as afirmativas a seguir.
I. As células dendríticas são células apresentadoras de antígeno profissionais, as quais são capazes de ativar até mesmo as células T virgens.
II. Essas células mudam o padrão de expressão de receptores de quimiocinas, o que resulta no trânsito dessas células até os vasos linfáticos. Uma vez dentro de um vaso linfático, as células são drenadas para órgãos linfoides secundários, locais onde um grande número de células do sistema imunológico reside, incluindo as células T virgens.
III. As células dendríticas são o elo de ligação entre uma resposta inata e uma adaptativa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
I, II e III.
Alguns protozoários têm a capacidade de se utilizar de estratégias para fugir do ataque do sistema imunológico e, por isso, as infecções causadas por eles estão entre as doenças que nosso sistema de defesa tem dificuldade de derrotar. O Trypanosoma africano, por exemplo, utiliza da técnica de evasão imunológica para dificultar o seu reconhecimento pelo sistema imune do hospedeiro.
Sobre os Trypanosomas, analise as afirmativas a seguir.
I. Os Trypanosomas
são revestidos por um único tipo de glicoproteína, o qual pode ser facilmente reconhecido e atacado pelo sistema imunológico.
II. Esses protozoários possuem várias glicoproteínas expressas na sua superfície, que dificultam o reconhecimento pelos receptores específicos.
III. Os Trypanosomas
possuem muitos genes que codificam diferentes proteínas que revestem a célula. Assim sendo, a variação antigênica é uma importante estratégia de evasão imunológica utilizada por esses patógenos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
I e III.
A primeira célula a chegar ao local de uma inflamação é o neutrófilo. Logo depois, são recrutadas outras células leucocitárias e os linfócitos. Em resposta a um processo inflamatório causado por helmintos ou em respostas alérgicas, são recrutados alguns leucócitos específicos.
Com relação à resposta contra os helmintos e às alergias, assinale quais os tipos celulares responsáveis por tais agentes.
Neutrófilos e eosinófilos.
Basófilos e monócitos.
Monócitos e eosinófilos.
Eosinófilos e basófilos.
Basófilos e neutrófilos.
A ascaridíase é uma enfermidade causada pelo Ascaris lumbricoides e transmitida pela ingestão de ovos que se encontram na água contaminada ou alimentos mal lavados. Os Ascaris crescem e se reproduzem no corpo humano, e os ovos ou larvas são passados pelas fezes para o meio ambiente.
Qual alternativa apresenta uma relação correta no que diz respeito ao ciclo biológico do Ascaris?
O Ascaris lumbricoides é um exemplo de parasita monóxeno, pois realiza seu ciclo em um único hospedeiro.
O Ascaris lumbricoides é um exemplo de parasita monóxeno, pois realiza seu ciclo passando em pelo menos dois hospedeiros.
O Ascaris lumbricoides é um exemplo de parasita heteróxeno, pois realiza seu ciclo passando em pelo menos dois hospedeiros.
O Ascaris lumbricoides é um exemplo de parasita heteróxeno, pois realiza seu ciclo passando por mais de dois hospedeiros.
O Ascaris lumbricoides é um exemplo de parasita heteróxeno, pois realiza seu ciclo em um único hospedeiro.
Muitas vezes, o sistema imune precisa combater patógenos que possuem um tamanho grande quando comparados às células de defesa do sistema imunológico. É o caso, por exemplo, das infecções causadas pelos helmintos, também chamados de vermes.
Em relação às infecções causadas por helmintos, qual o tipo de célula que é recrutada para combatê-las?
APCs.
Neutrófilos.
Macrófagos.
Eosinófilos.
Plasmócitos.
Os locais que não possuem saneamento básico são os mais propícios para a transmissão de doenças como a giardíase. Essa enfermidade é transmitida pela ingestão de água contaminada com os ovos da Giardia lamblia. Assim como a giardíase, outras parasitoses podem ser transmitidas pela ingestão de água contaminada.
Qual alternativa apresenta as medidas de prevenção contra as doenças transmitidas conforme expresso no texto acima?
Ter hábitos de higiene pessoal e eliminar focos de água parada.
Lavar bem os alimentos antes de consumi-los e ter acesso à água potável.
Acesso à água potável e eliminação de focos de água parada.
Saneamento básico e colocação de areia em vasos de plantas.
Beber somente água filtrada ou fervida e limpeza de áreas com lixão.
Os patógenos que atacam os tecidos são, primeiramente, atacados pelos macrófagos residentes nesses tecidos. Assim que o macrófago é ativado, ocorre produção e liberação de citocinas que possuem ação local e sistêmica.
Com relação à resposta contra os agentes patogênicos, assinale abaixo quais os principais efeitos produzidos por essas citocinas.
Recrutamento de leucócitos para o local exato da infecção. As citocinas produzidas por macrófagos auxiliam na ativação e diferenciação de outras células do sistema imunológico.
Recrutamento de macrófagos para o local da infecção. As citocinas produzidas por leucócitos auxiliam na ativação e diferenciação de outras células do sistema imunológico.
Recrutamento de eosinófilos para o local da infecção. As citocinas produzidas por leucócitos auxiliam na ativação e diferenciação de outras células do sistema imunológico.
Recrutamento de neutrófilos para o local exato da infecção. As citocinas produzidas por macrófagos auxiliam na diferenciação de outras células, como os linfócitos T.
Recrutamento de células B para o local exato da infecção. As citocinas produzidas por macrófagos auxiliam na ativação e diferenciação de outras células do sistema imunológico.
A eosinofilia é caracterizada pelo aumento de eosinófilos ativados que estão presentes no local da infecção. Esse quadro é comum nos casos de infecções por helmintos.
Pensando nisso, qual das alternativas a seguir apresenta dois mediadores responsáveis por esse aumento de eosinófilos no local da infecção?
IFN e GM-CSF.
GM-CSF e IL-10.
GM-CSF e IL-5.
IFN e IL-5.
IL-5 e APC.
Quando um patógeno consegue se infiltrar no organismo do hospedeiro, ele pode desenvolver sua infecção ocupando espaços extracelulares e intracelulares. A preferência de algumas bactérias, protozoários, fungos e vermes é por se desenvolverem no meio extracelular.
Sobre as infecções no espaço extracelular, quais os mecanismos efetores do sistema imunológico que podem ser utilizados para combater esses patógenos?
O mecanismo efetor vigente para a eliminação do patógeno que ocupa o meio extracelular se dá pela ativação de macrófagos, com o auxílio de células T e células NK.
Natural killers e células T CD8+ também são essenciais no ataque a agentes agressores que tenham ultrapassado as barreiras imunológicas.
As superfícies epiteliais podem combater os patógenos por meio da produção de peptídeos antimicrobianos e por ação de anticorpos, como os de classe IgA.
Além dos fagócitos residentes, em diversas respostas a patógenos é possível observar o recrutamento de eosinófilos para o local da infecção.
A eliminação da infecção é feita principalmente pela ação das células T citotóxicas, como as natural killers e células T CD8+.
A malária, a doença de Chagas e a leishmaniose têm em comum a sua forma de transmissão: todas são transmitidas por insetos, chamados de vetores. A malária é causada pelo protozoário Plasmodium spp., que é transmitido pelo inseto Anopheles. A leishmaniose, por sua vez, é causada por protozoários do gênero Leishmania, transmitidos pelo flebótomo, inseto da subfamília dos flebotomíneos. A doença de Chagas, finalmente, é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e tem como via de transmissão principal o inseto triatomíneo, conhecido também como barbeiro.
Com relação à forma de transmissão de doenças por insetos,analise as afirmativas a seguir que tratam de medidas preventivas.
I. Para as doenças em que o modo de transmissão é a picada de um inseto, as medidas de prevenção são: utilização de mosquiteiros e telas de proteção em portas e janelas.
II. Para se prevenir das doenças que têm como vetor o inseto, deve-se fazer uso de repelentes e roupas de manga comprida.
III. Contra essas doenças, devem-se adotar medidas que interrompam o ciclo de reprodução e desenvolvimento do inseto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
I,II e III.

Continue navegando