Buscar

Fundamentos de Fisioterapia e Ética Profissional- AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação1,50
Prova60626900
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros7/3
Nota7,00
1Historicamente, a Fisioterapia é considerada uma profissão de caráter reabilitador. No entanto, mais recentemente, houve um rompimento desse paradigma e a profissão ganhou um contexto de atuação na área da saúde muito mais amplo, sendo sua atuação reconhecida como necessária também nos demais níveis de atenção à saúde. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
O fisioterapeuta atua na prescrição, planejamento e execução do tratamento e encaminhamento do paciente para a alta ou para outros profissionais, se necessário.
B
O fisioterapeuta não é profissional de primeiro contato, o médico é o profissional que avalia através do diagnóstico cinético fisioterapêutico.
C
O fisioterapeuta não é profissional habilitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde: promoção, prevenção de agravos e na reabilitação.
D
O fisioterapeuta está limitado a desenvolver suas ações nos níveis secundário e terciário.
2Em geral, os distúrbios de origem ortopédica, traumatológica ou reumática, levarão a alterações da postura do corpo no espaço. Tal fato é causado pela hipotrofia da musculatura, consequentemente levando a uma diminuição da força. Tais aspectos corroboram para uma postura débil, com sobrecarga mecânica. Nesse sentido, faz-se necessário o diagnóstico cinético funcional. Sobre os pontos que devem ser verificados na avaliação cinético funcional, a fim de obter um diagnóstico assertivo, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Avaliar a marcha do paciente de forma dinâmica.
B
Verificar o tônus muscular e a presença de pontos de tensão do paciente.
C
Avaliar o grau de mobilidade do paciente somente nos membros lesionados.
D
Inspecionar o paciente com relação à presença de cicatrizes, edema e vermelhidão.
3No dia 25 de abril de 2015, em conformidade com a competência prevista nos incisos II, III e XII do art. 5º da Lei nº 6.316, de 17 de dezembro de 1975, o COFFITO reconheceu e disciplinou a especialidade profissional de Fisioterapia Cardiovascular. Sobre essa especialidade da Fisioterapia, analise as sentenças a seguir: I- O especialista em Fisioterapia Cardiovascular deverá atuar exclusivamente na reabilitação de pacientes que sofreram um infarto agudo do miocárdio (IAM). II- O especialista em Fisioterapia Cardiovascular é o profissional apto a promover ações com intuito de reabilitar os portadores de doenças cardíacas crônicas, porém não é capaz de ajudar em sua prevenção. III- O especialista em Fisioterapia Cardiovascular é profissional apto a planejar e executar medidas de redução de risco cardiovascular, de prevenção ao desenvolvimento de fenômenos tromboembólicos, ao descondicionamento cardiorrespiratório e às alterações vasomotoras. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/L6316.htm. Acesso em: 13 fev. 2020.
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
Somente a sentença III está correta.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.
4Algumas escalas permitem ao fisioterapeuta avaliar o idoso em sua totalidade, e tal avaliação deve ser realizada de forma multidimensional. Nesse contexto, sobre as escalas de avaliação do idoso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Barthel: através da análise de dez itens com o autocuidado, é avaliado o nível de independência. ( ) Eficácia de quedas: nessa escala, utilizam-se análise composta por nove questões e sua pontuação máxima é de 27 pontos com relação à atividade instrumental. ( ) Lawton: através de 16 perguntas relacionadas as suas atividades de vida diária, o idoso é questionado quanto a sua preocupação em realizar cada atividade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F
B
V - F - F
C
F - V - V
D
F - V - F
5
Dentro da Fisioterapia Neurofuncional existem escalas que podem ser utilizadas para avaliar a comunicação, a cognição, os déficits físicos e as AVDs (atividades de vida diária). Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.
II- EMA - Escala Modificada de Ashworth.
III- EEB - Escala de Equilíbrio de Berg.
IV- Escala do Rancho dos Amigos.
(    ) A ferramenta determina o estado comportamental e cognitivo, o que permite o acompanhamento e o direcionamento ao planejamento fisioterapêutico em pacientes com taumatismo craniano.
(    ) É a ferramenta utilizada para avaliar o equlíbrio durante o executar de tarefas, como nas funções de transferência e de alcance.
(    ) Utilizada em pacientes com aumento do tônus, como nos casos de hipertonia espástica, é uma ferramenta graduada em valores de zero a quatro, sendo zero quando não há alteração do tônus e quatro quando o segmento avaliado se encontra em padrão rígido de flexão ou extensão. 
(    ) Essa escala foi elaborada pela OMS para avaliar e descrever a deficiência, a saúde e a qualidade de vida do paciente. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - III - II - IV.
B
IV - III - II - I.
C
I - II - III - IV.
D
IV - II - III - I.
6
As quedas nos idosos são muito comuns e têm sido consideradas como um sério problema relacionado a essa população. Sendo assim, a abordagem da fisioterapia torna-se fundamental para a garantia da saúde e autonomia do indivíduo. A etiologia das quedas é multifatorial e um programa fisioterapêutico deverá envolver diversas estratégias, entre elas uma avaliação cuidadosa e uma intervenção eficaz. 
Sobre a especialidade da Fisioterapia que mais intervém nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
A
Fisioterapia em Gerontologia.
B
Fisioterapia em Quiropraxia.
C
Fisioterapia Dermatofuncional.
D
Fisioterapia em Acupuntura.
7A Resolução nº 443, de 3 de setembro de 2014, disciplina a especialidade profissional de Fisioterapia Aquática e dá outras providências. Nesse contexto, sobre a especialidade de Fisioterapia Aquática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O fisioterapeuta com essa especialidade utiliza o recurso água nos diversos ambientes e contextos, em quaisquer dos seus estados físicos. ( ) Para fins de atuação profissional, o fisioterapeuta com essa especialidade pode atuar somente no âmbito da hidroterapia e hidrocinesioterapia. ( ) Os métodos terapêuticos mais comuns que os fisioterapeutas utilizam no meio aquático são o Bad Ragaz, Halliwick e Watsu. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
A
V - V - F
B
V - F - V
C
F - V - F
D
F - V - V
8Segundo pesquisas recentes, podemos definir doenças reumáticas como desordens do tecido conjuntivo ou conectivo, especialmente das articulações e das estruturas associadas, dos ossos e dos músculos. São normalmente caracterizadas por desgaste, degeneração, inflamação e/ou perturbações metabólicas. Sobre o tratamento fisioterapêutico das doenças reumáticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O tratamento fisioterapêutico deve priorizar a melhora dos sintomas e da qualidade de vida do paciente, permitindo que ele consiga realizar suas atividades de vida diária, mesmo dentro de suas limitações já estabelecidas. ( ) O tratamento fisioterapêutico deve priorizar o aumento da amplitude de movimento, independentemente da sintomatologia clínica, pois o paciente precisa ter uma vida absolutamente dentro dos padrões de normalidade. ( ) O tratamento fisioterapêutico deve priorizar a remissão completa dos sintomas, pois desta forma o paciente poderá ter qualidade de vida e um padrão de vida totalmente normal, independente do caráter degenerativo da doença. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V.
B
V - F - F.
C
V - F - V.
D
F - V - F.
9
A intervenção feita pelo fisioterapeuta respiratório pode ser realizada em condições de afecções cardiorrespiratórias, através de técnicas. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Melhorar a força muscular ventilatória, através do treino muscular inspiratório.
B
Manter secreções,através de manobras de higiene brônquica.
C
Manter e restaurar o volume e a capacidade pulmonar, utilizando-se manobras de expansão pulmonar.
D
Melhorar a capacidade funcional, dentro de programas de reabilitação cardiorrespiratória.
10
A crioterapia, muito utilizada como uma modalidade benéfica, é talvez a mais simples e mais antiga modalidade terapêutica no tratamento de lesões agudas de tecidos moles e possui indicação no tratamento de lesões musculoesqueléticas. Qual a base desta terapia?
A
Gelo.
B
Calor.
C
Exercícios de força.
D
Eletricidade.

Continue navegando