Buscar

10 Direitos e Garantias Fundamentais

Prévia do material em texto

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Não se confundem com os humanos, uma vez que eles se encontram no âmbito internacional, extrapolam a esfera do Estado, ligados ao jusnaturalismo. Já os fundamentais são reconhecidos e positivados dentro de cada ordem estatal, geralmente na constituição. É possível dizer que os fundamentais nada mais são que direitos humanos que alcançaram status constitucional.
Os direitos são disposições meramente declaratórias, expositivas, sendo necessários mecanismos para sua proteção, as garantias, que são disposições assecuratórias através de ações constitucionais, chamados por alguns de remédios constitucionais, como o habeas corpus (garante direito a liberdade ambulatorial, protege de prisões ilegais), habeas data (garante o direito a informação sobre si mesmo, vindo de órgãos públicos) e mandado de segurança (garante direitos líquidos e certos, protege de abusos de poder por parte de autoridades). De acordo com o caput do art. 5º da CF/88, são seus destinatários os brasileiros e estrangeiros residentes (ou em transito) no país. Não se atribuem apenas a relações com o poder público, podendo ser aplicado também às privadas.
Alguns também são atribuídos à pessoa jurídica, naquilo que for compatível.
Evolução histórica 
Os direitos fundamentais são fruto das revoluções burguesas, como a francesa, iniciando-se suas gerações ou dimensões:
1st) Civis e políticos: buscavam a liberdade pública, liberdade do cidadão frente ao Estado e de participação política. Tem dimensão negativa em relação ao Estado, atribui a ele um dever negativo, exigindo dele uma abstenção. Deles decorrem muitos pensadores como Beccaria, que adquiriram certa segurança para escrever.
2nd) Econômicos, sociais e culturais: decorrente da observação da insuficiência da igualdade formal, passando-se a exigir do Estado prestações positivas, gerando a criação do Welfare State.
3rd) Difusos e coletivos: cujos titulares são indeterminados, como o direito ao meio ambiente e o direito ao consumidor, protegido de maneira coletiva através de uma ação coletiva.
4th) Informática, internet, biodireito, engenharia genética: incluídos por alguns autores.
Características
· Universalidade: voltados a proteção de todos os seres humanos, não só uma classe ou categoria. É necessário, porém, considerar as especialidades de cada cultura.
· Historicidade: adequação de seu conteúdo à evolução histórica de sua sociedade.
· Inalienabilidade: impossibilidade de se abrir mão dele para venda, aluguel, entre outros, por não se incluírem na esfera patrimonial do homem.
· Irrenunciabilidade: impossibilidade de se renunciar a eles.
· Imprescritibilidade: não possuem um prazo para seu exercício.
· Concorrência: o exercício de um não exclui o do doutro, podem ser exercidos de maneira simultânea e cumulativa, apesar de ser possível seu conflito.
· Limitabilidade/relatividade: não são absolutos, são limitados por outras disposições legais.
A CF/88, de acordo com Queiroz, os classifica nas seguintes categorias: individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, direitos políticos e partidos político.

Continue navegando