Buscar

teoria mais ace-WPS Office

Prévia do material em texto

Escola secundária Eduardo Mondlane
 história
 Tema:teori teorias antigas sobre a origem dos seres vivos
 Classe:10 Turma:1
Discente :marisa stenio Francisco N:61
 Docente:lvan Fernando tomo
 chimoio aos 12 de agosto de2022
Índice
Introdução..............................................................................
Conclusão....................................... .......................................
Origem dos seres vivos.........................................................
Teoria da origem dos seres vivos........................................
Hipóteses sobre a origem seres vivos.................................
Classificação dos seres vivos...............................................
Introdução
Neste trabalho,iremos salientar a existência dos seres vivos,origem de como era a vida dos seres vivos na antiguidade.podemos dizer que vida Muitas pessoas acreditavam que um “princípio ativo” ou “vital” teria a capacidade de transformar matéria bruta em seres vivos, e a partir dessa interpretação eles elaboraram a Teoria da geração espontânea, também chamada de Teoria da abiogênese, na qual todos os seres vivos originavam-se espontaneamente da matéria bruta.
 
 Origem dos seres vivos
A origem da vida na superfície da Terra ainda é uma incógnita
Acredita-se que o planeta Terra tenha se formado há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, e que naquela época a Terra não tinha condições de abrigar nenhum tipo de ser vivo.
À medida que o tempo foi passando, o planeta foi passando por várias transformações e criando condições para o surgimento da vida, mas a pergunta que é feita desde a Antiguidade é: 
Essa teoria foi contestada por muitos cientistas, que através de experimentos comprovaram que um ser vivo só se origina de outro ser vivo pré-existente, nascendo então a Teoria da biogênese. Assim, surgiram vários questionamentos de como teria surgido o primeiro ser vivo. Muitas são as teorias e as hipóteses sobre esse assunto, mas as principais teorias modernas sobre a origem do primeiro organismo vivo são a Panspermia e a Evolução química.
A panspermia defende que o surgimento da vida na Terra teve início a partir de seres vivos ou substâncias precursoras da vida, provenientes de outros locais do universo. Em outras palavras, a vida teria se originado em outros planetas e foram trazidas para a Terra através de esporos ou formas de vida resistentes, aderidas a meteoritos que caíram sobre a Terra e que ainda continuam caindo. Nos meteoritos que caem sobre a Terra foram encontradas algumas moléculas orgânicas, indicando que a formação dessas moléculas é comum no Universo, e levando a crer que realmente há vida em outros planetas e que o espaço interestelar não é um ambiente tão hostil à vida como pensávamos.
Outra teoria muito defendida por cientistas é a Teoria da evolução química ou Teoria da evolução molecular, proposta inicialmente pelo biólogo inglês Thomas Huxley e aprofundada anos depois pelo também biólogo inglês John Burdon S. Haldane e pelo bioquímico russo Aleksandr I. Oparin. Segundo essa teoria, a vida teria surgido a partir de um processo de evolução química, onde compostos inorgânicos combinaram-se originando moléculas orgânicas simples (açúcares, aminoácidos, bases nitrogenadas, ácidos graxos etc.), que se combinaram produzindo moléculas mais complexas como proteínas, lipídeos, ácidos nucleicos etc., que deram origem a estruturas com capacidade de autoduplicação e metabolismo, dando origem aos primeiros seres vivos.
As duas teorias não entram em conflito, pois tanto os defensores da panspermia quanto os da evolução química concordam que, onde quer que a vida tenha se originado, o processo deve ter ocorrido por evolução molecular. Outro ponto que os defensores de ambas as teorias concordam é que para que tenha surgido vida na Terra, as condições ambientais foram
fundamentais, como água em estado líquido, moléculas orgânicas e fonte de energia para as reações químicas.
Na Antiguidade, acreditava-se que larvas de moscas eram vermes que nasciam a partir da matéria bruta.
A teoria mais aceita nos dias atuais é a teoria da evolução química
Desde a Antiguidade, a origem da Terra e dos seres vivos que a habitam é uma questão que impressiona e preocupa os homens. Vários pesquisadores acreditam que a Terra tenha surgido há 4,6 bilhões de anos e que sua formação tenha se dado a partir de partículas de poeira e gases. Acreditam também que a superfície da Terra era um ambiente hostil, sem chances para o aparecimento de qualquer organismo vivo. À medida que o tempo passou, as condições na Terra melhoraram muito, dando condições para que surgisse a vida em nosso planeta.
Antigamente, todos acreditavam na Teoria da geração espontânea, também conhecida como Teoria da abiogênese, que defendia que os seres vivos surgiam a partir da matéria bruta. Muitos cientistas fizeram experiências tentando provar essa teoria e houve até “receita” para se produzir seres vivos.
Três hipóteses sobre a origem da vida foram propostas:
A Origem por criação divina (criacionismo): a mais antiga das hipóteses. Seus defensores acreditam que um ser divino criou todas as espécies de vida existentes no planeta.
A Origem extra terrestre: também chamada de panspermia. Seus defensores acreditam que a vida na Terra tenha surgido a partir de elementos ou seres vindos de outros planetas.
A Origem por evolução química: também conhecida como teoria da evolução química ou teoria da evolução molecular. É a hipótese mais aceita no meio científico.
 Classificação dos Seres Vivos
A classificação biológica ou taxonomia é um sistema que organiza os seres vivos em categorias, agrupando-os de acordo com suas características comuns, bem como por suas relações de parentesco evolutivo.
É usada a nomenclatura científica que facilita a identificação dos organismos em qualquer parte do mundo.
Através desse sistema, os biólogos buscam conhecer a biodiversidade, descrevendo e nomeando as diferentes espécies e organizando-as de acordo com os critérios que definem.
As Primeiras Classificações: Aristóteles e Lineu
Aristóteles, pelo que se sabe, foi o primeiro a classificar os seres vivos. Ele dividiu-os em dois grupos: animais e plantas, que teriam subgrupos organizados de acordo com o ambiente em que viviam, sendo caracterizados como aéreos, terrestres ou aquáticos.
Mais tarde, vários cientistas criaram sistemas, baseados no que Aristóteles havia feito.
O naturalista sueco Carl von Linnée (1707-1778), mais conhecido como Lineu, definiu como critério de classificação as características estruturais e anatômicas.
 Classificação dos Seres Vivos
Lineu, nome latinizado do naturalista que desenvolveu a nomenclatura científica
Lineu era criacionista e acreditava que o número de espécies era fixo e imutável, tendo sido definidas por Deus no momento da criação.
Conclusão
Neste texto vamos nos aprofundar no experimento de Redi, cuja finalidade foi compreendida o processo de conhecimento a antiguidade os seres vivos
Vamos salientar de como era a origem dos seres vivos na terra e como surgiram 
Referência bibliográfica
Publicado por Paula Louredo Moraes
ícone cérebro
Por Escola Kids

Continue navegando