Logo Passei Direto
Buscar

Há dois tipos de reações químicas envolvidas no metabolismo energético das

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Há dois tipos de reações químicas envolvidas no metabolismo energético das células. Quais são?
A. Reações endotérmicas e exotérmicas. As células armazenam energia através das reações químicas endotérmicas e exotérmicas.
B. Reações exotérmicas e catabolismo. O catabolismo compreende processos metabólicos específicos que implicam “quebra” de substâncias complexas em substâncias mais simples.
C. Reações anabólicas e endotérmicas. O anabolismo se trata de processos metabólicos que implicam a construção de moléculas a partir de outras. A síntese proteica, a síntese de ácidos graxos e a síntese de hormônios são exemplos de reações anabólicas.
D. Adenosina trifosfato ou trifosfato de adenosina (ATP). A ATP é responsável por armazenar a energia que é liberada pelas reações químicas exotérmicas (aquelas que liberam energia).
E. Reações orgânicas e inorgânicas. As reações inorgânicas são transformações da matéria, em que ocorrem mudanças na composição química, resultando em um ou mais produtos. Reações orgânicas são alterações químicas envolvendo compostos orgânicos.

Sobre o metabolismo bacteriano, podemos citar como exemplo de reação química endotérmica o processo de fotossíntese, e como exemplo de reação química exotérmica, a respiração celular. Qual a principal diferença entre elas?
A. REAÇÃO EXOTÉRMICA: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia inicial dos produtos menor que a energia final dos reagentes. Conclui-se que a variação de energia é negativa. REAÇÃO ENDOTÉRMICA: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Dessa forma, a variação de energia é positiva. A reação química exotérmica libera o calor e não absorve a energia.
B. REAÇÃO EXOTÉRMICA: reação química que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes. Conclui-se que a variação de energia é negativa. REAÇÃO ENDOTÉRMICA: reação química que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Dessa forma, a variação de energia é positiva. A reação endotérmica absorve calor e não libera calor.
C. REAÇÃO EXOTÉRMICA: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes. Conclui-se que a variação de energia é negativa. REAÇÃO ENDOTÉRMICA: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Dessa forma, a variação de energia é positiva. A reação exotérmica libera calor (energia) e não absorve.
D. REAÇÃO EXOTÉRMICA: reação química que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes. REAÇÃO ENDOTÉRMICA: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Dessa forma, a variação de energia é negativa. Na reação endotérmica, a variação de energia é positiva, não negativa.
E. REAÇÃO EXOTÉRMICA: reação química que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes. Conclui-se que a variação de energia é negativa. REAÇÃO ENDOTÉRMICA: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Dessa forma, a variação de energia é positiva. A diferença é que a reação endotérmica precisa de energia para ocorrer. Já a reação exotérmica não precisa de energia para ocorrer; além disso, ela libera energia.

Podemos dizer que o ATP é formado em quatro etapas. Em cada uma das etapas, obtém-se um composto que é utilizado na etapa seguinte, até que, na última etapa, obtém-se o próprio ATP.
Marque a alternativa que melhor descreve a quarta etapa na formação da ATP:
A. Quarta e última etapa: ocorre a ligação da ribose com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP. Na quarta e última etapa ocorre a ligação do ADP (e não da ribose) com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP.
B. Quarta e última etapa: ocorre a ligação do ATP com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ADP. Na quarta e última etapa ocorre a ligação do ADP (e não ATP) com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP.
C. Quarta e última etapa: ocorre a ligação do ADP com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP. Na quarta etapa de formação da ATP ocorre a ligação do ADP com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP.
D. Quarta e última etapa: ocorre a ligação da adenosina com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP. Na quarta e última etapa ocorre a ligação do ADP (não da adenosina) com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP.
E. Quarta e última etapa: ocorre a ligação do monofosfato com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP. Na quarta e última etapa ocorre a ligação do ADP (não do monofosfato) com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP.

O termo "metabolismo" refere-se ao conjunto de todas as reações bioquímicas que ocorrem em uma célula ou organismo. O metabolismo é um conjunto de eventos altamente regulado. A vida só é possível se há um alto nível de regulação controlando cada evento celular. Tal nível de regulação é possível pela propriedade das enzimas de reconhecerem seus substratos de forma específica.
Com base nessa propriedade, as enzimas obedecem a rotas pré-programadas, que são as vias biossintéticas (anabolismo) e as vias catabólicas (catabolismo). Portanto, o metabolismo é constituído de anabolismo e catabolismo. Marque a alternativa que melhor realiza a diferenciação entre esses dois termos.
A. O metabolismo é a manutenção de atividades vitais de uma célula. O catabolismo é síntese e degradação de compostos orgânicos (componentes estruturais e funcionais) para a síntese de ATP. O anabolismo consiste na síntese de compostos orgânicos (componentes estruturais e funcionais) e sua degradação para a síntese de ATP.
B. Anabolismo é o conjunto de todas as reações de síntese de compostos orgânicos estruturais (proteínas da membrana plasmática, glicoproteínas) e funcionais (enzimas, hormônios) de uma célula. O catabolismo é o conjunto de todas as reações de degradação de compostos orgânicos destinados a fornecer matéria-prima para a síntese de outros compostos e para a transformação de energia. O anabolismo é o conjunto de todas as reações de síntese de compostos orgânicos estruturais e funcionais. O catabolismo é o conjunto de todas as reações de degradação de compostos orgânicos destinados a fornecer matéria-prima para a síntese de outros compostos e para a transformação de energia.
C. O catabolismo é catalisado por sistemas integrados de enzimas. O anabolismo é catalisado por sistemas integrados de minerais. Quando refere-se a processos anabólicos, fala-se essencialmente de processos metabólicos que implicam a construção de moléculas a partir de outras. Síntese proteica, de ácidos graxos e de hormônios são exemplos de reações anabólicas. O catabolismo consiste em processos metabólicos que implicam a “quebra” de substâncias complexas em substâncias mais simples. A “quebra” das proteínas do tecido muscular para obter energia é um exemplo de catabolismo.
D. O anabolismo é o conjunto de todas as reações de degradação de compostos orgânicos destinados a fornecer matéria-prima para a síntese de outros compostos e para a transformação de energia. O catabolismo é realizado por sistemas integrados de enzimas. O anabolismo consiste em processos metabólicos que implicam a construção de moléculas a partir de outras. Síntese proteica, de ácidos graxos e de hormônios são exemplos de reações anabólicas.
E. O catabolismo é um fenômeno vinculado à aquisição e ao uso eficiente de energia. O anabolismo é um fenômeno vinculado à degradação de energia celular. Anabolismo é um fenômeno vinculado à construção de moléculas a partir de outras. Síntese proteica, de ácidos graxos e de hormônios são exemplos de reações anabólicas. Dessa forma, o anabolismo não está ligado à degradação de energia celular, e sim o catabolismo.

Do ponto de vista nutricional, as bactérias dividem-se em duas grandes classes fisiológicas dependendo da forma de obtenção de fontes de energia para a realização de suas atividades vitais: as bactérias heterótrofas e as bactérias autótrofas. Marque a alternativa que melhor explica essa diferenciação.
A. As bactérias heterótrofas requerem a presença de uma fonte de carbono orgânica pré-formada em seu meio de crescimento, como substrato oxidável para a produção de ATP e para síntese de seus componentes estruturais e funcionais. As bactérias autotróficas independem de compostos orgânicos pré-formados como fontes de carbono. Bactérias heterótrofas requerem fonte de alimento no seu meio de crescimento. As autótrofas produzem seu próprio alimento.
B. As bactérias heterotróficas independem de compostos orgânicos pré-formados como fontes de carbono. As bactérias autotróficas independem de compostos orgânicos pré-formados como fontes de carbono. Essas bactérias sintetizam glicose a partir de uma fonte inorgânica de carbono e oxigênio (dióxido de carbono) e uma fonte de hidrogênio (água, gás sulfídrico, hidrogênio).
C. As bactérias autotróficas e heterotróficas não requerem a presença de uma fonte de carbono orgânica pré-formada em seu meio de crescimento, como substrato oxidável para a produção de ATP e para síntese de seus componentes estruturais e funcionais. Somente as heterotróficas precisam da presença de uma fonte de carbono orgânica pré-formada em seu meio de crescimento, como substrato oxidável para a produção de ATP e para síntese de seus componentes estruturais e funcionais.
D. As bactérias autotróficas e heterotróficas requerem a presença de uma fonte de carbono orgânica pré-formada em seu meio de crescimento, como substrato oxidável para a produção de ATP e para síntese de seus componentes estruturais e funcionais. Somente as bactérias heterotróficas requerem a presença de uma fonte de carbono orgânica pré-formada em seu meio de crescimento, como substrato oxidável para a produção de ATP e para síntese de seus componentes estruturais e funcionais.
E. As bactérias heterótrofas dividem-se em dois grandes grupos com relação à fonte da energia utilizada para a síntese de glicose: bactérias fotossintetizantes e bactérias quimiossintetizantes. A bactérias autótrofas é que se dividem em dois grandes grupos com relação à fonte da energia utilizada para a síntese de glicose: bactérias fotossintetizantes e bactérias quimiossintetizantes.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Há dois tipos de reações químicas envolvidas no metabolismo energético das células. Quais são?
A. Reações endotérmicas e exotérmicas. As células armazenam energia através das reações químicas endotérmicas e exotérmicas.
B. Reações exotérmicas e catabolismo. O catabolismo compreende processos metabólicos específicos que implicam “quebra” de substâncias complexas em substâncias mais simples.
C. Reações anabólicas e endotérmicas. O anabolismo se trata de processos metabólicos que implicam a construção de moléculas a partir de outras. A síntese proteica, a síntese de ácidos graxos e a síntese de hormônios são exemplos de reações anabólicas.
D. Adenosina trifosfato ou trifosfato de adenosina (ATP). A ATP é responsável por armazenar a energia que é liberada pelas reações químicas exotérmicas (aquelas que liberam energia).
E. Reações orgânicas e inorgânicas. As reações inorgânicas são transformações da matéria, em que ocorrem mudanças na composição química, resultando em um ou mais produtos. Reações orgânicas são alterações químicas envolvendo compostos orgânicos.

Sobre o metabolismo bacteriano, podemos citar como exemplo de reação química endotérmica o processo de fotossíntese, e como exemplo de reação química exotérmica, a respiração celular. Qual a principal diferença entre elas?
A. REAÇÃO EXOTÉRMICA: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia inicial dos produtos menor que a energia final dos reagentes. Conclui-se que a variação de energia é negativa. REAÇÃO ENDOTÉRMICA: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Dessa forma, a variação de energia é positiva. A reação química exotérmica libera o calor e não absorve a energia.
B. REAÇÃO EXOTÉRMICA: reação química que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes. Conclui-se que a variação de energia é negativa. REAÇÃO ENDOTÉRMICA: reação química que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Dessa forma, a variação de energia é positiva. A reação endotérmica absorve calor e não libera calor.
C. REAÇÃO EXOTÉRMICA: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes. Conclui-se que a variação de energia é negativa. REAÇÃO ENDOTÉRMICA: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Dessa forma, a variação de energia é positiva. A reação exotérmica libera calor (energia) e não absorve.
D. REAÇÃO EXOTÉRMICA: reação química que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes. REAÇÃO ENDOTÉRMICA: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Dessa forma, a variação de energia é negativa. Na reação endotérmica, a variação de energia é positiva, não negativa.
E. REAÇÃO EXOTÉRMICA: reação química que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes. Conclui-se que a variação de energia é negativa. REAÇÃO ENDOTÉRMICA: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Dessa forma, a variação de energia é positiva. A diferença é que a reação endotérmica precisa de energia para ocorrer. Já a reação exotérmica não precisa de energia para ocorrer; além disso, ela libera energia.

Podemos dizer que o ATP é formado em quatro etapas. Em cada uma das etapas, obtém-se um composto que é utilizado na etapa seguinte, até que, na última etapa, obtém-se o próprio ATP.
Marque a alternativa que melhor descreve a quarta etapa na formação da ATP:
A. Quarta e última etapa: ocorre a ligação da ribose com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP. Na quarta e última etapa ocorre a ligação do ADP (e não da ribose) com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP.
B. Quarta e última etapa: ocorre a ligação do ATP com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ADP. Na quarta e última etapa ocorre a ligação do ADP (e não ATP) com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP.
C. Quarta e última etapa: ocorre a ligação do ADP com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP. Na quarta etapa de formação da ATP ocorre a ligação do ADP com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP.
D. Quarta e última etapa: ocorre a ligação da adenosina com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP. Na quarta e última etapa ocorre a ligação do ADP (não da adenosina) com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP.
E. Quarta e última etapa: ocorre a ligação do monofosfato com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP. Na quarta e última etapa ocorre a ligação do ADP (não do monofosfato) com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP.

O termo "metabolismo" refere-se ao conjunto de todas as reações bioquímicas que ocorrem em uma célula ou organismo. O metabolismo é um conjunto de eventos altamente regulado. A vida só é possível se há um alto nível de regulação controlando cada evento celular. Tal nível de regulação é possível pela propriedade das enzimas de reconhecerem seus substratos de forma específica.
Com base nessa propriedade, as enzimas obedecem a rotas pré-programadas, que são as vias biossintéticas (anabolismo) e as vias catabólicas (catabolismo). Portanto, o metabolismo é constituído de anabolismo e catabolismo. Marque a alternativa que melhor realiza a diferenciação entre esses dois termos.
A. O metabolismo é a manutenção de atividades vitais de uma célula. O catabolismo é síntese e degradação de compostos orgânicos (componentes estruturais e funcionais) para a síntese de ATP. O anabolismo consiste na síntese de compostos orgânicos (componentes estruturais e funcionais) e sua degradação para a síntese de ATP.
B. Anabolismo é o conjunto de todas as reações de síntese de compostos orgânicos estruturais (proteínas da membrana plasmática, glicoproteínas) e funcionais (enzimas, hormônios) de uma célula. O catabolismo é o conjunto de todas as reações de degradação de compostos orgânicos destinados a fornecer matéria-prima para a síntese de outros compostos e para a transformação de energia. O anabolismo é o conjunto de todas as reações de síntese de compostos orgânicos estruturais e funcionais. O catabolismo é o conjunto de todas as reações de degradação de compostos orgânicos destinados a fornecer matéria-prima para a síntese de outros compostos e para a transformação de energia.
C. O catabolismo é catalisado por sistemas integrados de enzimas. O anabolismo é catalisado por sistemas integrados de minerais. Quando refere-se a processos anabólicos, fala-se essencialmente de processos metabólicos que implicam a construção de moléculas a partir de outras. Síntese proteica, de ácidos graxos e de hormônios são exemplos de reações anabólicas. O catabolismo consiste em processos metabólicos que implicam a “quebra” de substâncias complexas em substâncias mais simples. A “quebra” das proteínas do tecido muscular para obter energia é um exemplo de catabolismo.
D. O anabolismo é o conjunto de todas as reações de degradação de compostos orgânicos destinados a fornecer matéria-prima para a síntese de outros compostos e para a transformação de energia. O catabolismo é realizado por sistemas integrados de enzimas. O anabolismo consiste em processos metabólicos que implicam a construção de moléculas a partir de outras. Síntese proteica, de ácidos graxos e de hormônios são exemplos de reações anabólicas.
E. O catabolismo é um fenômeno vinculado à aquisição e ao uso eficiente de energia. O anabolismo é um fenômeno vinculado à degradação de energia celular. Anabolismo é um fenômeno vinculado à construção de moléculas a partir de outras. Síntese proteica, de ácidos graxos e de hormônios são exemplos de reações anabólicas. Dessa forma, o anabolismo não está ligado à degradação de energia celular, e sim o catabolismo.

Do ponto de vista nutricional, as bactérias dividem-se em duas grandes classes fisiológicas dependendo da forma de obtenção de fontes de energia para a realização de suas atividades vitais: as bactérias heterótrofas e as bactérias autótrofas. Marque a alternativa que melhor explica essa diferenciação.
A. As bactérias heterótrofas requerem a presença de uma fonte de carbono orgânica pré-formada em seu meio de crescimento, como substrato oxidável para a produção de ATP e para síntese de seus componentes estruturais e funcionais. As bactérias autotróficas independem de compostos orgânicos pré-formados como fontes de carbono. Bactérias heterótrofas requerem fonte de alimento no seu meio de crescimento. As autótrofas produzem seu próprio alimento.
B. As bactérias heterotróficas independem de compostos orgânicos pré-formados como fontes de carbono. As bactérias autotróficas independem de compostos orgânicos pré-formados como fontes de carbono. Essas bactérias sintetizam glicose a partir de uma fonte inorgânica de carbono e oxigênio (dióxido de carbono) e uma fonte de hidrogênio (água, gás sulfídrico, hidrogênio).
C. As bactérias autotróficas e heterotróficas não requerem a presença de uma fonte de carbono orgânica pré-formada em seu meio de crescimento, como substrato oxidável para a produção de ATP e para síntese de seus componentes estruturais e funcionais. Somente as heterotróficas precisam da presença de uma fonte de carbono orgânica pré-formada em seu meio de crescimento, como substrato oxidável para a produção de ATP e para síntese de seus componentes estruturais e funcionais.
D. As bactérias autotróficas e heterotróficas requerem a presença de uma fonte de carbono orgânica pré-formada em seu meio de crescimento, como substrato oxidável para a produção de ATP e para síntese de seus componentes estruturais e funcionais. Somente as bactérias heterotróficas requerem a presença de uma fonte de carbono orgânica pré-formada em seu meio de crescimento, como substrato oxidável para a produção de ATP e para síntese de seus componentes estruturais e funcionais.
E. As bactérias heterótrofas dividem-se em dois grandes grupos com relação à fonte da energia utilizada para a síntese de glicose: bactérias fotossintetizantes e bactérias quimiossintetizantes. A bactérias autótrofas é que se dividem em dois grandes grupos com relação à fonte da energia utilizada para a síntese de glicose: bactérias fotossintetizantes e bactérias quimiossintetizantes.

Prévia do material em texto

1. Há dois tipos de reações químicas envolvidas no metabolismo energético das células. Quais são?
A. 
Reações endotérmicas e exotérmicas.
As células armazenam energia através das reações químicas endotérmicas e exotérmicas.
B. 
Reações exotérmicas e catabolismo.
O catabolismo compreende processos metabólicos específicos que implicam “quebra” de substâncias complexas em substâncias mais simples.
C. 
Reações anabólicas e endotérmicas.
O anabolismo se trata de processos metabólicos que implicam a construção de moléculas a partir de outras. A síntese proteica, a síntese de ácidos graxos e a síntese de hormônios são exemplos de reações anabólicas.
D. 
Adenosina trifosfato ou trifosfato de adenosina (ATP).
A ATP é responsável por armazenar a energia que é liberada pelas reações químicas exotérmicas (aquelas que liberam energia).
E. 
Reações orgânicas e inorgânicas.
As reações inorgânicas são transformações da matéria, em que ocorrem mudanças na composição química, resultando em um ou mais produtos. Reações orgânicas são alterações químicas envolvendo compostos orgânicos.
2. 
Sobre o metabolismo bacteriano, podemos citar como exemplo de reação química endotérmica o processo de fotossíntese, e como exemplo de reação química exotérmica, a respiração celular. Qual a principal diferença entre elas?
A. 
REAÇÃO EXOTÉRMICA: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia inicial dos produtos menor que a energia final dos reagentes. Conclui-se que a variação de energia é negativa. REAÇÃO ENDOTÉRMICA: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Dessa forma, a variação de energia é positiva.
A reação química exotérmica libera o calor e não absorve a energia.
B. 
REAÇÃO EXOTÉRMICA: reação química que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes. Conclui-se que a variação de energia é negativa. REAÇÃO ENDOTÉRMICA: reação química que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Dessa forma, a variação de energia é positiva.
A reação endotérmica absorve calor e não libera calor.
C. 
REAÇÃO EXOTÉRMICA: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes. Conclui-se que a variação de energia é negativa. REAÇÃO ENDOTÉRMICA: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Dessa forma, a variação de energia é positiva.
A reação exotérmica libera calor (energia) e não absorve.
D. 
REAÇÃO EXOTÉRMICA: reação química que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes. REAÇÃO ENDOTÉRMICA: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Dessa forma, a variação de energia é negativa.
Na reação endotérmica, a variação de energia é positiva, não negativa.
E. 
REAÇÃO EXOTÉRMICA: reação química que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes. Conclui-se que a variação de energia é negativa. REAÇÃO ENDOTÉRMICA: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Dessa forma, a variação de energia é positiva.
A diferença é que a reação endotérmica precisa de energia para ocorrer. Já a reação exotérmica não precisa de energia para ocorrer; além disso, ela libera energia.
3. 
Podemos dizer que o ATP é formado em quatro etapas. Em cada uma das etapas, obtém-se um composto que é utilizado na etapa seguinte, até que, na última etapa, obtém-se o próprio ATP. Primeira etapa: ocorre a combinação da adenina com a ribose (açúcar), formando a adenosina: adenina + ribose = adenosina. Segunda etapa: ocorre a ligação da adenosina com uma molécula de ácido fosfórico (H3PO, formando o AMP (abreviação de adenosina monofosfato). Terceira etapa: ocorre a ligação do AMP com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ADP (abreviação de adenosina difosfato). Marque a alternativa que melhor descreve a quarta etapa na formação da ATP:
A. 
Quarta e última etapa: ocorre a ligação da ribose com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP.
Na quarta e última etapa ocorre a ligação do ADP (e não da ribose) com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP.
B. 
Quarta e última etapa: ocorre a ligação do ATP com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ADP.
Na quarta e última etapa ocorre a ligação do ADP (e não ATP) com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP.
C. 
Quarta e última etapa: ocorre a ligação do ADP com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP.
Na quarta etapa de formação da ATP ocorre a ligação do ADP com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP.
D. 
Quarta e última etapa: ocorre a ligação da adenosina com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP.
Na quarta e última etapa ocorre a ligação do ADP (não da adenosina) com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP.
E. 
Quarta e última etapa: ocorre a ligação do monofosfato com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP.
Na quarta e última etapa ocorre a ligação do ADP (não do monofosfato) com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP.
4. 
O termo "metabolismo" refere-se ao conjunto de todas as reações bioquímicas que ocorrem em uma célula ou organismo. O metabolismo é um conjunto de eventos altamente regulado. A vida só é possível se há um alto nível de regulação controlando cada evento celular. Tal nível de regulação é possível pela propriedade das enzimas de reconhecerem seus substratos de forma específica. Com base nessa propriedade, as enzimas obedecem a rotas pré-programadas, que são as vias biossintéticas (anabolismo) e as vias catabólicas (catabolismo). Portanto, o metabolismo é constituído de anabolismo e catabolismo. Marque a alternativa que melhor realiza a diferenciação entre esses dois termos.
A. 
O metabolismo é a manutenção de atividades vitais de uma célula. O catabolismo é síntese e degradação de compostos orgânicos (componentes estruturais e funcionais) para a síntese de ATP.
O anabolismo consiste na síntese de compostos orgânicos (componentes estruturais e funcionais) e sua degradação para a síntese de ATP.
B. 
Anabolismo é o conjunto de todas as reações de síntese de compostos orgânicos estruturais (proteínas da membrana plasmática, glicoproteínas) e funcionais (enzimas, hormônios) de uma célula. O catabolismo é o conjunto de todas as reações de degradação de compostos orgânicos destinados a fornecer matéria-prima para a síntese de outros compostos e para a transformação de energia.
O anabolismo é o conjunto de todas as reações de síntese de compostos orgânicos estruturais e funcionais. O catabolismo é o conjunto de todas as reações de degradação de compostos orgânicos destinados a fornecer matéria-prima para a síntese de outros compostos e para a transformação de energia.
C. 
O catabolismo é catalisado por sistemas integrados de enzimas. O anabolismo é catalisado por sistemas integrados de minerais.
Quando refere-se a processos anabólicos, fala-se essencialmente de processos metabólicos que implicam a construção de moléculas a partir de outras. Síntese proteica, de ácidos graxos e de hormônios são exemplos de reações anabólicas. O catabolismo consiste em processos metabólicos que implicam a “quebra” de substâncias complexas em substâncias mais simples. A “quebra” das proteínas do tecido muscular para obter energia é um exemplo de catabolismo.
D. 
O anabolismo é o conjunto de todas as reações de degradação de compostos orgânicos destinados a fornecermatéria-prima para a síntese de outros compostos e para a transformação de energia. O catabolismo é realizado por sistemas integrados de enzimas.
O anabolismo consiste em processos metabólicos que implicam a construção de moléculas a partir de outras. Síntese proteica, de ácidos graxos e de hormônios são exemplos de reações anabólicas.
E. 
O catabolismo é um fenômeno vinculado à aquisição e ao uso eficiente de energia. O anabolismo é um fenômeno vinculado à degradação de energia celular.
Anabolismo é um fenômeno vinculado à construção de moléculas a partir de outras. Síntese proteica, de ácidos graxos e de hormônios são exemplos de reações anabólicas. Dessa forma, o anabolismo não está ligado à degradação de energia celular, e sim o catabolismo.
5. 
Do ponto de vista nutricional, as bactérias dividem-se em duas grandes classes fisiológicas dependendo da forma de obtenção de fontes de energia para a realização de suas atividades vitais: as bactérias heterótrofas e as bactérias autótrofas. Marque a alternativa que melhor explica essa diferenciação.
A. 
As bactérias heterótrofas requerem a presença de uma fonte de carbono orgânica pré-formada em seu meio de crescimento, como substrato oxidável para a produção de ATP e para síntese de seus componentes estruturais e funcionais. As bactérias autotróficas independem de compostos orgânicos pré-formados como fontes de carbono.
Bactérias heterótrofas requerem fonte de alimento no seu meio de crescimento. As autótrofas produzem seu próprio alimento.
B. 
As bactérias heterotróficas independem de compostos orgânicos pré-formados como fontes de carbono.
As bactérias autotróficas independem de compostos orgânicos pré-formados como fontes de carbono. Essas bactérias sintetizam glicose a partir de uma fonte inorgânica de carbono e oxigênio (dióxido de carbono) e uma fonte de hidrogênio (água, gás sulfídrico, hidrogênio).
C. 
As bactérias autotróficas e heterotróficas não requerem a presença de uma fonte de carbono orgânica pré-formada em seu meio de crescimento, como substrato oxidável para a produção de ATP e para síntese de seus componentes estruturais e funcionais.
Somente as heterotróficas precisam da presença de uma fonte de carbono orgânica pré-formada em seu meio de crescimento, como substrato oxidável para a produção de ATP e para síntese de seus componentes estruturais e funcionais.
D. 
As bactérias autotróficas e heterotróficas requerem a presença de uma fonte de carbono orgânica pré-formada em seu meio de crescimento, como substrato oxidável para a produção de ATP e para síntese de seus componentes estruturais e funcionais.
Somente as bactérias heterotróficas requerem a presença de uma fonte de carbono orgânica pré-formada em seu meio de crescimento, como substrato oxidável para a produção de ATP e para síntese de seus componentes estruturais e funcionais.
E. 
As bactérias heterótrofas dividem-se em dois grandes grupos com relação à fonte da energia utilizada para a síntese de glicose: bactérias fotossintetizantes e bactérias quimiossintetizantes.
A bactérias autótrofas é que se dividem em dois grandes grupos com relação à fonte da energia utilizada para a síntese de glicose: bactérias fotossintetizantes e bactérias quimiossintetizantes.

Mais conteúdos dessa disciplina