Buscar

Qual a importância da terapia anaplerotica para o ciclo de krebs?

💡 2 Respostas

User badge image

Tharles Frota

O ciclo de Krebs é uma rota anfibólica porquê possui reações catabólicas e anabólicas. 

Para que esse ciclo tenha, ao mesmo tempo, a função anabólica e catabólica, as concentrações dos compostos intermediários são mantidas e controladas através de um complexo sistema de reações auxiliares que chamamos de reações anapleróticas. 

Um exemplo de reação anaplerótica é a carboxilação de piruvato para se obter oxalacetato, catalisado pela enzima piruvato carboxilase (essa é a reação anaplerótica mais importante). 

A degradação de vários aminoácidos também produz intermediários do ciclo de Krebs, funcionando como reações anapleróticas adicionais.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Quando os intermediários do ciclo de Krebs são desviados para processos biossintéticos, a sua quantidade é reposta por reações anapleróticas.

A reação anaplerótica mais importante no fígado e nos rins é a carboxilação reversível do piruvato para originar oxaloacetato. A enzima que catalisa esta reação é a piruvato carboxilase e é estimulada por acetil-CoA.

Outra reação anaplerótica importante é a carboxilação do fosfoenolpiruvato originando oxaloacetato. A enzima que catalisa esta reação é a fosfoenolpiruvato e é estimulada por frutose-1,6-bisfosfato.

Outras reações anapleróticas importantes são as transaminações, de forma a obter aminoácidos (os intermediários do ciclo fornecem o esqueleto de carbonos). O ciclo também fornece intermediários para a síntese de glucose (gluconeogénese) e de ácidos gordos.

Texto retirado de: <http://mundodabioquimica.blogspot.com/2011/08/ciclo-de-krebs-generalidades-parte-2.html>.

Resposta:

A terapia anaplerótica é importante para o Ciclo de Krebs pois quando os seus intermediários são desviados para outros processos, as reações anapleróticas repõem as funções das mesmas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais