Buscar

Atividade 3(A3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Proposta
Produza um texto, indicando:
● A diferença entre os aços carbono;
● A diferença entre os tipos de ferros fundidos;
● Por fim, correlacione a quantidade de carbono dos aços carbono com a quantidade de carbono dos ferros fundidos, mostrando a principal diferença entre eles e o disso impacto nas propriedades mecânicas;
Resposta: 
Conseguimos diferenciar os aços carbono através das suas composições químicas e nas suas propriedades mecânicas. Para ajudar a identificar os tipos de aço podemos considerar os três tipos de aço carbono:
1 – Baixo teor de carbono ou aço de baixa liga.
2 – Médio teor de carbono ou aço de médio liga.
3 – Alto teor de carbono ou aço de alta liga. 
A diferença entre os aços acima citados, está no teor de carbono:
No caso do aço de baixa liga ou baixo teor de carbono, apresenta um tipo de aço mais fácil de soldar e moldar, por outro lado tem menor resistência à tração e ao desgaste.
Já o aço de médio-liga ou médio teor de carbono é um aço mais duro e resistente, consequentemente esse tipo de aço também é mais difícil de moldar e soldar.
E o aço de alta liga ou alto teor de carbono tem na sua característica uma dureza maior, mais resistente e temperável, mas é menos maleável e mais difícil de se trabalhar.
E não devemos esquecer que quanto maior o teor de carbono, maior a taxa de dureza e resistência do aço, mas também menor a sua ductilidade e tenacidade. 
 
Existem três tipos principais de ferro fundido:
1 – Ferro fundido branco.
2 – Ferro fundido cinzento.
3 – Ferro fundido nodular.
A diferença entre eles está dentro de suas composições químicas:
O ferro fundido branco é produzido com um alto teor de carbono e apresenta uma estrutura dura e frágil.
O ferro fundido cinzento possui uma composição química diferente que resulta em uma estrutura mais maleável e menos quebradiça.
O ferro fundido nodular também é conhecido como dúctil, é produzido com uma adição de magnésio que faz com que sua microestrutura tenha uma distribuição uniforme de grafite.
Os aços carbono contêm em suas composições menos de 2% de carbono, enquanto os ferros fundidos contêm em suas composições mais de 2% de carbono. Essa taxa de excesso de carbono no ferro fundido aumenta sua resistência à tração e torna mais duro e frágil do que o aço carbono, por outro lado isso afeta as propriedades mecânicas, uma vez que os materiais com maior teor de carbono são mais tolerantes a sofrer trincas e rupturas quando expostos a forças elevadas. Além disso, os ferros fundidos são mais difíceis de trabalhar do que os aços carbono, o que torna sua fabricação mais cara e complicada. 
Por todas essas razões, o aço carbono é mais amplamente utilizado em aplicações onde a resistência e a durabilidade são importantes, como na construção civil, automotiva e naval, enquanto o ferro fundido é usado principalmente em peças de máquinas, exemplo são os blocos de motores.

Continue navegando