Buscar

Av1 - Técnicas Radiológicas UNOPAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - Técnicas Radiológicas - 2500P
1) A Radiologia Intervencionista utiliza os métodos de imagem para guiar seus procedimentos. Ao contrário das cirurgias convencionais não é necessário fazer grandes incisões para realizar estes procedimentos, uma vez que utilizam-se as imagens de radiografia, de tomografia ou de ultrassonografia para mostrar onde precisamos chegar. Esta forma de se realizar os tratamentos é, portanto, pouco agressiva, permitindo menor tempo de internação, recuperação mais rápida e menor tempo de afastamento das atividades habituais.
A angiografia das carótidas é um exame da radiologia intervencionista, que avalia o fluxo sanguíneo nas artérias carótidas. Caso haja uma obstrução, isso pode indicar a existência de uma placa de colesterol. O estreitamento ou estenose da carótida, provocado pela placa de colesterol, é um dos principais fatores de risco para um acidente vascular cerebral (AVC). O AVC pode ser isquêmico ou hemorrágico.
Após ler o texto introdutório da questão, assinale a única alternativa correta:
Alternativas:
· a) Na angiografia, o paciente fica de repouso, em observação no hospital, normalmente por 24 horas e, após esse tempo poderá receber alta e ir para casa. Essa técnica possibilita menor tempo de internação.
· b) A angiografia é um procedimento realizado através de punção na artéria femoral ou radial e, através de uma dessas artérias é introduzido um fino cateter, que chega até o local a ser estudado. 
· c) Ao final do procedimento intervencionista, o paciente recebe um curativo descompressivo no local da punção e deve manter esse membro em repouso, principalmente nas primeiras horas, para evitar sangramentos.
· d) A maioria dos pacientes submetidos a uma angiografia de carótida pode retornar as suas atividades normais em 10 dias, garantindo menor tempo de afastamento das atividades laborais.
· e) Na doença aterosclerótica da artéria carótida, as artérias tornam-se estreitadas (estenose) pela formação de placas de gordura no seu interior. Isso reduz o fluxo de sangue para o cérebro e pode causar um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH) 
2) Entre as técnicas intrabucais a técnica da bissetriz ou cone curto é uma das mais utilizadas na Radiologia Odontológica. Para a colocação do filme na boca do paciente, o profissional deverá observar a face ativa do filme  que deverá estar voltada para o cilindro (cone localizador). Colocação errada poderá resultar em registro deficiente da imagem radiográfica, devido a absorção de parte da radiação pela lamínula de chumbo da película.
Complete a frase a seguir, assinalando a alternativa que melhor complementar o sentido da frase: No desempenho da técnica da bissetriz serão realizadas...
Alternativas:
· a) dez exposições, sendo cinco da maxila e cinco da mandíbula.
· b) uma única exposição que abranja a maxila e a mandíbula. 
· c) uma exposição da maxila visando incisivos centrais.
· d) catorze exposições, visando 7 regiões da maxila e 7 da mandíbula.
· e) uma exposição da mandíbula visando pré-molares.
3) A Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque (LECO) consiste na fragmentação de “pedras” urinárias através da energia gerada pelo aparelho da litotripsia. Os fragmentos são posteriormente eliminados pelo organismo, durante a micção. O recurso a este procedimento tem uma taxa de sucesso na eliminação de 74% dos cálculos renais e de 88% dos cálculos do ureter. Desta forma, é possível evitar a cirurgia.
 
Após a leitura do texto acima, analise as assertivas:
 
I - Este tratamento é eficaz,  invasivo e apresenta poucos riscos no tratamento da litíase dos rins ou do ureter
II - A LECO está limitada pela forma, dimensão, localização e composição química dos cálculos. Os cálculos de até 20mm podem ser tratados pela LECO.
III - A LECO realiza-se através do aparelho da Litotripsia, que tem a capacidade de aplicar ondas sonoras de choque sobre os cálculos.
IV - Os fragmentos resultantes dos cálculos são expulsos naturalmente através da urina. Neste tratamento é necessária anestesia geral.
V - A obesidade (camada de gordura abdominal), interfere na taxa de sucesso da Litotripsia, sendo esta tanto mais baixa quanto maior a distância entre a pele e o rim.
Após a análise das assertivas, assinale a única alternativa correta:
Alternativas:
· a) As assertivas I e II estão corretas.
· b) As assertivas II, IV e V estão corretas.
· c) Apenas a assertiva IV está correta.
· d) As assertivas I, IV e V estão corretas 
· e) As assertivas II, III e V estão corretas. 
4) A persistência do vírus da COVID-19 está exigindo que muitos serviços de diagnóstico por imagem adaptem as operações para dar continuidade ao atendimento radiológico de rotina. O maior desafio para o mundo agora é saber como abrir os serviços hospitalares para pessoas com outras doenças ou problemas de saúde. Percebeu-se que os idosos deixaram de fazer seus exames de rotina, devido a pandemia, durante os dois últimos anos. Ao mesmo tempo, muitas mães deixaram de levar suas crianças para vacinar, pois foi notória a queda nos índices de vacinação em todo o país.
O desafio mais importante como Coordenadores do setor de radiologia, tecnólogos em radiologia e radiologistas é saber como podemos prestar agora o mesmo serviço que fornecíamos antes da COVID. Do ponto de vista profissional, não é correto adiar a realização de outros exames de diagnóstico por imagem ou suspender os exames de rotina agendados.
Após a leitura do texto acima, analise a assertivas abaixo:
 
I - O maior problema tem sido os pacientes permanecerem sentados na sala de espera por longo tempo. E isso tem um efeito cascata em relação a quantas vezes realizar os processos de higienização das salas de espera e quantos exames conseguimos realizar por hora, tendo que higienizar os equipamentos, entre um paciente e outro.
II - Os idosos, mesmo com a COVID-19, não deixaram de fazer seus exame de rotina, previamente agendados. Pois, as clínicas e hospitais têm conseguido manter a higienização das salas e impedir o contágio. do COVID-19.
III - Os hospitais estão fazendo o máximo possível de exames de fluoroscopia, em salas com controle remoto, em vez de utilizar as salas convencionais, a fim de evitar a permanência dos profissionais de saúde por longo tempo nas salas, principalmente, quando os procedimentos de angioplastia são muito demorados.
IV - Para ajudar a limitar a possibilidade da infecção se disseminar entre os pacientes, que chegam para o atendimento radiológico de rotina, os hospitais designaram, uma unidade independente e isolada, exclusiva para  exames dos pacientes com COVID.
V - Estudos do trato gastrintestinal superior, testes de olfato, estudos de deglutição e esofagogramas, que exigem que os pacientes tirem a máscara durante o procedimento, continuam sendo um desafio, esteja o paciente infectado ou não, pois o procedimento exige que os colaboradores, compartilhem o mesmo ambiente com grande proximidade.
Após analisar as assertivas, assinale a única alternativa correta:
Alternativas:
· a) Somente a assertiva II é verdadeira.
· b) Somente as assertivas III e V são verdadeiras
· c) As assertivas I, III, IV e V são verdadeiras. 
· d) As assertivas I, II e IV são verdadeiras
· e) As assertivas III, IV e V são verdadeiras
5) O paciente ambulatorial é aquele que não está em situação de internação. Esse paciente tem acesso ao Serviço de Radiologia em ambientes agradáveis e seguros. Isso porque todos os procedimentos e a estrutura do Serviço seguem as mais rígidas normas internacionais de segurança. 
O Tecnólogo em radiologia atua em diversas áreas do diagnóstico por imagem, como Radiologia convencional, Radiologia digital, Tomografia computadorizada, Medicina nuclear, Densitometria óssea, Radioterapia, Radiologia intervencionista, Ressonância magnética, dentre outras. A Radiologia é uma área em grande expansão, não só na área de diagnóstico por imagem em hospitais, mas também abrange muitas áreas como a Radiologia industrial, odontológica e veterinária, tornando-a imprescindívele uma das áreas mais promissoras para atuação do tecnólogo.
Após a leitura do texto acima, assinale a única alternativa correta:
Alternativas:
· a) A Radiologia convencional é  principal área de atuação do tecnólogo. A atuação em raio x se dá principalmente em hospitais e clínicas onde o profissional fica responsável pela execução dos exames, agilizando a tomada de decisão do médico responsável. 
· b) A ressonância magnética é uma metodologia de diagnóstico de alta precisão,  suas imagens são especialmente usados na neurorradiologia e são capazes de gerar imagens volumétricas dos cortes anatômicos. Esse exame é facilmente acessado  pelo usuário do SUS e o equipamento está presente em todo serviço de saúde.
· c) A medicina nuclear, através dos radiofármacos, permite a incorporação de material radioativo, em altas quantidades,  no organismo de forma a se fazer um determinado diagnóstico de alterações funcionais nos tecidos. A técnica serve tanto para diagnóstico, como para tratamento de algumas doenças. 
· d) A tomografia computadorizada (TC)é utilizada para a visualização de partes moles como cérebro, por exemplo, a técnica é invasiva e permite uma ótima visualização e diagnóstico. A TC precisa ser usada com bastante critério pois envolve maiores doses de radiação no paciente.
· e) A densitometria óssea permite ao profissional determinar a quantidade de massa óssea e observar a sua deteorização.  A técnica que utiliza a radiação ionizante requer uma boa dose de precisão por parte do profissional que realiza o exame,  tornando-se um grande diferencial na carreira do profissional.

Outros materiais