Buscar

Texto para AV1 de Desen

Prévia do material em texto

Texto para AV1 de Desen. da Idade Adulta e Terceira Idade 
Influências Normativas e Não Normativas sobre o Desenvolvimento 
As influências normativas são aquelas que acontecem de maneira semelhante a grupos de pessoas, na mesma época ou com a mesma duração de tempo. Eventos biológicos e/ou sociais. Já as influências não normativas são aquelas de grande impacto nas vidas individuas, são imprevisíveis, como a morte em um momento não esperado. 
Quando falamos das influências normativas, no aspecto biológico, pensamos na maturação e no envelhecimento, que são coisas que não podemos mudar e atingem a todos. É esperado que se tenha uma menor plasticidade com o decorrer da idade, e muitos dizem que é ruim, porém isso não é ruim, o organismo só está operando de um jeito diferente. O que diz que isso é ruim são as normas sociais, que são produzidas em um contexto histórico-cultural. Essas normas acabam tornando algo que não é normal em algo complemente normal e não natural, como pintar o cabelo, fazer plástica... E não pensemos somente na parte estética, também é esperado uma menor plasticidade comportamental, porém temos vários exemplos de pessoas que podem até estar a frente de seu tempo. 
As influências não normativas causam sobrecarga aos recursos pessoais e sociais, seus efeitos acarretam transtornos em todos os níveis, como o status funcional, os papéis na sociedade... E fica ainda mais forte se acontece na velhice, já que seu efeito é potencializado por causar uma sensação de que é incontrolável. 
Há uma expectativa social, que muda de tempos em tempos, para cada fase da vida das pessoas, se espera que ela faça algo diferente ou não faça algo que não é “para a sua idade”, por isso vemos a sociedade reprimido pessoas velhas saindo para beber, para se divertir e, principalmente, quando elas namoram, porque a sociedade diz que nessa idade você deve estar casado, ficar em casa vendo TV e fazendo comida e não se divertindo como um jovem. 
O que é mais intrigante nessa questão é que, mesmo a sociedade esperando que as pessoas idosas pratiquem o normativo, eles disponibilizam o não normativo. Como já dito, se espera que as pessoas envelheçam, mas ao mesmo tempo, eles inventam a plástica. É esperado que as pessoas fiquem doentes com a idade, mas cada vez mais existem remédios para tratar essas doenças. Espera-se que os idosos não transem, mas existe o Viagra. Existem inúmeras ferramentas que, de certo modo, atrasam o envelhecimento, mudam o ritmo biológico.

Continue navegando